Óleo de Erva Doce: Para que serve, valor nutricional, benefícios e contraindicação
O óleo de erva doce é essencial para saúde do nosso corpo. Além do que, a erva doce é uma erva utilizada na culinária,chás,medicina etc. Além disso, na utilizada desde a antiguidade,os egípcios e romanos utilizavam esta erva para o melhorar o estado espiritual e emocional acreditava-se que a erva doce espantava espíritos malignos e bruxas.
No entanto, o óleo de erva doce é extraído à partir das sementes esmagadas e obtido por destilação à vapor e tem benefícios que vão desde melhorar problemas digestivos a problemas de circulação.
Os benefícios do óleo de erva doce para a saúde podem ser atribuídos às suas propriedades como um poderoso antisséptico, antiespasmódico, aperitivo, carminativo, depurativo, diurético, emenagogo, expectorante, galactagogo, laxante, estimulante, estomacal, esplênico, tônico e uma substância vermifugada.
Benefícios do óleo de erva doce para saúde:
1. Ótimo antisséptico:
O óleo de erva doce tem certos compostos que contribuem para suas propriedades anti-sépticas. Em virtude desta propriedade pode proteger as feridas de se tornarem sépticas.
Além disso, ele também é considerado eficaz na prevenção de incisões se tornarem septisseculares ou infectadas com tétano, particularmente após cirurgias, partos cesários e outras feridas mais graves.
2. Excelente antiespasmódico:
No entanto, este óleo é capaz de tratar os espasmos que podem ser fatais se não forem tratados adequadamente. Os espasmos são contrações indesejadas e anormais em vias respiratórias, intestinos, músculos ou nervos, resultando em tosse contínua, soluços, dor aguda e sensação de puxão nos intestinos, cólicas, puxões musculares, convulsões ou ataques epilépticos.
3. Possui propriedades carminativas:
Como carminativo, o óleo faz com que os gases escapem dos intestinos e possam aliviar imensamente uma pessoa de problemas como indigestão, agitação, dor no abdômen, estômago e tórax, além de diminuir a hipertensão arterial.
Ele também tem outro benefício de não permitir a formação de gases adicionais e muito bom para pessoas com problemas de gás crônico.
4. Elimina vermes intestinais:
O óleo de erva doce é um destruidor de vermes efetivo. Além disso, ele mata os vermes e seus esporos nos intestinos e nos tratos excretores. Isso é ótimo para as crianças, que mais sofrem de parasitas e podem prevenir a desnutrição ou o crescimento atrofiado.
5. Ajuda o sistema urinário:
A erva doce aumenta a freqüência de urina e a quantidade de urina, ajudando assim a remover o excesso de água, Sódio , ácido úrico, sais biliares e outros elementos tóxicos do corpo, mas também reduzindo a pressão sanguínea, limpando os rins e reduzindo a gordura.
Há apenas uma coisa a lembrar; Se você está sofrendo de inchaço ou acumulação de água no corpo, então você deve beber mais água ao tomar o óleo de erva doce, uma vez que a micção muito frequente pode causar desidratação.
7. Ajuda a tratar problemas menstruais:
As mulheres que têm problemas com menstruação irregular, obstruída ou dolorosa podem se beneficiar da propriedade emmenagogue. Além disso, o óleo de erva doce não só ajuda a limpar as menstruações obstruídas e torná-las regulares, mas também proporciona alívio dos outros sintomas associados a períodos como dores de cabeça, dor na área abdominal, tonturas e mudanças de humor.
8. Trata problemas estomacais:
Além disso, este óleo também possui propriedades estomáticas ou seja, é um protetor do estômago. Além de ajudar a manter o estômago saudável e a manter a função normal de todas as secreções de ácidos digestivos e bile.
9. Tem efeito laxante:
Os benefícios do óleo de erva doce é um bom laxante. Que ao contrário dos laxantes sintéticos, não tem efeitos colaterais e pode ser usado regularmente.
10. Ajuda a tratar dores de cabeça:
A erva doce também é utilizada para aromaterapia, ajudando a aliviar as dores de cabeça e aumentando a vitalidade e dinamismo das pessoas que estão cansadas. Seu óleo também pode ser utilizado em massagens feitas na barriga para regular o ciclo menstrual.
Quais são as contraindicações do óleo de erva doce?
Erva Doce está contraindicada em pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite, devendo também ser evitado por pacientes fazendo suplementação de ferro. O óleo está contraindicado na gravidez e amamentação.