Legumes e Vegetais

Pepino: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 12/12/2017 (atualizado em 09/08/2023)
benefícios do pepino

O pepino é um fruto cheio de benefícios para saúde, suas propriedades são eficazes na prevenção e no combate de varias doenças que podem ocorrer no corpo. Além disso, o vegetal pode ser usado tanto em saladas, sucos e vitaminas.

Você encontrará diferentes variedades de pepino cultivadas em diferentes regiões, e geralmente são comidos frescos ou em conserva. O vegetal, tipicamente comido fresco é chamado de pepino em fatia.

benefícios do pepino

Esse pequeno fruto verde ainda possui vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K, tiamina, carotenoides e biotina e minerais como cobre, potássio, mangânes, magnésio, fósforo, lignanas e flavonoides.

Benefícios do pepino para saúde:

1. Mantém a pele saudável:

O vegetal é rico em sílica, que é um componente essencial que auxilia no desenvolvimento de tecidos conjuntivos fortes e saudáveis ​​nos músculos, ligamentos, tendões, cartilagens e ossos. Assim, ele se torna bem eficaz para manter a pele saudável e bonita.

2. Previne a constipação: 

O vegetal apresenta quantidades significativas de água e de fibra insolúvel. Pessoas com constipação crônica podem fazer o consumo diário do fruto.

Ele é uma alternativa natural de tratamento para esse problema. A associação da água com as fibras é ideal para estimular de forma acelerada a excreção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

3. Bom para o coração:

O pepino possui potássio, que por si só, tem uma ação vasodilatadora. E o potássio, aliado as fibras e o magnésio também presentes no fruto, ajuda a melhorar a saúde do coração.

4.  Anti-carcinogênico:

O vegetal possui linces, nomeadamente o pinoresinol, o secoisolariciresinol e o lariciresinol, que têm um grande potencial na prevenção de qualquer risco de câncer. Além disso, a ingestão adequada e regular de pepino evita as chances de desenvolvimento de câncer em crianças.

5. Ajuda a aliviar dores:

Os flavonoides, que são substâncias anti-inflamatórias, e os taninos encontrados nos pepinos têm mostrado limitar a liberação de radicais livres no corpo e reduzir vários tipos de dores.

6. Gerencia o diabetes:

O pepino tem sido usado ​​para pacientes diabéticos por muitos anos. Ele possui um hormônio requerido pelas células beta durante a produção de insulina. Isso faz do pepino, um dos melhores alimentos para gerenciar o diabetes.

7. Ajuda a reduzir o mau hálito:

O mau hálito é geralmente causado por bactérias na boca. Entretanto, a fibra encontrado no pepino é rico em água e pode aumentar a produção de saliva da sua boca, o que, por sua vez, ajuda a lavar as bactérias que causam o odor na boca.

8. Combater inflamação:

O pepino pode ajudar a “esfriar” a resposta inflamatória em seu corpo, e estudos em animais sugerem que o extrato de pepino ajuda a reduzir a inflamação indesejada, em parte inibindo a atividade de enzimas pró-inflamatórias.

9. Propriedades antioxidantes:

Os pepinos contêm inúmeros antioxidantes, incluindo a bem conhecida vitamina C e beta-caroteno. Eles também contêm flavonóides antioxidantes, como quercetina, apigenina, luteolina e kaempferol 6 , que proporcionam benefícios adicionais para saúde.

10. Previne a desidratação:

O vegetal possui uma grande quantidade de água. Na verdade, 96% do fruto é água. Isso faz do pepino, um dos melhores alimentos para prevenir a desidratação.

11. Combater distúrbios do estômago:

Os pepinos são ótimos remédios para curar distúrbios do estômago, como acidez e úlceras duodenais e gástricas em crianças. Para isso, basta beber o suco do pepino para aproveitar seus benefícios.

12. Combate erupções cutâneas:

Uma erupção cutânea, mordida de insetos ou pequenas queimaduras podem deixar uma marca feia na pele. Entretanto, o consumo regular de pepino pode combater esta condição.

