30 benefícios do sal marinho trata diabetes: veja 30 benefícios
Os benefícios do sal marinho que torna o este sal diferente do sal da mesa é a presença de minerais mais escuros e nutrientes mais ricos. Sabemos que o sal de mesa refinado envolve processamento pesado, que muitas vezes rouba seus minerais, exceto o sódio e o cloreto.
Além disso, o sal marinho é conhecido como o sal que é produzido pelo processo de evaporação de corpos de água salgada. Portanto, tem diferentes sabores e texturas também.
Neste ponto, o sal tem sabores naturais que tornam este sal muito mais saboroso para cozinhar. Além disso, é sabido que está disponível em cor branca, rosa, preta ou cinza, enquanto o sal da mesa tem apenas cor branca. Além disso, existem muitos tipos de sal marinho, incluindo o sal marinho do Himalaia, o sal marinho celta, o sal marinho Flake, o sal marinho havaiano e o sal marinho italiano.
Propriedades nutricionais do sal marinho:
Como resultado, o sal marinho é conhecido como a fonte de nutrientes traços essenciais. Contém minerais naturais que ajudam a promover a função do corpo com certeza. De fato, dele contém minerais vitais, como potássio, sódio, cálcio, magnésio, cloreto, ferro, cobre e zinco.
Benefícios do sal marinho para saúde:
1. Combater a depressão:
Como o sal marinho ajuda a preservar importantes hormônios em nosso corpo, este elemento tem se mostrado muito eficaz no auxílio ao tratamento de depressão. Neste caso, estamos falando especificamente da serotonina e melatonina, que nos trarão a sensação de bem-estar, relaxamento e garantirão um sono tranquilo.
2. Espasmos musculares:
O sal marinho possui pequenas quantidades de Potássio que são essenciais para o funcionamento da musculatura corporal. Além disso, o este sal auxilia o corpo a absorver melhor todos os outros nutrientes, por isso é um importante aliado para evitar espasmos musculares e até mesmo câimbras.
3. Tratar diabetes:
Por ser capaz de diminuir os níveis de insulina, o sal marinho é de grande ajuda no tratamento de diabetes, pois mantém os níveis de açúcar regulares no corpo humano. Portanto, geralmente os nutricionistas recomendam a moderada ingestão para aqueles que sofrem de diabetes e outros males sanguíneos.
4. Saúde do coração:
Por ajudar a reduzir níveis elevados de colesterol ruim, faz bem para a saúde do coração. Regula a pressão arterial e também auxilia no batimento irregular do coração. Desta forma, o sal marinho é largamente conhecido como um eficaz medicamento natural contra a aterosclerose, derrames e até mesmo ataques cardíacos.
5. Problemas na pele:
Tomar banho em água do mar ou mesmo água que contenha poderá trazer grandes benefícios para a pele. Isso porque abre os poros e melhora a circulação dos vasos sanguíneos sob a pele, aliviando psoríase e eczemas.
6. Perder de peso:
Por ajudar a aumentar a produção de sucos digestivos, o sal marinho é altamente recomendado para pessoas que procuram perder peso. Isso significa que os alimentos são digeridos de forma mais rápida, facilitando que o organismo também os elimine mais rapidamente, geralmente também evitando a constipação.
7. Prevenir osteoporose:
Consumir sal marinho com moderação e beber grandes quantidades de água é de muita valia para combater a osteoporose. Isso acontece porque ¼ do sal que ingerimos é alocado nos ossos, fortalecendo-os e prevenindo esta doença que os afetam.
8. Contra asma:
Por ser extremamente eficaz contra as inflamações do sistema respiratório, o sal marinho é também muito indicado em tratamentos de asma. O sal facilita os processos respiratórios, favorecendo a inspiração de ar para quem sofre com esta mazela.
9. Ajudar a manter o balanço eletrolítico:
Como já vimos anteriormente, o sal marinho contém cerca de 80 minerais e nutrientes essenciais que são literalmente indispensáveis para a manutenção do equilíbrio eletrolítico no organismo. E para que serve esse balanço?
Uma estabilidade nos níveis de minerais que conduzem a eletricidade (como o sódio) é necessária para garantir a transmissão de informação entre o cérebro e as células nervosas, o que por sua vez influencia:
- a pressão arterial;
- frequência cardíaca;
- tensão muscular.
