Buchinha do norte trata herpes: veja os benefícios da planta
A buchinha do norte é rica em propriedades que favorecem a saúde do corpo humano. Essa planta possui flores amarelas e pequenas, campanuladas e axilares. Suas sementes são longas, lisas, com margens regulares e sem alas. Já os frutos da buchinha são ovoides, flácidos, pequenos, crespos e com tímidas nervuras ou saliências espinescentes e seriadas.
Essa planta é também conhecida, entre outros nomes, como cabacinha, bucha-dos-paulistas, puga-de-joão-pais, abobrinha-do-mato, abobrinha-do-norte, purga-de-bucha, bucha-dos-caçador, purga-de-bicho, endoço, purga-de-falope, capa-de-bode e buchinha-do-nordeste.
Entretanto, um dos efeitos mais comentados e discutidos da bucha do norte (cujo nome científico é Luffa operculata) é sua ação abortiva. Além disso, acredita-se que a ingestão do chá de buchinha do norte pode provocar o aborto.
Propriedades:
A buchinha do norte possui ação anti-herpética, adstringente, antisséptica, expectorante e vermífuga. Além disso, as indicações de uso da planta incluem o tratamento de rinite, sinusite, bronquite, nariz entupido, amenorreia, inflamações genito-urinárias e oftálmicas, feridas, ascite, dor de cabeça e herpes.
Benefícios da buchinha do norte:
- A ação anti-herpética da buchinha pode ajudar a amenizar os sintomas da herpes. Nesse caso, deve se utilizar o preparo para lavar as feridas.
- A inalação feita com bucha do norte torna as secreções mais fluídas e provoca sua drenagem das fossas nasais, rinofaringe e seios paranasais. Além disso, ela ainda ajuda a mucosa do nariz a se restaurar.
Outras condições de saúde também podem ser tratadas, como:
- Amenorréia,
- Feridas,
- Hidropisia,
- Clorose,
- Hematomas,
- Ameba,
- Ciste, entre outros.
É importante lembrar que em nenhuma dessas situações o preparo com essa planta pode ser ingerido. Além disso, o fruto também é indicado como forte aliado no tratamento de doenças do sistema respiratório, tais como:
- Sinusite,
- Rinite,
- Bronquite,
- entre outras complicações respiratórias.
Como usar a buchinha do norte?
Deve-se ter cautela para utilizar a buchinha do norte, pois a planta é altamente tóxica e o seu uso é exclusivamente externo em inalações. Além disso, para inalações em casos de sinusites e rinites, basta seguir os seguintes procedimentos:
- Coloque uma colher de café de sal em uma xícara de chá de água.
- Descasque a buchinha e corte um pedaço (1 ou 2 cm) e coloque na xícara de água e sal, deixando em maceração por um período de 5 dias.
- Após isso, coe e pingue 1 ou 2 gotas na narinas, pela manhã e à noite, sem assoar o nariz, deixando escorrer naturalmente.
Outra Alternativa:
- Divida a buchinha em 4 partes, coloque uma dessas partes de molho em água mineral durante uma noite e, no dia seguinte, pingue essa água nas narinas, duas vezes ao dia, inspirando bem.
Contraindicações:
Quando usada em excesso e sem orientação médica, a Buchinha pode provocar irritação na mucosa e hemorragias. Além disso, a buchinha do norte é contraindicada para mulheres grávidas e no uso interno.
É importante ressaltar, também, que os frutos da buchinha do norte devem ser utilizados sem ferver, pois possuem substâncias que podem provocar hemorragias nasais. Além disso, lembre-se da importância de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento!