A seriguela é uma fruta de sabor doce e coloração amarelada, sendo bastante parecida com outra fruta, o Cajá. Ela também é conhecida como ciriguela, ameixa-da-espanha, ciroela, jacote e cajá vermelho. Além disso, a sua árvore pode atingir até 7 metros de altura e esta planta é originária da América Central, sendo também encontrada no México, e na América do Sul.
Possui sabor bem adocicado e quando maduro pode ser amarelada ou avermelhada. Sua composição é bem similar a da pera e traz muitos benefícios para a saúde.
Propriedades nutricionais da seriguela:
Além disso, a seriguela é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C. Além disso, a seriguela é uma ótima fonte em vários minerais, tais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na seriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.
Benefícios da seriguela para saúde:
1. Melhorar a digestão:
A seriguela é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento intestinal, prevenindo e ajudando no tratamento de problemas, como diarreia, disenteria e gases.
2. Ajudar no emagrecimento:
Essa grande quantidade de fibras da fruta é essencial para promover sensação de saciedade, espaçando assim o tempo que o organismo volta a sentir fome. Além disso, cada 100 gramas de seriguela contém apenas 76 calorias, e ela é rica em vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais.
3. Combater a anemia:
Por ser rica em Ferro, a seriguela auxilia no combate a anemia, na medida em que beneficia o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo.
4. Fortalecer o sistema imunológico:
A presença de Ferro e outros nutrientes, como as Vitamina A, B e Vitamina C, Cálcio e Fósforo, tornam a seriguela uma excelente aliada do fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral. Ela é tão boa para esse fim que é usada, inclusive, no tratamento de doenças debilitantes, como a dengue;
5. Excelente cicatrizante:
Além disso, a seriguela possui também efeito cicatrizante, sendo muito útil e eficaz no tratamento de feridas e queimaduras;
6. Dá Mais Energia:
Os carboidratos presentes na fruta, bem como o Ferro, atuam de modo a energizar o organismo, de modo geral. Por isso ela é indicada para praticantes de esportes e para minimizar os efeitos da fadiga no corpo;
7. Excelente diurético:
A seriguela reduz o inchaço no corpo, na medida em que é composta de 75% de água. Alimentos que contém muita água são diuréticos naturalmente;
8. Ajudar no bom funcionamento do corpo:
Ela é também rica em antioxidantes, prevenindo assim a ação de radicais livres, que degeneram as células do corpo, facilitando a entrada de doenças e o envelhecimento precoce;
9. Aliviar espasmos:
A grande quantidade de vitaminas, potássio e cálcio que a seriguela tem fornecem ao organismo nutrientes essenciais para minimizar espasmos, contrações involuntárias dos músculos, que costumam ocorrer por deficiência de tais sais minerais.
10. Provocar saciedade:
A seriguela é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminuir a fome ao longo do dia e, por esse motivo, pode ser um aliado para o emagrecimento durante a dieta.
A ação da fibras no intestino também ajudam a regularizar o seu ritmo, evitando a prisão de ventre e diminuindo inchaço abdominal e formação de gases.
11. Dar energia:
Por ser uma fruta doce, a seriguela é rica em carboidratos que são fonte de energia para realizar exercícios e as atividades do dia-a-dia. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.
12. Prevenir o envelhecimento precoce:
A seriguela é rica em antioxidantes, como o betacaroteno e Vitamina C, que são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, e desta forma, previne o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e aterosclerose.
O consumo de alimentos antioxidantes também é um aliado para a beleza, pois ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Saiba mais sobre o que são e para que servem os antioxidantes.
13. Favorecer o equilíbrio do corpo e do sistema imune:
Diversas vitaminas e minerais fazem parte da composição da seriguela, como Vitamina C, Vitamina B1, Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo e Ferro, por isso, esta fruta ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, ao regularizar a produção de enzimas e hormônios, permitir um bom funcionamento de órgãos como cérebro, coração, músculos, além de equilibrar o sistema imune.
14. Hidratar o corpo:
Mais de 75% de água é encontrada nesta fruta e então pode ser considerada diurética. Com isso, tem grande poder em hidratar o corpo e repor os nutrientes perdidos em situações de gasto calórico, gripes ou qualquer condição em que se perdem líquidos e minerais.
15. Regular o intestino:
Por ser uma fruta rica em fibras, a seriguela ajuda no bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e outros desconfortos intestinais. A ingestão correta de fibras faz com que o intestino libere qualquer obstrução existente, garantindo conforto ao organismo e melhor qualidade de vida.
16. Excelente anti-inflamatório natural:
Devido a sua composição e ao fato de proteger a imunidade, a seriguela tem sido utilizada como um anti-inflamatório natural, principalmente para problemas de garganta e até mesmo queimaduras e feridas. Existem inclusive pomadas a base de seriguela, mas não são facilmente encontradas, sendo mais comuns as a base de arnica.
17. Prevenir o câncer:
Como já falamos, a seriguela é fonte de antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. Assim, é uma fruta que combate os radicais livres que invadem o organismo, principalmente moléculas prejudiciais que podem levar ao surgimento de tumores. Dessa forma, os antioxidantes presentes na seriguela são capazes de lutar contra as células cancerígenas, protegendo o organismo.
18. Reduzir o colesterol:
A seriguela possui baixo índice glicêmico e muitas fibras, fazendo com que haja controle dos níveis de açúcar no sangue. Assim, por consequência, reduz o colesterol ruim e acaba por prevenir diabetes. Além disso, as fibras presentes nesta fruta impedem o acúmulo de pólipos no corpo, o que facilita a digestão e a correta absorção dos nutrientes.
19. Prevenir espasmos musculares:
Geralmente, os espasmos, ou cãibras, são causados por deficiência de minerais. Consumindo a seriguela, que é rica em minerais como Potássio e Cálcio, é possível tratar estes problemas. O ideal é consumi-la todos os dias para combater os sintomas dos espasmos musculares, repondo assim a deficiência de minerais.
20. Tratar disenteria e gases:
O acúmulo de gases pode levar a distensão, dores abdominais, prisão de ventre, má digestão, diarréia, entre outros problemas gastrointestinais, causando desconforto em quem sofre disso. A ingestão de alimentos ricos em fibras e em água, como a seriguela, estimulam o correto funcionamento do intestino, evitando o desconforto causado pelos gases. Só tome cuidado, pois fibras em excesso também causam gases, então ingira bastante água neste processo.
21. Prevenir a osteoporose:
O desgaste ósseo ocorre muito em casos de deficiência de cálcio e a reposição deste mineral através da ingestão de frutas e vegetais todos os dias é muito importante. A seriguela, por ser fonte de cálcio, mantem o PH do organismo e ajuda na correta absorção deste nutriente, levando a ossos saudáveis e prevenindo a osteoporose.
Você acha que acabou? está muito enganado! Agora é que estar por vim os principais Benefícios da Seriguela! Veja o vídeo a baixo⬇:
Outros benefícios da seriguela para saúde:
- Possui propriedades diurética e energizante;
- Alivia espasmos;
- Bom para diarreia;
- Indicada para disenteria;
- Trata os gases;
- Indicada para inflamação;
- Limpeza de feridas e queimaduras;
- Fortalece o Sistema Imunológico;
- Recomendada no tratamento de anemias.