Biotina: o que é, fontes, benefícios e malefícios
A biotina é uma vitamina do complexo B. Ela também é conhecida como vitamina B7 e vitamina H. Além disso, ela trata-se de uma vitamina hidrossolúvel produzida no intestino pelas bactérias e obtida por meio da alimentação.
A biotina atua como uma coenzima no corpo, é necessária para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose. Portanto, isto significa que quando ingerimos alimentos que são fontes de gorduras, proteínas e hidratos de carbono, (vitamina B7) deve estar presente, a fim de converter e usar esses macronutrientes de energia corporal, para realizar atividades físicas e funcionamento psicológico adequado.
O que é biotina?
Também conhecida como vitamina B7, ela é uma das vitamina do complexo B. Por ser hidrossolúvel ela deve ser reposta diariamente porque o nosso organismo não consegue armazená-la, sendo o excesso eliminado pela urina.
Além disso, a biotina é necessária para o bom funcionamento das células do nosso corpo, ela metaboliza as gorduras, os carboidratos e as proteínas, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado, também atuando no sistema nervoso como calmante. A carência dessa vitamina pode causar alterações na visão, audição, retardar o desenvolvimento e causar dermatites.
Quais são as principais fontes?
A biotina presente em diversos alimentos, ente eles estão: leite e derivados (queijo, manteiga e iogurte), carne vermelha, aves, peixes, gema de ovo, nozes, soja, amendoim, espinafre, couve-flor, arroz integral, banana, morango, melancia, entre outros.
Também é possível encontrar a biotina em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma de pó para o preparo de bebidas ou em cápsulas.No entanto, ingestão frequente de bebidas alcoólicas reduz significativamente a absorção dessa vitamina.
Benefícios da biotina para saúde:
1. Saúde da Pele
Atua no metabolismo dos macronutrientes deixando a pele hidratada.
2. Saúde Capilar
Tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo, favorecendo seu crescimento e fortalecimento.
3. Para as Unhas
Também tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe as unhas, favorecendo seu crescimento e fortalecimento.
4. Perda de Peso
Como todas as vitamina do complexo B, a biotina é importantíssima no processo metabólico. Além disso, ela atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, mantém baixos os níveis de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura. Age na digestão de proteínas, gorduras e açúcares.
5. Ganho de massa muscular
Como vimos, a biotina atua na reconstrução de tecidos e estruturas. Dessa forma, sua presença é super importante para o ganho de massa muscular, pois atua em conjunto com os treinos de hipertrofia (aumento dos músculos).
6. Controle do colesterol
Quando está no nível certo, a biotina age na redução do colesterol e dos triglicerídeos, diminuindo com isso os riscos de hipertensão e de problemas circulatórios.
Quais são os Malefícios?
Como vimos, cada corpo reage de uma forma diferente ao que consome. Praticamente tudo o que ingerimos produz um efeito no nosso organismo, principalmente se consumido em excesso ou quando está em falta. Felizmente, os registros de efeitos colaterais da biotina não apontam reações graves e citam basicamente irritações gastrointestinais, podendo ocasionar diarreia e náusea.