Cana de macaco é uma planta com muitos benefícios e que ajuda tratar diversas condições da saúde, o nome científico é Costus spiralis Roscoe, mas ela também é conhecida por cana-do-brejo. Essa poderosa erva tem sua origem brasileira e possui folhas bem maior que o comum. A fruta da cana de macaco é alongado e suas sementes também são. Sua Árvore pode chegar até dois metros de altura.
As partes da planta utilizadas para fins medicinais são: folhas e e hastes. As folhas da planta são ricas em pectina, ácidos orgânicos, mucilagens, saponinas, resinas, albuminoides e até mesmo tâninos.
Para que Serve:
Você consegue extrair não só o chá da planta de macaco, mas também extratos, cataplasmas e pinturas da planta. Além disso, as propriedades são: diurética, podendo ser utilizada no tratamento de tosse, nefrites e tumores.
Também pode ser aliada no tratamento de problemas nos rins, hérnia e bexiga. Outras propriedades atuam no tratamento da pressão arterial e na contenção de batimentos cardíacos muito rápidos.
Então, se você quer combater e prevenir diversas doenças, te apresentaremos o chá da planta. Este chá é de suma importância para dar um impulso ao seus sistema imunológico.
INGREDIENTES:
- 1 litro de água;
- 20 gramas de cana de macaco.
MODO DE PREPARO:
- Coloque um litro de água para ferver;
- Quando ferver adicione as 20 gramas da folha à panela;
- Deixe ferver, aproximadamente, 4 minuto;
- Depois desse tempo, a mistura deve ser apurara por 10 minutos antes de ser utilizada;
- Consuma três xícaras por dia antes das principais refeições.
Cataplasma:
Outra forma de usar a cana de macaco é como cataplasma, que é uma espécie de pasta que pode ser aplicada em cima de ferimentos e infecções subcutâneas, como hérnias.
Malefícios da cana de macaco:
Não estão descritos efeitos colaterais.