Uxi Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios
O uxi mostra grande eficácia no tratamento de miomas uterinos, infecções urinárias, reumatismo, gastrite, inflamação do útero e no combate do câncer. Além do mais, o Uxi é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.
Esta planta é originada da Amazônia brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina.
O nome científico do Uxi é Endopleura uchi, e sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas, que podem ser compradas em feiras livres, mercados e lojas de produtos naturais, ou também podem ser encontradas na forma de cápsulas ou em pó.
Valor nutricional do uxi:
Os principais nutrientes presentes no fruto Uxi são Carboidratos, magnésio, zinco, Fibra alimentar e Sódio.
Quais os benefícios do uxi?
1. Fortalece o sistema imunológico:
A vitamina C, presente no Uxi aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater micro-organismo e estruturas estranhas que podem danificar o corpo.
2. Previne o câncer:
Estudos científicos mostraram que o consumo regular de Uxi pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, pois ele possui um poder antimutagênico, que evita o surgimento de certos tipos de câncer.
3. Ajuda a reduzir os cistos:
O Uxi ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos.
4. Ajuda na proteção contra os vírus:
A ação Antiviral do Uxi promove uma proteção contra vários tipos de vírus, que se não combatidos, tem o poder de espalhar diversas doenças em nosso corpo, como é o caso da gripe, do resfriado, da febre, da tosse e de várias outras.
5. Ajuda a acabar com as rugas e celulites:
A fruta possui em sua composição algumas substância com ação anti-inflamatória que ajudam o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos.
Além disso, tais substancias contribuem também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.
6. Combate inflamações no uterinas:
Devido às substâncias anti-inflamatórias contida na fruta, contribui para inibir processos inflamatórios no útero, um problema bastante comum entre mulheres, muitas vezes ocasionado pela baixa das defesas imunológicas do organismo feminino.
7. Acelerar o emagrecimento:
A ação diurética da fruta estimula os rins a liberar o sódio, a água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.
8. Ajuda na proteção do corpo:
A fruta possui poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo. Além disso, as células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres.
Esses radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano.
O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.
9. Ajuda na desintoxicação do organismo:
Consumir diariamente a fruta nos ajuda a eliminar substâncias nocivas que afetam a nossa saúde, tais como o álcool, as gorduras, os aditivos, a cafeína e etc. Além disso, ele promove a desintoxicação completa do nosso organismo.
10. Ajuda a prevenir a hipertensão arterial:
É fato consumado que a fruta deve aparecer com regularidade no menu quando se quer barrar a constrição dos vasos. afinal, a fruta é uma exímia fonte de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o LDL.