A Cleópatra e os primeiros egípcios reverenciaram o quiabo por seus benefícios para a saúde, enquanto as pessoas do Japão acreditam que é o segredo da boa saúde. Nos climas mais quentes do sul do Brasil, as pessoas usam o quiabo por sua textura gelatinosa, usando-o como agente espessante em deliciosas sopas. Seja qual for seu uso, pois é um vegetal que ganha popularidade rapidamente por seus benefícios nutricionais e natureza versátil na culinária.
Valor nutricional do quiabo:
O quiabo é um vegetal bem conhecido por seu valor nutricional. Uma excelente fonte de fibra dietética, ele também possui uma alta concentração de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K. Além disso, também é uma ótima fonte de Cálcio, Potássio, Ferro, Zinco e folato.
Além disso, este vegetal também é repleto de antioxidantes e um poderoso combatente ao câncer. Baixo em calorias, mas embalado com vitaminas, nutrientes e minerais, o quiabo é categorizado como um superalimento.
Benefícios do quiabo para a saúde:
1. Saúde digestiva:
O quiabo é um grande laxante natural. O alto teor de fibra absorve a água e adiciona volume nas fezes , enquanto a textura viscosa do é conhecida como mucilaginosa que acalma o trato digestivo, permitindo um processo de eliminação mais confortável.
Além disso, ele também é conhecido por curar úlceras, trata intestinos irritáveis, ajuda na proteção do câncer de cólon, além de aumentar a população de bactérias boas no intestino.
2. Saúde do coração:
Conforme mencionado acima, a fibra solúvel presente no quiabo se liga ao colesterol e elimina-o, reduzindo o risco de doença cardíaca e aterosclerose.
3. Regular o açúcar no sangue:
Ao regular a absorção de açúcar no trato intestinal, o quiabo estabiliza o açúcar no sangue.
4. Saúde do sangue:
No entanto, o quiabo aumenta a produção de glóbulos vermelhos e auxilia na prevenção da anemia. A quimioterapia permite ter capilares mais fortes, enquanto o alto conteúdo de Vitamina K ajuda no processo de coagulação do sangue.
5. Tratar asma:
Você pode reduzir os ataques de asma adicionando o quiabo em sua dieta. Rico em antioxidantes e Vitamina C, este vegetal é altamente recomendado por médicos para saúde respiratória.
6. Fortalece os ossos:
Alto em Vitamina K, o quiabo reforça os ossos, proporcionando uma boa defesa contra a osteoporose.
7. Saúde dos olhos:
Cheio de antioxidantes, o quiabo contém propriedades que beneficiam a visão e ajudam na proteção contra catarata e glaucoma.
8. Fortalece o sistema imunológico:
A alta concentração de Vitamina C e antioxidantes fortalece a imunidade, diminuindo as chances de desenvolver um resfriado.
9. Gravidez:
O consumo de quiabo é recomendado entre as mulheres grávidas ou mulheres durante o pré-concepção. Contendo folatos, e o consumo diminui o risco de defeitos no tubo neural em bebês.
10. Aliviar a Insolação:
Além disso, comer este vegetal ajuda no alívio da fraqueza e a exaustão causada pelo calor.
11. Trata depressão:
Um fato pouco conhecido é que o quiabo está cheio de compostos antidepressivos. Por estar cheio de fibras solúveis e insolúveis, bem como boa flora intestinal, estudos têm demonstrado que essas propriedades ajudam no aumento da motivação, melhoramento da função cognitiva e aumento do humor.
12. Prevenir o câncer:
O quiabo contém uma grande quantidade de antioxidantes, protegendo o sistema imunológico contra radicais livres nocivos e impedindo a mutação das células.
13. Para Pele:
Cheio de Vitamina C, o quiabo lhe dar uma brilhosidade à sua pele. A Vitamina C ajuda no mantimento de uma aparência juvenil proporcionando o crescimento/reparação de tecidos corporais, promoção da formação de colágeno e uma renovação da pele danificada.
14. Benéfico para diabetes:
Tem havido especulações de que o consumo de quiabo pode ser uma cura natural e alternativa da diabetes. Durante anos, as pessoas comeram este vegetal para regular os níveis de açúcar no sangue, o que é definitivamente benefício numa dieta de um diabético.
Várias informações começaram a surgir na internet alegando que tomar em um copo de água durante a noite, e na manhã seguinte, você pode tratar diabetes sem insulina e produtos farmacêuticos baratos.
Parece ser bom demais para ser verdade, provavelmente é. Apesar de não ser uma cura milagrosa para o diabetes, os pesquisadores descobriram que a quimioterapia pode fornecer alguns benefícios para os diabéticos.