O óleo de hortelã é ótimo para aliviar o congestionamento, aumentar a energia, foco e ajuda com o gases, excelente para usar com outros óleos. Além disso, hortelã também conhecida como Mentha piperita, é uma erva comum. Está disponível em muitas formas – folha de hortelã, óleo de hortelã, extrato de folha de hortelã ou água da folha de hortelã.
O óleo de hortelã contém os mais usos. É usado em alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e produtos farmacêuticos. O óleo de hortelã alivia a irritação e inflamação da pele, reduz a dor e a náusea e melhora a higiene dental.
O óleo de hortelã também pode causar reações alérgicas. Também é suavemente tóxico quando ingerido em grandes quantidades. Na maior parte, o óleo de hortelã é seguro para uso normal.
Valor nutricional:
Duas colheres de sopa de óleo de hortelã fresca fornecem 2 calorias, 0,12 gramas de proteína, 0,48 gramas de carboidratos , 0,03 gramas de gordura e 0,30 gramas de fibra. O óleo de hortelã contém pequenas quantidades de Potássio, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Vitamina C, Ferro e Vitamina A.
Quais os benefícios do óleo de hortelã?
1. Para aliviar a síndrome do intestino irritável (IBS):
Cápsulas de óleo de hortelã tem sido descrito como “a droga de primeira escolha” em pacientes IBS, pois ajuda com segurança aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A pesquisa mostrou que é eficaz em crianças e adultos, com um estudo mostrando uma redução de 50% no “índice de síndrome do intestino irritável total” entre 75% dos pacientes que tentaram. 4
2. Para aliviar alergias:
O óleo de hortelã é altamente eficaz em músculos relaxantes em suas passagens nasais e pode ajudar a limpar a sujeira e o pólen durante a estação de alergia. A difusão do óleo de hortelã juntamente com óleo de cravo e óleo de eucalipto também pode reduzir os sintomas de alergia.
3. Para aliviar espasmos:
O óleo de hortelã é uma alternativa eficaz para drogas como o Buscopan para reduzir espasmos colônicos. Também pode relaxar os músculos dos intestinos, permitindo que o gás passe e alivie a dor abdominal. Experimente óleo ou folhas adicionadas ao chá para obter alívio de gás.
4. Para distúrbios de esvaziamento gástrico:
Em pessoas com distúrbios gastrointestinais funcionais, o óleo de hortelã pode ser útil para melhorar o esvaziamento gástrico.
5. Para dispepsia funcional (estômago virado e indigestão):
Complementando com 90 miligramas (mg) de óleo, juntamente com o óleo de alcaravia, sintomas “muito ou muito melhorados” de dispepsia funcional em 67 por cento dos pacientes. Se você sofre de estômago, tente beber um pequeno copo de água com algumas gotas de óleo.
6. Para cólica infantil:
O óleo é pelo menos tão eficaz quanto a simeticona no tratamento de cólicas em lactentes.
7. Para Tratar a Tuberculose:
O óleo inalado da hortelã ajudou a regredir rapidamente a inflamação da tuberculose, com os pesquisadores sugerindo que isso pode ajudar a prevenir recidivas e exacerbação da doença.
8. Para tratar rinite alérgica:
Óleo de hortelã pode inibir a liberação de histamina, o que sugere que pode ajudar a aliviar os sintomas da febre do feno.
9. Para problemas de ,emória:
O aroma do óleo mostrou melhorar a memória e aumentar o estado de alerta.
10. Para prevenir câncer de próstata:
O óleo contém mentol, que pode inibir o crescimento do câncer de próstata.
11. Para tratar herpes simples vírus tipo 1:
O óleo foi mostrado para ajudar a inibir o vírus herpes simplex resistente ao fármaco tipo 1.
12. Para prevenir mau hálito:
O extrato de óleo mostrou-se superior à clorhexidina química do enxaguatório bucal na inibição da formação de formações de biofilme ligadas às cavidades dentárias. As folhas de hortelã em pó também foram usadas historicamente para refrescar a respiração e branquear os dentes; Você pode até adicionar uma gota ou duas diretamente à sua pasta de dente.
