Caliandra combate Prisão de ventre: veja os benefícios da planta
A caliandra possui diversas propriedades importantes para saúde humana, no tratamento de muitas doenças, é uma planta pertencente a categoria dos arbustos (arvores de pequeno porte que podem ser cultivadas formando moitas e até mesmo cercas vivas).
Esta planta muito resistente, pois são arbustos que podem ficar submersos por um período, e ainda suportam a correnteza dos rios quando estes estão cheios. A Caliandra pode chegar a medir 4,0 (quatro) metros de altura.
Esta planta possui possui flores que são denominadas flores do cerrado, subarbustos nativos do bioma Cerrado e que apresenta a sua atratividade nos numerosos estames longos, de coloração avermelhada.
Propriedades da caliandra:
Desde a antiguidade se atribui propriedades curativas e medicinais a esta planta, a sua essência era utilizada para curar problemas cutâneos e musculares, e suas folhas usava-se para tratar feridas externas e a água da casca era usada para tratar problemas de estômago.
O seu uso tem perdurado até nossos dias e ainda hoje é usado para a limpeza da aura, para remover energias negativas da casa e do ambiente de trabalho, como repelente de insectos, para a meditação, relaxamento, harmonia nos encontros íntimos de casal, para relaxar situações de tensão familiar, agilizar energias estagnadas, atrair boa sorte e afastar negatividade, entre outros. Então, confira agora os benefícios da caliandra para saúde:
Benefícios da caliandra para saúde:
A Caliandra é usada para o tratamento, controle, prevenção e melhora das seguintes doenças, condições e sintomas:
- Espasmo de músculo involuntário
- Crise da célula falciforme
- Prisão de ventre
- Abortivo
- Convulsões epilépticas
- Diarréia
- Febre
- Desordem reumática
- Dor
Usos:
A Caliandra é um tipo de planta que se caracteriza por ser ornamental. É uma planta arbustiva muito usada na ornamentação topiária (arte de podar as plantas em formas ornamentais).
As flores atraem e são visitadas por aves e insetos – como por exemplo: mamangavas, borboletas, mariposas, beija-flor e outros – que realizam o processo de polinização (ato sexual das plantas espermatófitas).
Além disso, ela é um tipo de planta muito usado para formar as chamadas cercas vivas e os renques (fileira de arvores) informais.
Em uma de suas espécies (C. selloi) a planta pode ser cultivada como belos e floridos bonsais. Ela também pode ser cultivada de maneira isolada, o que dá um grande destaque ao jardim, quando a planta está florida.
Esta planta Também pode ser utilizada para diversos fins medicinais, prevenindo diversas doenças como as citadas acima.