Cáscara sagrada trata problemas urinários: veja os benefícios da planta
A cáscara sagrada possui ricas propriedades que favorecem a saúde do organismo de forma eficaz. Além disso, ela também possui outro aspecto positivo em seu uso como laxante. O fato de ela não provocar efeitos colaterais, o que costuma ser comum em medicamentos fitoterápicos, principalmente nos que são indicados para essa finalidade.
Ela age estimulando a ação peristáltica do cólon, assim, favorece a produção de secreções digestivas em diversas partes do aparelho digestório, ajudando também na dissolução dos cálculos biliares.
Usada pelos indígenas e descoberta pelos americanos em 1800 na região de Óregon, nos Estados Unidos, a planta é comumente conhecida devido as suas ações que combatem a prisão de ventre e melhoram o funcionamento gastrointestinal.
Propriedades da cáscara sagrada:
Esta planta é útil em casos de intestino preguiçoso, problemas urinários e alguns casos de inflamações das articulações. Tudo isso é graças as suas ricas propriedades, que incluem sua ação diurética, estimulante, estomacal, laxante, purgativa, colagoga e tônica.
Benefícios da cáscara sagrada para saúde:
Entre os principais benefícios da cáscara sagrada estão:
Além disso, as ação digestória, já que suas substâncias estimulam a produção de secreções digestivas, melhorando a digestão dos alimentos; ela combate a constipação intestinal, pois entre suas propriedades estão partículas que estimulam o movimento peristáltico do intestino, responsável por fabricar e empurrar o bolo fecal facilitando a evacuação.
Ele também ajuda combater à retenção de líquidos, devido a presença de substâncias diuréticas que eliminam o excesso de líquido responsável pelo inchaço.
Outros benefícios incluem:
- Facilita a evacuação;
- Age contra a prisão de ventre;
- Melhora o funcionamento intestinal;
- Diminui o inchaço;
- Age como diurético;
- Ajuda a controlar o colesterol
- Facilita dietas de emagrecimento.
Como fazer o chá de cáscara sagrada?
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de folhas de cáscara;
– 1 litro de água;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, lave bem as cascas;
- Colocar a água no fogo para ferver;
- Em seguida, adicionar as folhas à água e deixar fervendo por cinco minutos;
- Após esfriar; coar e estará pronta para uso;
- Se preferir, armazenar na geladeira.
Contraindicações:
Além disso, é importante reiterar que a planta deve ser consumida com cautela (exatamente por ter um grande efeito laxativo). Portanto, siga as indicações e não ultrapasse jamais a quantidade prescrita.
No entanto, outros grupos de risco também precisam ficar atentos e passar bem longe da erva. São eles:
- Pessoas com obstrução intestinal;
- Refluxo;
- Inflamação intestinal aguda (doença de Crohn);
- Colite;
- Apendicite ou dor abdominal de origem desconhecida.