13. Possui efeito expectorante:
O óleo atua como expectorante e descongestionante e pode ajudar a limpar o trato respiratório. Use o óleo como um esfregaço frio no tórax ou inspire-o através de um vaporizador para ajudar a limpar a congestão nasal e aliviar os sintomas de tosse e resfriado.
14. Para aliviar dores de cabeça:
O óleo pode ajudar a aliviar a dor de dor de tensão. Para dor de dor de cabeça, tente tirar algumas gotas no pulso ou polvilhar algumas gotas sobre um pano, depois inalar o aroma. Você também pode massagear o óleo diretamente em suas têmporas e testa.
15. Para aliviar o estresse:
O óleo é frio e energizado. Adicione algumas gotas ao seu banho, ou dap algumas gotas diretamente em seu corpo, em seguida, entrar na banheira, para o alívio do estresse quase instantâneo. Você também pode colocar o óleo em um queimador para um aroma que alivie o estresse.
16. Para cabelo e pele:
Experimente misturar o óleo no seu óleo de massagem, shampoo, bodywash ou loção para o corpo. Possui propriedades anti-sépticas e antibacterianas que podem ajudar a esfriar a pele e remover a caspa (e piolhos ) do couro cabeludo.
17. Para aliviar asma:
O óleo de hortelã contém ácido rosmarínico (também encontrado em romero), o que pode ajudar a reduzir os produtos químicos causadores de inflamação em pessoas com asma.
18. Para aliviar dores musculares:
Óleo de hortelã pode ajudar a aliviar espasmos musculares e dor. Tente massagear seu óleo essencial em músculos doloridos ou adicionando-o à água do seu banho para aliviar a dor muscular.
19. Para saúde dental:
O extrato de óleo mostra-se mais eficaz do que a clorhexidina química bucal na prevenção do desenvolvimento de biofilmes que contribuem para as cavidades. Também pode evitar o mau hálito. Para usar, apenas adicione uma a duas gotas à sua pasta de dentes.
20. Problemas do sistema nervoso:
Devido aos seus efeitos energéticos, o óleo é usado para ajudar a controlar o estresse e tratar distúrbios nervosos e fadiga mental. Estudos sugerem que o óleo essencial pode ter um efeito semelhante aos psicossimilhantes, como mostrado em um estudo envolvendo ratos.
Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Óleo de Hortelã Para Saúde:
Como fazer:
Existem várias maneiras de fazer a sua própria infusão de óleo em casa. Aqui está uma receita que você pode tentar em casa:
Você Precisará:
- Folhas frescas de hortelã – Você pode encontrá-las em supermercados ou lojas de alimentos saudáveis.
- Você também pode cultivar o seu próprio, pois a planta de hortelã é fácil de crescer e você pode garantir que a planta não seja misturada com nenhum aditivo químico.
- Um frasco de vidro com tampa apertada.
- Óleo transportador – Isso irá infundir o óleo transportador com a essência da hortelã. Você pode usar o azeite para isso.
Procedimento:
- Lave as folhas de hortelã, então esmague ou corte-as. Isso liberará seu petróleo natural.
- Coloque-os no frasco e despeje o óleo transportador. Certifique-se de que o óleo cobre as folhas completamente. Depois, selar o frasco firmemente e aguardar 24 horas.
- Em seguida, coloque o óleo e adicione mais folhas de hortelã pimenta picada e óleo de transporte, depois volte a fechar.
- Repita esse processo por cinco dias.
- Remova as folhas de hortelã esticando-se e despeje o óleo em outro recipiente. Armazene em um local legal.
Efeitos colaterais:
Evite usar o óleo de hortelã como um estimulante diariamente, pois pode interferir com o sono. 29 Os relatórios mostram que a sobredosagem de óleo de hortelã pode causar os seguintes sintomas: 30
Evite usar como um estimulante diariamente, pois pode interferir com o sono.
- Erupções cutâneas.
- Respiração lenta ou rápida.
- Dor abdominal e diarreia.
- Vômitos e náuseas.
- Problemas urinários.
- Convulsões.
- Depressão.
- Inconsciência.
Embora este óleo possa oferecer benefícios profundos, recomendo falar com um profissional de saúde antes de usá-lo para benefícios terapêuticos.