Óleo de cedro: O que é, valor nutricional, benefícios e contraindicação
As aplicações do óleo de cedro são muito variadas, pode ser um repelente de insetos ou um auxílio para dormir, e até ajudar a manter a concentração. Além disso, o cedro é uma árvore encontrada em grandes altitudes e comum em climas frios. Dela é extraído um óleo rico em benefícios medicinais.
O óleo foi um dos primeiros a ser extraído de plantas e era usado no processo de mumificação dos egípcios. A extração do óleo é feita por meio de destilação a vapor. O óleo é ainda eficaz na terapia do câncer, pois inibe a divisão celular das células dos tumores.
Devido à consistência oleosa, à presença de terebintina e diversos ácidos gordurosos. Seu uso é aplicado também em casos de bronquite, gonorreia, infecções respiratórias e urinárias, tuberculose e tísica.
O que é o óleo de cedro?
O óleo de cedro tem forma de atuação parecida com a do cedro vermelho. Seu uso vem sendo citado em quadros de infecções respiratória e urinaria, bronquite, tuberculose e bronquite. O tipo de cedro utilizado antigamente, o do Líbano (Cedrus libani), não é mais tão abundante, infelizmente.
Das grandes florestas, só restaram umas poucas centenas de árvores, que foram sendo reduzidas com o passar dos séculos devido à grande produção de mobília de cedro. Das grandes florestas, só restaram umas poucas centenas de árvores, que foram sendo reduzidas com o passar dos séculos devido à grande produção de mobília de cedro.
Como usar?
O óleo pode ser usado em aromatizadores elétricos ou com velas. Para isso, adicione um pouco de água e o óleo na proporção de uma gota para cada três metros cúbicos. Fazer compressas, sejam quentes ou frias, adicione de duas a três gotas no pano já umedecido. Para preparar a ducha, pingue no máximo cinco gotas do óleo no canto do box do chuveiro.
Respire bem o vapor durante o banho. Use três gostas distribuídas por todo o corpo por meio de auto massagem. Pode ser usada ainda como um enxágue após o banho. Para isso, pingue até cinco gotas do óleo de cedro em um recipiente, complete com água do chuveiro e derrame sobre seu corpo.
Quais os benefício do óleo de cedro?
1. Para dores de dentes:
O óleo de cedro ajuda a curar dores de dentes, fortalece a aderência dos dentes à gengiva e protege-os de cair, tonifica os músculos soltos e dá uma sensação de aptidão, firmeza e juventude. Esta propriedade também pode ser usada para curar a diarreia.
2. Para tratar seborreico:
Seborreia ou Curema Seborreico é uma doença terrível que é causada por um mau funcionamento das glândulas sebáceas. Isso resulta em aumento da produção de sebo e uma subsequente infecção das células epidérmicas.
3. Atua como anti-séptico:
O óleo de cedro impede que as feridas se tornem sépticas e protejam-nas contra os germes do tétano. Ele pode ser aplicado com segurança externamente às feridas como um anti-séptico , e é usado até mesmo como ingrediente em cremes anti-sépticos à base de plantas.
4. Para artrite:
seu papel como diurético é outra propriedade benéfica do Óleo que pode ajudar a curar uma série de doenças, incluindo obesidade, hipertensão, hipertensão, reumatismo, artrite, gota , infecções do trato urinário e o acúmulo de toxinas no sangue.
5. Como insecticida:
o óleo tem sido usado como mosquito e repelente de insetos por um longo período de tempo.
6. Para tratar gripe:
Se você está a sofrer de gripe, tosse e congestão relacionada, pode tentar tomar o óleo de cedro. Este é um expectorante e remove eficientemente a tosse e o catarro do trato respiratório e dos pulmões e, assim, alivia a congestão.
7. Para estimular o metabolismo:
O óleo de cedro pode ser usado como um tônico para a saúde, uma vez que tonifica os sistemas orgânicos e estimula o metabolismo. Ele tonifica os músculos, pele, sistema nervoso, sistema digestivo do estômago e as funções cerebrais.
8. Antiespasmódico:
aliviar espasmos é mais uma importante propriedade medicinal do óleo de cedro. Quase todos os tipos de espasmos e doenças relacionadas podem ser aliviados usando este óleo.
9. Como diurético:
Esta é outra propriedade benéfica do óleo que pode ajudar a curar uma série de doenças, incluindo a obesidade, a hipertensão ou a tensão alta, o reumatismo, a artrite e a gota, as infecções do trato urinário e o acúmulo de toxinas no sangue.
10. Para emenagogo:
As mulheres que têm menstruações obstruídas ou irregulares podem certamente beneficiar do óleo de cedro, porque é um emenagogo, o que significa que estimula o aparecimento das menstruações, bem como as torna regulares.
Outros benefícios:
- Melhora o foco e a sabedoria;
- Promove o crescimento do cabelo;
- Tem agentes anti-inflamatórios;
- Cura dores de dente;
- Fortalece as gengivas;
- Reduz irritações na pele;
- Revive espasmos;
- Cura infecções por fungos;
- Repele os erros;
- Cura acne.
Contraindicações:
Por ser muito concentrado o óleo essencial de cedro deve ser usado em pequenas quantidades (Leia atentamente a embalagem do produto e converse com o vendedor). Ele pode provocar tontura, vômito e irritações na pele se usado em excesso. Mulheres grávidas devem evitar o uso do óleo, em qualquer quantidade, ele estimula o útero, causando contrações.
Em casos graves, pode até levar ao trabalho de parto prematuro. Pessoas que estiverem fazendo tratamentos que utilizam medicamentos considerados fortes, só podem usar o óleo após a autorização prévia do médico. Em todo caso, é aconselhável sempre procurar uma aromaterapeuta antes de iniciar o tratamento sozinho.