Carapiá combate problemas na pele: veja os benefícios da planta
O carapiá é um ótimo remédio caseiro para o tratamento de muitas doenças. A raiz da planta é principalmente utilizada como um antídoto para mordida de cobras e em casos de intoxicação por alimentos. Outros usos comuns são para males relacionados ao aparelho digestivo, tais como disenteria, vômito, dor de estômago e má digestão.
O Carapiá é nativo das regiões tropicais da América do Sul, sendo a espécie Dorstenia brasiliensis de origem brasileira. Além disso, trata-se de uma pequena planta, medindo cerca de 20 cm de altura, produz flores em formato de copo de coloração vermelho tendendo para o marrom.
A parte utilizada na medicina popular é seu rizoma, pequeno, com cerca de 5 cm de comprimento por 1 cm de diâmetro. Além disso, de cor avermelhada externamente e branca internamente, fibrosa, com odor aromático peculiar e sabor amargo, que amarra na boca.
Propriedades do carapiá:
As propriedades medicinais atribuídas à planta são conhecidas pelos povos indígenas há vários séculos e foram repassadas de geração em geração por meio da oralidade. Além disso, a raiz e o caule são mais conhecidos pela atividade terapêutica, mas, segundo diversas fontes, todas as partes da planta podem ser utilizadas.
As principais propriedades terapêuticas do carapiá são essas listadas abaixo:
- Diaforética (induz a transpiração);
- Anticonceptiva (evita a gravidez);
- Antidisentérica (trata casos de disenteria);
- Antipirética (combate a febre);
- Antirreumática (combate o reumatismo);
- Antisséptica (evita infecções);
- Diurética (favorece a eliminação da urina);
- Emética (provoca vômitos quando necessário);
- Emenagoga (facilita o fluxo menstrual);
- Estimulantes (dá energia);
- purgativa (efeito laxante);
- Reconstituinte (estimula e aumenta as forças vitais do organismo);
- Sudorífera (estimula o suor);
- Tônica (planta nutritiva).
Benefícios do carapiá:
- As folhas e as raízes do carapiá esmagados são alternativas bastante utilizadas para tratamento de problemas de pele, como verrugas de doenças venéreas.
- A planta possui princípios ativos Anti-sépticos que ajudam a prevenir infecções em todo corpo. Além disso, o consumo do carapiá regularmente pode lhe ajudar a se manter protegido de infecções bacterianas e outros.
- pesquisas comprovaram que esta planta possui princípios ativos diuréticos que ajudam a tratar problemas digestivos.
- O carapiá também é uma ótima alternativa para desintoxicar o organismo. Além disso, para este fim, coloque uma colher de chá de folhas secas do carapiá, juntamente com suas raízes, em uma xícara de água fervente, e aguarde por alguns instantes.
- Você poderá usar esta planta para o tratamento de problemas de amigdalite. Além disso, fazer bochechos com o seu chá trés vezes por dia lhe ajudará a melhorar está condição.
Contraindicações:
O excesso pode causar intoxicação, trazendo sintomas como enjoo, vômito, diarreia e dor de estômago. Além disso, ela também pode potencializar o efeito de medicamentos anticoagulantes.
O consumo da planta é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de lactação. Além disso, pois pode causar um aborto ou problemas ao bebê através do leite.
Idosos e crianças, por terem um organismo mais sensível, também devem evitar o uso da carapiá. Além disso, caso observe qualquer reação, suspenda o tratamento e procure um especialista.