Palmito: Para que serve, valor nutricional, benefícios e uso
O palmito é obtido a partir do interior da palmeira, e o formato cilíndrico é tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do prato, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.
Valor nutricional:
As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais.
O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Dentre as vitaminas, o palmito ainda pode ser contribuinte de Vitamina C, a qual otimiza a absorção de Ferro, sendo um diferencial para o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra a ação de reações adversas.
Benefícios do palmito para saúde e beleza:
1. Para fertilidade:
Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.
2. Para uma boa digestão:
O palmito é bastante famoso, devido ao seu caule que também é rico em fibras dietéticas. Elas ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes importantes ao organismo pelo intestino e ainda ajudam na passagem do bolo estomacal evitando ou, pelo menos, reduzindo a constipação intestinal.
3. Tratamento de diabetes:
A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.
4. Contra doenças cardíacas:
O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.
5. Aumentar a fertilidade:
A presença de boas taxas de ácido fólico no palmito é interessante tanto para os homens quanto para as grávidas. Nos homens, o ácido fólico deixa os espermatozoides mais saudáveis, aumentando a fertilidade. Já nas gestantes, o ácido fólico precisa, muitas vezes, ser suplementado para garantir um desenvolvimento saudável do bebê.
6. Contribui com os músculos:
Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que o palmito é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos.
As proteínas, tanto contidas em alimentos, quanto em suplementos alimentares são fundamentais para o anabolismo, pode ser um impulsionador proteico, já que também pode oferecer 1,8 gramas de proteínas.
7. Aumento de massa muscular:
Para aqueles que estão querendo alcançar a hipertrofia muscular, o palmito pode dar uma mãozinha no processo. Além disso, para a formação de novas fibras musculares é preciso ter proteínas disponíveis. Além daquelas adquiridas através da alimentação, o nosso organismo é o grande responsável por sintetizar várias outras. A presença de zinco consegue aumentar a produção de proteínas. Além disso, em 100g possui 1,8 g de proteínas.
8. Tem baixo valor calórico:
Pode ser facilmente encontrado em receitas de saladas, e sua presença pode ser justificada por diversos fatores, mas o baixo valor calórico é um dos mais convincentes. Além disso, preocupando-se em queimar mais calorias e consumir menos.
Além disso, os benefícios do palmito podem ser convenientes para a perda de peso, pois ele contém fibras dietéticas, as quais auxiliam no processo da digestão dos alimentos, controlando o tempo de absorção de nutrientes necessários para o corpo, preservando a saciedade até a próxima refeição.
9. Controlar a pressão arterial:
O palmito e rico em potássio, o consumo normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Além disso, sua ingestão ainda pode contribuir com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração.
10. Melhorar o trânsito intestinal:
As fibras alimentares contidas no palmito ajudam a fazer com que o intestino funcione da maneira correta. Além disso, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos.
11. Fortalecer o sistema imunológico:
Os benefícios do palmito podem ser convenientes para essa proteção, pois o alimento retirado do interior da palmeira pode fornecer Vitamina C, que age como importante fonte preventiva contra gripes, resfriados e até infecções de graus superiores.
12. Prevenir o envelhecimento precoce:
A riboflavina ou vitamina B2 encontrada no palmito é fonte de benefícios para a produção de células vermelhas. Além disso, que auxiliam no fortalecimento do organismo de modo geral. Essa substância contribui com o bem estar da pessoa e previne o envelhecimento precoce.
13. Combater a insônia:
Dentre as vitaminas presente no palmito, também há um destaque para as vitaminas do complexo B. Além disso, que ajudam a melhorar a qualidade do sono, garantindo um descanso melhor e evita a oscilação de humor, podendo até combater a ansiedade e a depressão.
14. Para saciedade:
O palmito é rico em fibras alimentares, responsáveis por proporcionarem saciedade e diminuir a fome excessiva. Além disso, quando consumimos produtos ricos em fibras, diminuímos as chances de bater aquela vontade de comer fora do horário.
15. Produção de células vermelhas:
A presença da vitamina B2, também conhecido como riboflavina, no palmito ajuda a melhorar a produção de células vermelhas. Além disso, são elas as responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo. E quanto mais oxigênio os músculos possuem, melhor será o seu desempenho.
Então, confira neste vídeo abaixo os outros benefícios do palmito:
Outros benefícios do palmito para saúde:
- Beneficia os músculos;
- Além disso, controla a pressão arterial;
- Melhora o trânsito intestinal;
- Além disso, favorece o sono;
- Proporciona saciedade;
- Além disso, contribui com o emagrecimento saudável.
ATENÇÃO: Infelizmente, 80% da produção de palmito é clandestina e predatória, colocando em risco a saúde pública. Além disso, de propiciar o desequilíbrio ambiental, podendo levar até a extinção da espécie. Portanto, o botulismo causado ou outras conservas, pode deixar seqüelas graves e até mesmo levar à óbitos, daí a importância do consumo seguro.