Doenças e Tratamentos

Câncer de mama: o que é, sintomas, causas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
sintomas de cancer de mama

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres, após o câncer de pele. Uma em cada oito mulheres (cerca de 12%) desenvolverá a doença em sua vida. É também a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres após câncer de pulmão.

câncer de mama

Encorajadoramente, a taxa de mortalidade por câncer de mama diminuiu um pouco nos últimos anos, talvez devido a maior conscientização e triagem para este tipo de câncer, bem como melhores tratamentos.

É uma doença que ocorre quando as células no tecido mamário mudam (ou mata) e continuam reproduzindo. Essas células anormais geralmente se agrupam para formar um tumor. Um tumor é cancerígeno (ou maligno) quando estas células anormais invadem outras partes da mama ou quando se espalham (ou metástase) para outras áreas do corpo através da corrente sanguínea ou sistema linfático, uma rede de vasos e nós no corpo que toca um papel na luta contra a infecção.

Ele geralmente começa nas glândulas produtoras de leite da mama (chamados lóbulos) ou os dutos em forma de tubo que transportam leite dos lóbulos para o mamilo. Menos frequentemente, o câncer começa no tecido conjuntivo gorduroso e fibroso da mama.

Novos casos de câncer são cerca de 100 vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, mas sim, os homens também podem ter a doença. O câncer de mama masculino é raro, mas qualquer pessoa com tecido mamário pode desenvolver câncer de mama.

Tipos de câncer de mama:

Existem vários tipos de câncer de mama, que são divididos em duas categorias principais: “invasivo” (como mencionado acima) e “não invasivo”, ou in situ. Enquanto o câncer invasivo se espalhou dos dutos mamários ou glândulas para outras partes da mama, o câncer não invasivo não se espalhou do tecido original.

Sintomas do câncer de mama:

Em seus estágios iniciais, a doença pode não causar sintomas. Em muitos casos, um tumor pode ser muito pequeno para ser sentido, mas uma anormalidade ainda pode ser observada em uma mamografia. Se um tumor pode ser sentido, o primeiro sinal geralmente é um nódulo novo na mama que não existia antes. No entanto, nem todos os caroços são câncer.

Cada tipo pode causar uma variedade de sintomas. Muitos desses sintomas são semelhantes, mas alguns podem ser diferentes. Os sintomas para os cânceres de mama mais comuns incluem:

causas do câncer de mama
  • Um pedaço de peito ou espessamento de tecido que se sente diferente do tecido circundante e desenvolveu recentemente
  • Dor no peito
  • Pele vermelha e pitted sobre todo seu peito
  • Inchaço em todo ou parte de seu peito
  • Uma descarga de mamilo que não seja leite materno
  • Sangrenta descarga do seu mamilo
  • Descamação da pele no seu mamilo ou peito
  • Uma mudança súbita e inexplicável na forma ou tamanho de seu peito
  • Mamilo invertido
  • Muda para a aparência da pele em seus seios
  • Um nódulo ou inchaço debaixo do braço

Se você tiver algum desses sintomas, isso não significa necessariamente que você tenha câncer de mama. Por exemplo, a dor no peito ou um caroço da mama pode ser causada por um cisto de peito. Ainda assim, se você encontrar um nó no peito ou tiver outros sintomas, você deve consultar o seu médico para um exame e um teste adicional.

Causas e fatores de risco:

Existem várias causas e fatores de risco que aumentam suas chances de contrair câncer de mama. No entanto, ter qualquer um desses não significa que você definitivamente irá desenvolver a doença. Alguns fatores de risco não podem ser evitados, como a história familiar. Outros fatores de risco, como fumar, você pode mudar. Os fatores de risco para câncer de mama incluem:

Seu risco de desenvolver câncer de mama aumenta à medida que envelhece. A maioria dos cânceres de mama invasivos são encontrados em mulheres com mais de 55 anos. Beber quantidades excessivas de álcool aumenta o risco. O tecido do peito denso dificulta a leitura das mamografias. Também aumenta o risco de câncer de mama.

As mulheres são 100 vezes mais propensas a desenvolver câncer de mama do que os homens. As mulheres que têm as mutações do gene BRCA1 e BRCA2 são mais propensas a desenvolver câncer de mama do que as mulheres que não. Outras mutações genéticas também podem afetar seu risco.

Se você teve seu primeiro período antes dos 12 anos, você tem um risco aumentadoAs mulheres que não têm seu primeiro filho até os 35 anos de idade têm um risco aumentado de câncer de mama. As mulheres que tomaram ou estão tomando medicação pós-menopausa de estrogênio e progesterona para reduzir seus sinais de sintomas de menopausa apresentam maior risco.

Tratamentos do câncer de mama:

Dependendo do tipo e estágio do câncer, os tratamentos podem variar. No entanto, existem algumas práticas comuns que médicos e especialistas usam para combater o câncer de mama:

  • Uma tumorectomia é quando seu médico remove o tumor enquanto deixa seu peito intacto.
  • Uma mastectomia é quando seu médico remove cirurgicamente todo o seu tecido mamário, incluindo o tumor e o tecido de conexão.
  • A quimioterapia é o tratamento de câncer mais comum, e envolve o uso de drogas anticancerígenas. Essas drogas interferem na capacidade de reproduzir as células.
  • A radiação usa raios-X para tratar o câncer diretamente.
  • A terapia hormonal e direcionada pode ser usada quando genes ou hormônios desempenham um papel no crescimento do câncer.

Prevenção:

tratamentos do câncer de mama

Existe uma menor incidência de câncer de mama em países onde a dieta é baixa em gordura; portanto, uma dieta com baixo teor de gordura e peso corporal normal podem ser preventivos. Além disso, evitar ou uso limitado de álcool reduz o risco dessa doença.

Estudos mostram que o exercício moderado a vigoroso reduz significativamente o risco de câncer.Além disso, ainda há debate sobre o quanto é necessário o exercício.

O teste genético para mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 é uma opção para mulheres com vários membros da família com a doença. Além disso, mulheres com risco muito alto podem receber medicamentos profiláticos ou optarem pela mastectomia profilática profilática para reduzir o risco de desenvolver.

Triagem:

Para detectar câncer antes de haver sintomas, o exame consiste em uma tríade de auto-exame de mama, exame clínico de mama por um profissional de saúde e mamografia de triagem. Os médicos recomendam que as mulheres de 20 anos ou mais realizem auto-exames mensais dos seios.

Mulheres em seus 20 e 30 anos devem receber um exame clínico de mama por um profissional de saúde pelo menos a cada três anos. Com mais de 40 anos, as mulheres devem receber um exame clínico de mama todos os anos. Além disso, para mulheres de 40 anos ou mais, recomenda-se uma mamografia anual de triagem.

Sair da versão mobile