Óleo de babaçu: Para que serve, valor nutricional e benefícios
O óleo de babaçu é obtido da palmeira de babaçu, este óleo é rico em nutrientes, é usado como óleo de cozinha e possui semelhanças com o óleo de coco. Alem disso, o babaçu, também conhecido como baguaçu, coco-do-macaco ou coco-pindoba é uma palmeira nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esta planta é fonte de sustento para centenas de famílias, já que todas as suas partes podem ser aproveitadas, desde os frutos, às flores e caule.
Esta palmeira pode chegar até 20 metros de altura com folhas que podem atingir de 8 a 9 metros de comprimento cada uma, cada planta possui cerca de 40 hastes e cada uma destas hastes chega a produzir durante a sua vida o incrível número de 500 cocos cada uma.
Quais os benefícios do óleo de babaçu?
1. Cuidado com os cabelos:
O óleo de babaçu é um ingrediente utilizado na fabricação de produtos para cuidar dos cabelos. Ele é um emoliente natural, que deixa os fios mais suaves, macios e flexíveis, possui efeito fortalecedor e antisséptico, que combate infecções.Credita-se ao produto a criação de uma película de proteção nos cabelos que bloqueia a umidade e evita o frizz. Há também benefícios do óleo de babaçu para a hidratação e disciplinamento dos fios capilares.
2. Fonte de ácido láurico:
O óleo de babaçu é ainda fonte de ácido láurico (que está presente em 50% da composição do óleo), uma substância que equilibra a flora intestinal protegendo, assim, o intestino e prevenindo problemas como a diarreia e a prisão de ventre.
Alguns outros benefícios do óleo de babaçu devido à presença de ácido láurico são: combate a fungos, diminuição da inflamação, melhoria do funcionamento da tireoide, prevenção ao envelhecimento precoce e aumento da imunidade por estimular a médula óssea a formar mais linfócitos, que são células de defesa.
3. Tratamento de acnes:
Também atribui-se ao óleo de babaçu uma propriedade anti-inflamatória. Aliando isso ao fato de poder ser aplicado diretamente na pele sem causar descamações ou obstruir os poros, o ingrediente torna-se benéfico para o tratamento de acnes.
4. Contribui para a cicatrização da pele:
O óleo de babaçu ainda é fonte de vitamina E, um nutriente que colabora com a regeneração das células, além de possuir ação antimicrobiana. Com isso, o ingrediente ajuda na cura de danos ocorridos na pele como lábios rachados, queimaduras leves, cortes superficiais, calcanhares rachados e outras feridas de pequeno porte.
5. Reduz a vermelhidão e inflamação:
Ao ser aplicado na pele afetada por mordidas de inseto, picadas, erupções, por doenças de pele como eczema, psoríase e rosácea ou por rachaduras, queimaduras e irritações, o óleo de babaçu ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação na pele, além de aliviar o desconforto, devido ao seu efeito anti-inflamatório.
6. Faz bem ao couro cabeludo:
Além dos benefícios do óleo de babaçu à saúde dos cabelos, ele também colabora com o couro cabeludo, nutrindo e relaxando a região. O produto ainda pode ajudar pessoas que sofrem com caspa e irritações no couro cabeludo.
7. Promove unhas e cutículas saudáveis:
Como já mencionamos, o ingrediente é fonte de vitamina E. Outra função do nutriente refere-se à promoção de saúde das unhas. Aplicar o óleo de babaçu regularmente nos dedos dos pés e das mãos fortalece as unhas e amolece as cutículas.
8. Opção de óleo saudável:
Na cozinha, o óleo de babaçu pode ser utilizado como uma alternativa de óleo saudável para o preparo de alimentos. Ao ser ingerido, ele oferece os mesmos benefícios do óleo de coco, como melhoria do metabolismo, promoção de saúde dos hormônios, controle das taxas de açúcar no sangue, melhoria dos níveis de colesterol e fortalecimento da função cerebral, com a vantagem de não ter um cheiro tão forte de nozes, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos.
