Bicuíba Fruta: Propriedades, benefícios, usos e cuidados
A bicuíba possui propriedades importantíssimas para saúde de forma geral, também pode ser conhecida como noz moscada brasileira, bucuuvaçu e bicuíba de folha miúda. Além do uso medicinal, através do óleo extraído das sementes, as pessoas obtinham combustível para pequenas combustões. Ela é uma árvore grande, que pode atingir até 25 metros de altura na idade adulta.
Ela é uma planta originária da Mata Atlântica, especialmente nas regiões do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em minas seu óleo é reputado como antiferruginoso para armas de fogo
Propriedades da bicuíba:
Na medicina natural, o uso da bicuíba é aplicado a muitos problemas de saúde, entre eles: asma brônquica e bronquite, preparo como expectorante e estimulante do centro respiratório; já no combate a diarreia agudas ou crônicas, a planta agia como adstringente e antiespasmódico. Agora que conhece suas propriedades, confira também os benefícios da bicuíba para saúde:
Benefícios da bicuíba para saúde:
- Contém antioxidantes que são capazes de destruir os radicais livres e prevenir o stress oxidativo prejudiciais causadas por eles.
- Alguns dos componentes ativos encontrados nas folhas são capazes de prevenir a infecção fúngica e depressão.
- É usada como expectorante e estimulante do centro respiratório;
- O efeito antioxidante presente na fruta é útil na prevenção do envelhecimento precoce e também na prevenção de diversos tipos de doenças como o câncer.
- As náuseas podem ser curadas com consumo dessa fruta fresca com mel.
- Alguns dos componentes ativos encontrados na fruta são capazes de prevenir a infecção fúngica e depressão.
- É indicada para tratar a diarreia aguda ou crônica, também age como adstringente e antiespasmódico.
Usos:
Ela é utilizada como tempero. Para não perder o aroma, ela deve ser triturada ou ralada apenas na hora de colocar no prato. Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.
Atenção para o uso da bicuíba:
As sementes da fruta podem apresentar toxidade em doses (muito) elevadas. Os sintomas são: hipotensão, instabilidade, hemodinâmica, convulsão, agitação, alucinações, confusão mental e óbito caso não haja tratamento efetivo.
Para resolver o problema, o procedimento médico mais indicado é a lavagem gástrica. O procedimento consiste no esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiológico e colocação de sonda naso-gástrica. Também é recomendado hidratação venosa, monitoração hemodinâmica, bloqueadores H2 da histamina e sedação para casos de agitação e convulsões.