13. Previne a prisão de ventre:

As fibras dietéticas e o alto teor de água no pepino promovem a digestão. Comer pepino também ajuda a eliminar toxinas do corpo e assim previne a prisão de ventre.

14. Melhora a saúde óssea:

A grande quantidade de vitamina K presente no vegetal pode ajudar a manter os ossos saudáveis e longe de doenças, como osteoporose e artrite.

15. Previne câncer:

Como membro da família de plantas Cucurbitaceae, os pepinos contêm altos níveis de nutrientes conhecidos como cucurbitacinas, o que pode ajudar a prevenir o câncer, impedindo as células cancerosas de proliferar e sobreviver.

16. Combate a degeneração macular:

A Vitamina A encontrada no pepino possui uma grande eficácia no combate a degeneração macular. Além disso, o suco de pepino pode ajudar a prevenir problemas relacionados aos olhos.

17. Melhora o sistema imunológico:

A vitamina C encontrada nos pepinos são de grande eficácia no aumento do sistema imunológico, além de prevenir doenças como gripe e resfriados.

18.  Ajuda na perda de peso: 

Os pepinos poderiam potencialmente ajudá-lo a perder peso de maneiras diferentes. Em primeiro lugar, eles são baixos em calorias. Cada dose de um copo (104 gramas) contém apenas 16 calorias.

pepino ajuda na perda de peso

19. Reduz o açúcar no sangue:

Vários estudos de animais e tubos de ensaio descobriram que os pepinos podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir algumas complicações da diabetes. Além disso, você pode fazer o suco do vegetal para desintoxicar o corpo.

20. Pode ser útil em dietas:

Suave com um sabor claramente nítido e refrescante, os pepinos são comumente apreciados frescos ou em conserva em tudo, desde saladas até sandes.

Os pepinos também são freqüentemente comidos crus como um lanche  de baixo teor calórico ou podem ser combinados com molho de azeite ou em saladas para adicionar um pouco mais de sabor em suas dietas.

21.  Analgésico natural:

Vários estudos revelam que o vegetal possui propriedades analgésicas e atua como analgésico natural. Então, comer o vegetal pode ajudar a aliviar qualquer dor que seu filho possa sofrer.

22. Rico em vitamina E:

A vitamina E encontrada no vegetal ajuda a proteger as células e o DNA contra lesões que possam se tornar cancerosas.

23. Boa fonte de potássio:

Níveis adequados de potássio beneficiam a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória. Além disso, bons níveis desse mineral também ajudam a prevenir doenças, além de regular o metabolismo de modo a influenciar positivamente a perda de peso e o ganho de massa muscular.

24. Excelente fonte de vitamina K:

A quantidade significativa de vitamina K no vegetal, ajuda a prevenir hemorragias e também ajuda a regular a coagulação sanguínea.

26. É rico em magnésio:

O magnésio tem diferentes funções, que incluem a manutenção da boa saúde dos nossos tecidos (nervos, músculos e ossos), controlar a função cardíaca (incluindo o nosso ritmo cardíaco), melhora o tônus muscular, a pressão arterial, sistema imunitário e ainda os níveis de glucose.

27. É rico em manganés:

Devido às propriedades antioxidantes presente no Manganês, os seus benefícios incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres são capazes de prejudicar as células do corpo e causar câncer e outras doenças devastadoras.

pepino é rico em Manganés

28. Fonte de vitamina D:

A principal função da vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Além de melhorar a saúde óssea, a vitamina D previne doenças como obesidade e diabetes.

29. Boa fonte de cobre:

O cobre ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, também contribui para a síntese de neurotransmissores, formação da bainha de mielina e regulação da expressão gênica.

O cobre ainda ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e na formação de tecidos conjuntivos.

30. É rico em flavonoides:

Os pepinos também têm poderes antioxidantes e participam de mecanismos de defesa, ajudando a prevenir ataques de insetos e micróbios.

Malefícios: 

Os pepinos são muitos bons em diversos problemas de saúde. Entretanto, o consumo excessivo dos pepinos podem causar queimaduras em sua língua.

Sair da versão mobile