10. Para saúde renal:
Brasileiros estão consumindo quase duas vezes mais sal do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Como resultado, problemas como insuficiência renal e pedras nos rins tornam-se cada vez mais comuns.
Com teor menor de sódio, o sal marinho acaba sendo uma melhor opção para manter o balanço eletrolítico sem sobrecarregar os rins.
11. Alcalinizar o corpo:
Cientistas já sabem que muitas doenças – entre elas o câncer – necessitam de um ambiente ácido para se desenvolverem.
Ele pode ajudar a combater o risco de desenvolvimento de uma série de condições porque promove a alcalinização dos fluidos corporais – efeito contrário ao do sal refinado, que foi exposto a altas temperaturas e recebeu uma série de ativos químicos.
12. Regular as taxas de glicose no sangue:
O sódio facilita a absorção de glicose pelas células, efeito que colabora para a manutenção de níveis adequados de açúcar no sangue e reduz a necessidade de insulina.
Temos então que o sal (em pouca quantidade) é um aliado de quem está com risco elevado para ou então sofre de diabetes.
13. Fortalecer o sistema imunológico:
Os minerais que o deste sal conserva ajudam nossas defesas para nos dar mais vida e vigor. Por isso, é bom consumi-lo no fim do verão. Você enfrentará melhor as consequências das mudanças de temperatura.
14. Melhorar a circulação sanguínea:
O sal marinho facilita o fluxo de sangue pelo nosso organismo. Como sabemos, o sangue é o encarregado de transportar o oxigênio de que o nosso corpo precisa para funcionar com a intensidade e força adequadas.
Se isso não acontece, nosso organismo tem que trabalhar em dobro e, portanto, se desgasta mais cedo. Assim, esta é uma propriedade que justifica o consumo desse sal por si só.
15. Sistema respiratório:
O sal marinho é também benéfico para o sistema respiratório, e pode desacelerar a secreção de fleuma ou mucosas durante asma e reduzir a inflamação. Como um resultado, torna muito mais fácil para respirar.
16. Contra infecções:
O teor de Cálcio do sal marinho pode ajudar em limpar os poros entupidos da pele. Se tiver pele propensa à acne, optar pelo limpador de poro, isso mantém a pele limpa e clara, por reduzir as chances de infecções da pele.
17. Para o cabelo:
O sal marinho é um remédio natural bom para as pessoas com cabelo oleoso. ele pode absorver o excesso de óleo dos cabelos e torná-los lisos e lindos.
18. Prevenir o envelhecimento precoce:
Já que o sal pode impelir todas as toxinas para fora do corpo, a pele se torna macia e saudável. E foi observado que os banhos de podem melhorar a tonalidade da pele em grande medida. O Magnésio presente no sal pode evitar a retenção do fluído da pele mantendo-a flexível, firme e jovem.
19. Eliminar os espasmos e câimbras:
Você já notou que os tenistas comem Banana durante as partidas? Isso acontece porque essa fruta tem muito Potássio e este é um dos principais componentes dos músculos.
Pois bem, um dos benefícios do sal marinho é que ele funciona de maneira similar.
Excelente para a concentração e expansão muscular, estimulo dos nervos, bom funcionamento das glândulas suprarrenais e em outros processos biológicos;
Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Sal Marinho:
Outros benefícios do sal marinho para saúde:
- Nos proporciona cloreto, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e hidratos de carbono.
- É excelente para pessoas que desejem equilíbrio do peso.
- Por conter Magnésio, ajuda na produção de enzimas, transmissão nervosa, formação óssea, resistência a doenças cardíacas e criação de esmalte para os dentes.
- Deve ser consumido por crianças pequenas, pois ajuda no desenvolvimento cerebral.
- Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e serve para regular a pressão arterial ou frear os níveis altos.
- Elimina os depósitos de sódio prejudiciais ao corpo.
- Permite um sono mais profundo, relaxante e longo (se ingerido com água quente antes de dormir).
- Limpa a mucosa, congestão nasal e seios nasais.
- Mantêm os eletrólitos no corpo, essenciais para o processamento da comunicação entre as células do cérebro.
- Combate a retenção de água e ajuda a dissolver cálculos renais.
Para que serve o sal marinho?
O sal marinho serve para temperar os alimentos com menor quantidade de sal porque tem um sabor mais forte que o sal refinado e é uma forma simples de aumentar o consumo de minerais. Além disso, o sal é uma excelente solução caseira para garganta, quando está inflamada ou irritada.