Óleo de Eucalipto: Para que serve, benefícios e contraindicação
O óleo de eucalipto é o chamado “óleo da respiração”, pois ajuda a aliviar asma, bronquite, falta de ar e outros problemas do tipo. Com seu aroma geralmente mentolado, o óleo de eucalipto também pode ser utilizado para reduzir dores de garganta e musculares, além de combater má circulação e inflamações.
Existem, ainda, pontos importantes de caráter emocional sobre os quais o óleo de eucalipto é capaz de atuar. São eles: sensação de abandono, carência afetiva e ansiedade.
Mas este versátil óleo vegetal pode ser empregado até mesmo na limpeza doméstica e na purificação de energias negativas. Sentimentos ruins, ligados ao passado, a situações que não deram certo, também podem ser dissipados com ajuda do Eucalipto. O resultado é a liberação de velhos medos, assim como de espaço interno para que possamos “respirar” melhor.
Benefícios do óleo de eucalipto:
1. Evita problemas respiratórios:
O óleo de eucalipto ajuda em vários problemas respiratórios, dentre eles o frio, bronquite, tosse, asma, corrimento nasal, dor de garganta, congestão nasal, entre outros. O óleo possui características naturais anti-inflamatória, antifúngico, antimicrobiano, antiviral, antibacteriana e descongestionante.
Esses fatores fazem com que o óleo de eucalipto seja um ótimo componente para diversos medicamentos que tratam de problemas respiratórios. Um exemplo da utilização do óleo é o caso da asma e da bronquite. Nestes casos, você deve massagear algumas gotas do óleo de eucalipto no peito durante uma crise ou até inalar o aroma para conseguir respirar melhor.
2. Um ótimo antisséptico:
O óleo de eucalipto possui muitas características naturais, uma delas é o antisséptico cineol, que em contato com o ar, forma o ozônio que é considerado um ótimo antisséptico para ajudar no tratar úlceras, cortes, feridas, abrasões e queimaduras.
Além disso ele pode ajudar no caso de picadas de insetos e prevenir o crescimento de germes e tratar a ferida. Outro fator importante relacionado ao óleo de eucalipto é que ele é um ótimo limpador de gorduras e sujeiras, podendo até rejuvenescer os pés e mãos.
3. Alivia dores de garganta:
O óleo de eucalipto por conter agente antibacteriano, é ótimo para aliviar os sintomas de dores de garganta como tosse, febre, inchaço de garganta, nariz entupido e espirros. Ele pode trazer um alívio imediato se usado adequadamente.
4. Acelera a cicatrização das feridas:
Por possuir qualidades antissépticas, o óleo de eucalipto pode ser usado para feridas e cicatrizes, cortes, entre outros machucados. Ele também pode ser usado em picados de mosquitos, aliviando a área e protegendo feridas abertas de exposição ao ar ou futuras infecções.
5. Alivia os sintomas de resfriado e gripe:
O óleo de eucalipto pode funcionar como um expectorante que ajuda a limpar o corpo das diversas toxinas e microrganismos nocivos que causam doenças. Uma forma de usar as gotas de eucalipto é coloca-las em um difusor antes de dormir, dessa forma você pode aproveitar todos os benefícios enquanto dorme.
6. Hidrata a pele:
Ao ser usado na pele, o óleo de eucalipto pode fazer com que a pele fique mais hidratada e ele é usado também para cuidar e tratar de infecções na pele.
7. Fortalece os cabelos:
O óleo de eucalipto pode ajudar a melhorar o brilho dos cabelos, sua espessura e saúde em geral do seu cabelo. Algumas gotas podem ser muito hidratantes, afastando capaz e coceiras. O óleo pode até ajudar a tratar contra piolhos. Mas cuidado, o uso em excesso pode resultar em um cabelo sem brilhos e gorduroso.
Especialistas sugerem o uso do óleo de eucalipto por apenas uma hora ou minutos antes de tomar banho nos cabelos. E após isso, é preciso lavar o cabelo com um bom shampoo e condicionador para remover todo o resíduo por completo.
8. Ajudar a controlar o açúcar no sangue:
Por possuir a capacidade de vasodilatação, o uso de óleo de eucalipto pode aumentar a circulação sanguínea em pessoas diabéticas. Você pode massageá-lo no corpo após o banho.
Além disso, quando ingerido o óleo pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. A inalação do vapor também pode ajudar a facilitar a constrição dos vasos sanguíneos.
9. Reduz dores musculares:
O óleo de eucalipto pode ser usado no local onde estão as dores musculares, ao massagear o óleo em movimentos circulares na superfície da pele, ele pode ajudar a reduzir dores e estresse. O óleo trabalha como um analgésico, além de ser também anti-inflamatório natural. Ele é muito indicado para pessoas que possuem reumatismo, ligamentos lesados e tendões lombalgia, artrite, músculos rígidos, dores nervosas e musculares, entre outros.
10. Alivia os sintomas de tuberculose:
Como já citado, o óleo combate infecções e possui qualidades antibacterianas e antissépticas. Ele pode ajudar na limpeza dos pulmões e reduzir a inflamação. Ao ser massageado no peito ou usado durante a inalação de vapor, o óleo pode aliviar sinais e sintomas de doenças como a tuberculose.
11. Protege os dentes:
O óleo de eucalipto é muito bom contra placas dentárias, cavidades, dores, cáries, gengivite e inúmeras infecções dentárias. Por possuir um caráter germicida e antibacteriano, ele é muito encontrado como ingrediente em produtos para higiene bucal e dental. Além disso, o eucalipto possui um teor natural, refrescante e bastante gostoso.
12. Evita infecções:
O óleo com algumas gotas, pode ajudar a aliviar a diarreia, inflamações e combater infecções. Você deve coloca-las sobre o abdômen, e massageá-las no sentido anti-horário. O óleo de eucalipto pode ser usado como um vermífugo para remover germes no intestino.
13. Elimina o cansaço:
O óleo cria um efeito muito refrescante capaz de estimular e remover o cansaço e lentidão mental de algumas pessoas que sofrem com pequenos distúrbios e desordens e acabam sendo mais lentas. Ele pode ajudar a rejuvenescer espíritos dos doentes, sendo eficaz em tratamentos relacionados à estresse e transtornos mentais.
14. Previne a depressão:
O óleo trabalha como um estimulante, ele ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo de outras partes do corpo, como o cérebro. O fluxo saudável direcionado ao cérebro ajuda a rejuvenescer o corpo inteiro, estimulando um comportamento mais energético.
15. Resfria a temperatura do corpo:
O óleo de eucalipto ajuda a resfriar o corpo, principalmente durante os meses quentes do ano. Algumas gotas de óleo pulverizadas no corpo topo podem ajudar a fazer com que a temperatura corporal caia rapidamente.
Contra-Indicações:
- Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.
- O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.
- As mulheres grávidas e aqueles que atualmente usam remédios homeopáticos não deve usar.
- Antes de aplicar para o seu corpo, testar uma pequena pouco da mistura de óleo de eucalipto/ transportadora de eucalipto em sua pele para determinar a sensibilidade da sua pele.
- Apenas algumas gotas são suficientes para causar envenenamento com risco de vida em algumas crianças. Adultos ter sido envenenado com apenas 4 a 5 mililitros.
Os sintomas de sobredosagem incluem uma queda da pressão arterial, problemas de circulação, colapso, e asfixia. Em caso de overdose, você deve procurar tratamento médico de emergência imediatamente.