A cainca possui ricas propriedades medicinais que favorecem a saúde do nosso organismo de maneira eficaz, é uma planta encontrada em todo o Brasil, a qual é natural da Amazônia. A erva, as folhas, caules, flores e até as raízes podem ser utilizadas para a saúde humana, pois todas as partes desse vegetal possuem propriedades medicinais.
Trata-se de um arbusto que cresce de forma abundante à beira das estradas, semelhante ao pé de café. Seu nome científico é Chiococca Racemosa. Além disso, o cozimento das raízes é recomendado contra tosse, rouquidão, bronquite, anginas, laringite, doenças do aparelho urinário, prisão de ventre, hidropisia, asma, inapetência e diversas dermatoses, como o herpes, por exemplo.
Propriedades da cainca:
Ela é uma planta de de propriedades anti-inflamatória, antirreumática, diaforética, diurética, emenagoga, laxativa e pulmonar, a cainca pode ser usada no tratamento de pessoas com problemas urinários e inflamatórios. Além de pacientes com bronquite e dores corporais.
Em casos mais sérios, como a angina estreitamento dos canais que conduzem o sangue para o coração, a planta age na redução dos sintomas. Isto é, ameniza as dores causadas no peito.
Benefícios da cainca para saúde:
- Por ser rica em colesterol, ela evita que o açúcar no sangue se eleve, causando picos perigosos.
- Por ter propriedades vasodilatadoras, também é responsável por aumenta o fluxo menstrual.
- Devido ao seu alto teor de fibras, a cainca tem efeito de limpeza em nosso trato digestivo, especialmente no intestino.
- Além disso, é uma planta com ações anti-inflamatórias incríveis, graças ao seus compostos sulforafano que ajudam o corpo a se livrar de compostos potencialmente carcinogênicos (causa de um corpo altamente inflamada) e aliviar a inflamação e estresse oxidativo.
- A cainca atua como um laxante natural, limpar as paredes do intestino e prevenir toxinas cancerígenas de se estabelecer no cólon.
- Além disso, tem sido muito utilizado para remover toxinas a partir dos tratos respiratório, muitos dos quais podem levar a problemas pulmonares mais graves.
- A planta pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com a cainca são: cistite e uretrite.
- Além disso, ela acelera a circulação ao aquecer o corpo e é usado tanto para iniciar o processo de menstruação como para o tratamento de gripes e resfriados.
- A cainca é um poderoso alimento que é ao mesmo tempo que deixa o corpo saciado. Ele estimula uma digestão saudável e desintoxica o organismo.
- Ela é uma planta comumente conhecida e amplamente confiável para tratamento do Pulmão ,por causa de sua capacidade de desintoxicar o corpo e limpar as vias aéreas.
- Além disso, também possui uma quantidade elevada de Vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente, que reduz os níveis de inflamação em até 45% do corpo!
Como usar a cainca:
Utilize as cascas da raiz quando tiver episódios de problemas de laringe, garganta, faringe, rouquidão, tosse e bronquite.
Como preparar : durante um quarto de hora, coza 10 gramas de raiz de cainca em um litro de água. Além disso, recomenda-se que tome duas a três xícaras diariamente. Este chá pode também ser ingerido por quem tem diabetes, prisão de ventre, reumatismo ou colesterol. Quem quer perder peso pode igualmente tomar este chá, pois terá bons efeitos.
Como tomar: pode deitar o pó da raiz em água ou nos seus pratos diários. Além disso, em pessoas de idade adulta, a dose adequada é de 10 a 20 ml em três vezes diárias. É possível igualmente consumir três vezes diariamente, desde que sejam dois gramas de erva seca.
Em crianças dos dois a oito anos, três doses diárias de 2 ml às refeições é o aconselhável. As crianças dos cinco aos oito, três doses diárias de 3 ml e, dos 8 aos 12 anos, 4 ml por cada dose diária, três vezes ao dia é o indicado.
Agora que conhece as utilidades e as vantagens da cainca, pondere inseri-la no seu regime alimentar!
Contraindicações:
A planta deve ser evitada por gestantes. Além disso, e sua alta dosagem pode causar vários desconfortos no organismo como diarreia e náusea, nessas condições suspenda o consumo imediatamente.