Doenças e Tratamentos

Câncer de pulmão: o que é, sintomas e tratamentos

câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um tipo de câncer que começa nos pulmões. Seus pulmões são dois órgãos esponjosos em seu peito que absorvem oxigênio quando você inala e libera dióxido de carbono quando você expira.

Câncer de pulmão: o que é, sintomas e tratamentos
câncer de pulmão o que e, sintomas e tratamentos

câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no Mundo, tanto entre homens como mulheres. O câncer de pulmão reivindica mais vidas a cada ano do que os cânceres de cólon, próstata, ovário e mama combinados.

As pessoas que fumam têm o maior risco de câncer de pulmão, embora o câncer também possa ocorrer em pessoas que nunca fumaram. O risco de câncer de pulmão aumenta com o tempo e o número de cigarros que você fumou. Se você parar de fumar, mesmo depois de fumar por muitos anos, você pode reduzir significativamente suas chances de desenvolver este câncer.

Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

O câncer de pulmão normalmente não causa sinais e sintomas nas primeiras etapas. Sinais e sintomas de deste câncer normalmente ocorrem apenas quando a doença está avançada.

Sinais e sintomas podem incluir:

  • Uma tosse que não desaparece.
  • Tossir sangue, mesmo uma pequena quantidade.
  • Falta de ar.
  • Dor no peito.
  • Rouquidão.
  • Perder peso sem tentar.
  • Dor nos ossos.
  • Dor de cabeça.

Quais são as causas do câncer de pulmão?

Fumar causa a maioria dos cânceres de pulmão – tanto em fumantes quanto em pessoas expostas ao fumo passivo. Mas também ocorre em pessoas que nunca fumaram e naqueles que nunca tiveram exposição prolongada ao fumo passivo. Nestes casos, pode não haver uma causa clara deste tipo de câncer.

Como o tabagismo causa câncer de pulmão:

Os médicos acreditam que o tabagismo causa câncer de pulmão ao danificar as células que alinham os pulmões. Quando você inalar a fumaça do cigarro, que está cheia de substâncias cancerígenas (agentes cancerígenos), as alterações no tecido pulmonar começam quase que imediatamente.

No início, seu corpo pode reparar esse dano. Mas com cada exposição repetida, as células normais que alinham os pulmões estão cada vez mais danificadas. Ao longo do tempo, o dano faz com que as células atuem anormalmente e, eventualmente, o câncer pode se desenvolver.

Tipos de câncer de pulmão:

Os médicos dividem o câncer de pulmão em dois grandes tipos, com base no aparecimento de células de câncer no microscópio. Seu médico toma as decisões de tratamento com base no tipo principal de câncer de pulmão que você possui.

Células pequenas: O câncer de células pequenas ocorre quase que exclusivamente em fumantes pesados ​​e é menos comum do que o câncer de células não pequenas.

Células não pequenas: O câncer de células não pequenas é um termo guarda-chuva para vários tipos que se comportam de forma semelhante. Os cânceres de pulmão de células não pequenas incluem carcinoma de células escamosas, adenocarcinoma e carcinoma de células grandes.

Quais os fatores de risco do câncer de pulmão?

Câncer de pulmão: o que é, sintomas e tratamentos
causas do câncer de pulmão

Uma série de fatores podem aumentar seu risco. Alguns fatores de risco podem ser controlados, por exemplo, deixando de fumar. E outros fatores não podem ser controlados, como o histórico de sua família.

Os fatores de risco para câncer de pulmão incluem:

Fumar: Seu risco aumenta com o número de cigarros que você fuma todos os dias e o número de anos que você defumou. A interrupção de qualquer idade pode diminuir significativamente o risco de desenvolver.

Exposição ao fumo passivo: Mesmo se você não fumar, seu risco aumenta se você estiver exposto ao fumo passivo.

Exposição ao gás radônio: O radônio é produzido pela degradação natural do urânio no solo, pedra e água que eventualmente se torna parte do ar que você respira. Níveis inseguros de radônio podem se acumular em qualquer edifício, incluindo casas.

Exposição ao amianto e outros agentes cancerígenos: A exposição no local de trabalho ao amianto e outras substâncias conhecidas por causar câncer – como arsênico, cromo e níquel – também podem aumentar seu risco de desenvolver câncer de pulmão, especialmente se você é fumante.

História Familiar: As pessoas com um pai, irmão ou criança têm um risco aumentado de doença.

Tratamentos do câncer de pulmão?

A ressecção cirúrgica é um procedimento para cortar a porção de pulmão que contém o tumor. Dependendo do tamanho e localização do tumor, o procedimento pode envolver a remoção de uma seção de pulmão (ressecção em cunha), um lobo de pulmão (lobectomia) ou todo o pulmão (pneumonectomia) em um lado do tórax. Além disso, antes da cirurgia, um paciente deve ser submetido a testes de função pulmonar para determinar se o pulmão restante funcionará adequadamente após o procedimento.

O estágio do câncer de pulmão determina se a cirurgia será um tratamento eficaz. A cirurgia pode curar o NSCLC em estágio inicial; No entanto, a cirurgia não é eficaz para o avançado que é considerado inoperável. A cirurgia raramente é utilizada em pacientes com SCLC porque SCLC é quase sempre metastático no momento em que é diagnosticado. Tais cancros avançados são tratados com quimioterapia e / ou radiação.

Terapia de radiação:

Envolve a administração de uma alta dose de radiação para destruir as células cancerígenas. Além disso, a radiação pode ser usada em combinação com ressecção cirúrgica, para eliminar qualquer câncer residual, ou em vez de cirurgia para tumores inoperáveis.

Quimioterapia:

A quimioterapia utiliza medicamentos que destroem as células cancerígenas. Além disso, as vezes, a quimioterapia é usada antes da cirurgia para encolher tumores grandes, ou a quimioterapia é administrada após a cirurgia para destruir as células cancerosas residuais. A quimioterapia é utilizada como tratamento primário para SCLC.

Tratamento Complementar e Alternativo:

Câncer de pulmão: o que é, sintomas e tratamentos
câncer de pulmão

Além da medicina convencional, uma variedade de terapias podem ser implementadas para aliviar problemas como dor, náuseas, dificuldade em dormir e estresse. Esses tratamentos incluem a acupuntura, ioga, massagem, meditação e hipnose.

Prognóstico do câncer de pulmão:

Embora alguns cânceres de pulmão sejam detectados com antecedência suficiente para serem curados, a maioria dos casos é diagnosticada e tratada em estágio tardio. Além disso, apesar de uma infinidade de opções de tratamento, o câncer de pulmão permanece associado a uma alta taxa de mortalidade.

Como prevenir o câncer de pulmão?

Fumar é, de longe, a principal causa do câncer de pulmão. Portanto, não fumar e evitar o fumo passivo reduzirão marcadamente o risco de câncer.

O radônio é outra causa comum. Os altos níveis de radônio interno são comumente encontrados em porões de lares e locais de trabalho. Além disso, os sistemas de mitigação de radônio estão disponíveis para reduzir o radão para um nível seguro.

Uma dieta rica em vegetais e frutas é fortemente recomendada para ajudar a prevenir, mas não são recomendados suplementos vitamínicos de alta dose. Na verdade, pesquisas mostram que fumantes que tomam altas doses de suplementos de beta-caroteno realmente aumentam o risco.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.