Carboidratos: o que são, fontes, benefícios e malefícios
Os carboidratos têm vários papéis em organismos vivos, incluindo o transporte de energia. São também componentes estruturais de plantas e insetos. Além disso, eles ainda são importantes para saúde geral do corpo. Isso porque os Carboidratos possuem a função de manter nossa corpo ativo e saudável.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são encontrados em uma ampla gama de alimentos saudáveis e não saudáveis: feijão, pão, pipoca, leite batatas, biscoitos, espaguete, refrigerantes, torta de cereja e milho. Eles também vêm em uma variedade de formas. As formas mais comuns e abundantes são açúcares, amidos e fibras.
Os alimentos ricos neste nutrientes são uma parte importante de uma dieta saudável. Além disso, eles fornecem ao corpo glicose, que é convertido em energia usada para suportar funções corporais e atividade física. Mas a qualidade é importante.
Lembrando também que, os carboidratos saudáveis são digeridos e absorvidos muito mais devagar enquanto “não saudáveis” são digeridos muito rapidamente.
Além disso, a ingestão mínima recomendada é de 130 gramas por dia para a população em geral. Além disso, a quantidade que deve ser consumida depende do tamanho do corpo e dos níveis de atividade: pessoas maiores e / ou mais ativas precisam de mais enquanto pessoas menores e mais sedentárias exigem menos.
Quais são os alimentos ricos em carboidratos?
- Arroz;
- Macarrão;
- Batata Cozida;
- Ervilha;
- Lentilha;
- Feijão;
- Soja;
- Grão-de-bico;
- Pão francês.
Benefícios dos carboidratos para saúde:
1. Melhora a digestão:
As frutas e vegetais são fontes de carboidratos. Além disso, eles são ricos em fibras solúveis que previnem problemas digestivos e problemas de intestino preso.
2. Aliado do coração:
Uma dieta rica em cereais integrais previne o aumento do colesterol ruim (LDL) e contribui para evitar derrames e infartos. Tudo isso é devido a presença dos carboidratos nesses alimentos.
3. Aliado do cérebro:
O cérebro também progride mal sem carboidrato, ou melhor, sem a energia da glicose proveniente dos Carboidratos. Em dietas com baixa ingestão , o organismo queima músculos para muda-los em corpos cetônicos. Os corpos cetônicos no sangue em excesso têm um efeito tóxico, provocando tremores, fraqueza muscular e enxaqueca.
4. Controle de peso:
Parece até brincadeira, mas o carboidrato simples faz engordar, principalmente em doces e massas. Neste caso, estamos falando da cadeia complexa que proporcionam sensação de saciedade, diminuição do apetite e faz o intestino funcionar.
5. Melhora do humor e bem-estar:
Os açúcares encontrados nos carboidratos podem afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Não é por acaso que uma dieta restritiva de carboidrato pode aumentar a irritabilidade e provoca mau-humor.
6. Deficiência de carboidratos:
A deficiência deste nutriente pode levar a fraqueza do sistema imunológico, uma vez que nossos músculos são os responsáveis em fornecer glutamina para formação de células imunes. Além disso, Os principais sintomas são: tontura, náuseas, nervosismo, tremores e fraqueza.