Calázio: o que é, causas, sintomas e tratamentos
O calázio é uma inflamação de uma glândula da pálpebra. Ele não contagioso, mas pode ser incapacitante, principalmente quando torna-se crônico. A maioria das pessoas já tem consciência de que as pálpebras são estruturas extremamente importantes, pois possuem a função de proteger os olhos, ajudando a distribuir a umidade (através das lágrimas) e também desempenhando uma barreira física contra lesões.
O conteúdo dele inclui pus e bloqueio de secreções gordas (lipídios) que normalmente ajudam a lubrificar o olho, mas que já não conseguem escorrer para fora.
Normalmente, o calázio irá drenar por conta própria, mas um persistente requer tratamento por um oftalmologista.
O que é calázio?
O calázio é uma tumefação (inchaço) da pálpebra, causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo, localizadas nas pálpebras superior e inferior. Ás vezes é confundido com um hordéolo(terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.
O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral. É uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula.
Causas do calázio:
A causa de calázio é inflamação da glândula de Meibômio, como já mencionado anteriormente. Esta glândula produz líquido lubrificante no olho e fica situada no interior de cada pálpebra, tanto na superior, como na inferior, atrás dos cílios.
Alguns dos fatores que contribuem para a inflamação dessa glândula é a oleosidade da pele ou quadros de acne rosácea ou blefarite. A inflamação na glândula provoca uma obstrução no duto que é a saída para a secreção.
Sem saída, a secreção permanece na pálpebra se convertendo em um granuloma. Cada vez que a secreção é produzida pela glândula e não é eliminada, aumenta o granuloma. Essa obstrução desencadeia a formação de um nódulo na pálpebra.
Sintomas do calázio:
A evolução dele é muito parecida com a de terçol. A pálpebra geralmente fica:
- Sensível;
- Vermelha;
- Inchada e quente.
Em seguida, conforme a secreção sebácea permanecer presa, a inflamação levará a formação de um nódulo que caracteriza.
Tratamentos:
ele geralmente se cura sozinho, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas. No entanto, se forem aplicadas compressas quentes 2 a 3 vezes ao dia durante cerca de 5 a 10 minutos, o calázio pode desaparecer mais rapidamente. Mas, é importante lavar sempre bem as mãos antes de tocar na região ocular.
Se continuar a crescer e não desaparecer entretanto, ou se provocar alterações na visão, pode ter que se recorrer a uma pequena cirurgia que consiste na drenagem do mesmo. Pode também ser aplicada no olho.