Cártamo ajuda a perder peso: veja os benefícios da planta
O cártamo é uma planta ramificada, com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, florescendo, normalmente, no mês de julho e que possuem muito benefícios para a saúde. Com propriedades similares ao óleo de girassol, o cártamo, atualmente, tem sido utilizado para fins culinários e, agora, como auxiliar no processo emagrecedor.
Com as flores de cártamo se fabrica pigmentos em tons alaranjados para colorir roupas e alimentos. O cártamo se adapta com facilidade em solos com pouca água o que faz com que seu cultivo se estenda a distintas partes do mundo. O óleo é usado como alimento principalmente no frio para adicionar em saladas e outros alimentos tal como o azeite de oliva.
Para que serve o cártamo:
cártamo é uma planta, com altos teores de óleos em suas sementes. Seu óleo é um antioxidante natural, que pode acelerar o metabolismo, controlando a obesidade, devido a suas propriedades. Ele reduz a gordura corporal de maneira significativa.
Ele possui propriedades que tratam doenças como: amenorreia, ataque apoplético, celulite, coágulos no sangue, colesterol alto, contusões, deslocamentos, febre, histeria, inflamações, perda de peso, resfriados, sarampo.
Benefícios do cártamo:
É uma das mais ricas fontes de ácido linoleico. O ácido linoleico conjugado (CLA) em forma de suplemento é necessário para manter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível otimizado de CLA apenas seguindo uma dieta normal. O cártamo é usado na perda de peso como um queimador de gordura. O ajuda na circulação do sangue e alivia a dor. É usado como unguento para contusões, deslocamentos e inflamações.
Modo de usar o cártamo:
Normalmente, o ideal é ingerir nove gramas diariamente. É possível consumir o óleo de cártamo na forma líquida ou em cápsula. A versão líquida pode ser adicionada no tempero de saladas e outros alimentos no cotidiano.
A recomendação é ingerir duas colheres de chá ou duas cápsulas por dia. Se for usá-lo para refogar alimentos, a dica é colocar o alimento em fogo brando. Esse procedimento é necessário, porque o óleo, se superaquecido, perde as moléculas e propicia o surgimento de gordura saturada, prejudicial ao organismo.
Entretanto, a forma mais comum de encontrá-lo é em cápsulas. Os potes variam de tamanho e de quantidade dependendo da marca do produto. E para que o seu organismo possa absorvê-lo melhor, ingira uma cápsula meia hora antes do almoço e uma meia hora antes do jantar. Em pouco tempo, você sentirá as maravilhas que esse óleo fará em seu organismo.
Malefícios:
Alguns dos efeitos colaterais que é possível ver em pessoas que consomem mais do que o necessário do óleo de cártamo são um aumento da glicose e da insulina, as quais foram vistas em exames de jejum em pacientes submetidos a doses altas do óleo:
- Aumento de resistência à insulina;
- Aumento da peroxidação lipídica;
- Diminuição do colesterol bom em pessoas com hipertensão, entre outros.
O óleo de cártamo não faz mal a saúde, mas para isso, é imprescindível o consumo correto do óleo depois de uma consulta a um profissional.