O cardo se tornou um dos principais aliados naturais na hora de combater os problemas do fígado, ela é uma planta medicinal muito procurada, também conhecida como Serralha-de-folhas, muito utilizada para fazer remédios caseiros para problemas no fígado e na vesícula biliar, por exemplo.
O cardo é utilizado como planta medicinal desde o século 4 a.C., Além disso, seu uso no tratamento de doenças hepatobiliares data do século XVIII. Desde essa época, já se tinha conhecimento da forma que esta planta age no fígado e na bílis. Porém, os usos do cardo vão além dessa questão; pode ser utilizado até para a bronquite (veremos melhor a seguir) e como substituto para o café.
Propriedades do cardo:
O cardo é composto por açúcares, silimarina, flavonoides, histamina, óleo essencial, óleo fixo, mucilagem, proteínas e saponinas. Além disso, de possuir essas outras propriedades:
- Antissépticas;
- Aperientes;
- Antioxidantes;
- Anti-inflamatórias;
- Diuréticas;
- Tônicas;
- Regeneradoras;
- Colagogos;
- Depurativas;
- Digestivas.
Benefícios do cardo:
- Um dos principais benefícios desta planta para a nossa saúde é a proteção do nosso fígado. Ela ajuda a eliminar as toxinas, ajudando o fígado a renovar os seus tecidos.
- Esta planta é um ótimo antioxidante natural capaz de combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres, que como sabe, causam o envelhecimento precoce.
- Vários especialistas defendem que o cardo pode melhorar o funcionamento do nosso cérebro, graças aos seus componentes.
- Saiba que graças às suas funções protetoras do nosso fígado, a planta pode ajudar a combater a diabetes.
- Esta planta estimula a produção de glutationa, uma substância cuja função passa por desintoxicar as células, fortalecendo as membranas externas das nossas células, protegendo-as das toxinas.
- Segundo um estudo feito por cientistas alemães, esta planta tem propriedades que inibem a produção de colesterol total.
Como consumir:
O cardo vem em muitos formatos. Pode ser consumido diretamente da planta, embora não seja a melhor maneira, já que a silimarina se encontra principalmente nas suas sementes. Além disso, sem sombra de dúvida, a tintura, as cápsulas, os suplementos e os extratos são a melhor opção, pela simples razão de que vêm na concentração necessária para combater os problemas do fígado.
Como fazer o chá de cardo:
Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa das folhas para cada meio litro de água. Além disso, em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, cronometre aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida.
Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. Além disso, a dose indicada é de duas ou três xícaras ao dia, consumidos em goles pequenos e pausados.
Contraindicações:
Esta planta é contraindicada para crianças, indivíduos hipertensos ou que tenham problemas renais, úlcera e gastrite. Além disso, quando consumido de forma excessiva, pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreias e vômitos.
As sementes da planta não devem ser ingeridas em grandes quantidades e pode elevar a pressão arterial. Além disso, outros efeitos colaterais incluem náuseas, diarreias leves e problemas estomacais. Lembre-se que qualquer tratamento médico deve ser feito com o auxílio de um especialista.