9. Antioxidante:
Mais um dos benefícios do óleo de babaçu devido à vitamina E é o seu efeito antioxidante, que traz como resultado o combate aos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causam doenças degenerativas como o Alzheimer e favorecem o desenvolvimento de tumores.
10. Ação emoliente:
Pode ser aplicado diretamente sobre a pele, hidrata e reduz a perda de água da pele cobrindo-o com uma película protetora, sendo muito indicado para tratar doenças de pele seca, como eczemas, podendo ser usado tanto em peles secas quanto para as oleosas.
11. Hidratante leve e não comedogênico:
De consistência não gordurosa, o óleo de babaçu é leve e rapidamente absorvido pela pele, tornando-a macia e suave; sua natureza não-comedogênica não provoca o entupimento dos poros ajudando a melhorar a sua condição de pele.
12. Trata acne e outras inflamações na pele:
A presença do ácido láurico em grande quantidade auxilia de forma eficiente no tratamento da acne por penetrar com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando assim a entrada de óleos essenciais e outros bioativos que ajudam a reduzir a processos inflamatórios de forma muito eficaz, sendo usado para tratar vermelhidão, acne ou rosácea, picadas de insetos, erupções na pele, eczema, queimadura e pele irritada.
13. Promove a elasticidade da pele:
Por ser rapidamente absorvido pelos tecidos são conduzidos às camadas mais profundas da derme, deixando-a hidratada e protegida da ação dos radicais livres, resultando numa pele macia, hidratada e luminosa ao longo do uso, preservando a elasticidade natural e combatendo o ressecamento; auxiliando também no tratamento contra a incidência de estrias.
14. Combate a descamação da pele:
Age também como imunomodulador, contribuído para o fortalecimento da imunidade e equilíbrio de quadros inflamatórios, sendo uma alternativa natural, não causando sua descamação.
15. Aliado contra rugas e linhas de expressão:
Sua ação antioxidante atua no combate aos radicais livre e previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
16. Poderoso hidratante:
De consistência leve, o óleo de babaçu hidrata profundamente os fios sem aumentar a oleosidade do couro cabeludo e, em virtude do seu grande poder de absorção, deixa os cabelos mais macios e hidratados em questão de poucos minutos.
17. Potente ação anti-frizz:
Emoliente natural, cria uma película de proteção pra bloquear a umidade, evitando o frizz, além de hidratar disciplinando os fios.
18. Proporciona nutrição aos cabelos:
Seu uso repõe a camada de proteção e aminoácidos, pequenas partículas que penetram os fios levando nutrição.
19.Tem efeito condicionador:
Em virtude do seu alto nível de saponificação, promove o condicionamento, proporciona brilho e melhora a penteabilidade dos cabelos.
20. Relaxante natural:
Apresenta propriedades emulsificantes e emolientes, atuando como relaxante natural das madeixas. ajudando também a reduzir o volume.
21. Recupera cabelos danificados:
A incidência da vitamina E atua na regeneração celular e ajuda a tratar o cabelo danificado e quebradiço, inclusive os quimicamente tratados, restaurando a elasticidade perdida, tornando o cabelo lustroso e brilhante, ajudando na prevenção de pontas duplas.
22. Grande aliado contra a caspa:
A combinação dos ácidos láurico, oleico, mirístico e caprílico ajudam a evitar que o couro cabeludo fique seco, promovendo maravilhas contra a caspa não-bacteriana; suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobiana atuam tratando também a seborreia e eventuais irritações no couro cabeludo.Os benefícios do óleo de babaçu são bons para acabar com as caspas.
23. Garante unhas saudáveis:
A presença da vitamina E na sua composição promove unhas saudáveis e fortes; ele também ajuda na manutenção de cutículas macias e hidratadas.
24. Pode ser utilizado de diversas formas:
Com fragrância delicada e características leves, porém extremamente eficaz ,torna-se coringa nos cuidados cosméticos porque pode ser misturado a outros óleos, xampus, cremes e máscaras sem perder suas propriedades e sem alterar o odor e a consistência dos demais produtos.