Borragem combate bronquite: veja os benefícios da planta
A borragem pode ajudar na renovação das células do seu organismo, além de ter algumas propriedades adstringentes benéficas que podem limpar a pele. Um caso exemplar de plantas medicinais é a Borragem. Se você nunca ouviu esse nome, talvez conheça por outros como: borage, borracha, borracha chimarrona, borrage ou até mesmo foligem.
Essa erva é conhecida pelas suas múltiplas funcionalidades, pois ajuda a tratar e a previr doenças do organismo humano. Originada na Europa e no Norte da África, a erva recebeu este nome pelas suas utilidades definidas antigamente.
Na língua dos Celtas, borrach significa coragem e a planta era conhecida pela capacidade de espantar a tristeza e a melancolia. Na Idade Média, não era só utilizada como uma planta relacionada a temperamentos, mas também como uma erva medicinal e para fazer bebidas.
Propriedades:
A Borragem é rica em mucilagem e nitrato de potássio, e apresenta propriedades emolientes, sudoríferas, diuréticas, laxativas e depurativas. Devido às suas propriedades medicinais, esta planta é útil no tratamento de condições de saúde como gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes, sarampo, afecções do fígado e coração, reumatismo.
Quais os benefícios da borragem?
- A ingestão do chá desta planta ajuda na regulação dos níveis de estrogênios, progesterona e prolactina sendo benéfico nos casos de sintomas de tensão pré-menstrual.
- Melhora e regula as funções das glândulas salivares e lacrimais.
- A erva reforça a ação da insulina e previne a proliferação de células anormais.
- É um ótimo coadjuvante em casos de bronquite por suas propriedades expectorantes.
- É um restaurador do fígado e das funções hepáticas especialmente em casos de cirrose alcoólica.
- Estimula a produção de hormônio tímico e ativa as células T.
- Melhora a transmissão neuronal.
Como Fazer o Chá de Borragem:
- Em 1 litro de água fervente coloque 20 g de cada uma das seguintes ervas: Borragem, agrião, dente-de-leão, fumaria, chicória-silvestre, cerefólio. Espere uns minutos e coe. Se preferir pode adoçar e beber três ou quatro xícaras de chá por dia.
- Para o reumatismo, use um litro de água com 10 g de folhas secas da Borragem e deixe ferver por meia hora. Em seguida filtre, se preferir adoce e beba de três a quatro xícaras por dia.
- O uso desta planta ajuda a regular a secreção sebácea da epiderme e é adstringente. Também tem propriedades que combatem as rugas e marcas de expressão.
Contraindicações:
Embora seja considerado seguro, tanto para uso interno quanto tópico, há alguns efeitos colaterais já relatados associados com a ingestão do óleo desta erva.
Os mais comuns foram náusea, dores de estômago, prisão de ventre ou diarreia. Mais raramente foram relatadas erupções cutâneas, arrotos e flatulência.