Câncer de bexiga: o que é, causas, sintomas e tratamentos
O câncer de bexiga é uma condição que leva ao crescimento de células malignas dos tecidos que formam a bexiga urinária. Há muitas formas da doença, desde um tumor muito agressivo, como outro, que pode evoluir para a cura. O mais comum deles (90% dos casos) se inicia nas células do epitélio interior da bexiga podendo, se não for tratado, infiltrar-se na camada muscular da bexiga.
Depois do câncer da próstata, esse é a neoplasia mais “normal” do trato urinário e um dos cânceres mais comuns em homens.
Causas do câncer de bexiga:
A causa nem sempre é clara para os especialistas. A doença, no entanto, tem sido associada ao tabagismo, a infecções parasitárias, radiação e exposição a substâncias químicas.
Ele acontece quando as células da bexiga começam a crescer de forma anormal, como citamos acima. Em vez de crescer e se dividir de uma forma ordenada, como deveria acontecer naturalmente, as células desenvolvem mutações que fazem com que cresçam fora de controle. Estas células anormais formam o câncer.
Sintomas:
Em estágio avançado podem provocar sintomas, como:
- Perda de apetite e perda de peso.
- Impossibilidade da pessoa urinar;
- Dor lombar;
- Dor óssea;
- Fraqueza;
- Inchaço nos pés.
Tratamento:
O câncer que somente está na superfície interna da bexiga pode ser removido completamente durante a cistoscopia. No entanto, as pessoas normalmente desenvolvem novo câncer mais tarde dentro da bexiga.
Os médicos podem ser capazes de evitar a recorrência desse novo câncer colocando repetidamente medicamentos anticâncer.
O câncer que tem crescido na parede da bexiga não podem ser totalmente extraído durante uma cistoscopia. Geralmente, o tratamento adequado consiste na extração total ou parcial da bexiga (cistectomia). Também pode recorrer-se à radioterapia isoladamente ou combinada com quimioterapia, para tentar curar .