Óleo de Angélica: Para que serve, propriedades e benefícios
O óleo de angélica é rico em propriedades benéficas que favorecem a saúde da pele e do corpo de forma geral. A Angélica -botanicamente conhecida como Angelica archangelica ou Angelica Officinalis- é muito usada na indústria de alimentos e bebidas.
Além disso, acredita-se que é originária da África, tendo se disseminado na Europa no Séc. XVI, onde ganhou notoriedade como um tratamento para a Praga, que era um visitante frequente à época. Ela se popularizou bem na Europa e, com o passar dos anos, outras propriedades medicinais foram descobertas.
Propriedades do óleo de angélica:
O óleo de angélica é composto de constituintes como o alfa e beta pineno, canfeno, beta bisaboleno, sabineno, felandreno, alfa e beta bisaboleno, copaeno, entre outros. O óleo essencial é extraído através da destilação à vapor do rizoma, sementes e folhas da erva.
Benefícios do óleo de angélica para saúde:
1. Aumento da imunidade:
Além disso, esse óleo promove o ótimo desenvolvimento da saúde, estimula o crescimento e fortalece o sistema imune do corpo
2. Estimulante:
Ao contrário de sua propriedade como relaxante, o óleo de angélica também funciona como estimulante para os sistemas do corpo. No entanto, ele estimula a circulação sanguínea, a secreção de hormônios, enzimas e outros sucos, assim como estimula o processo metabólico, incluindo a digestão, absorção e excreção de alimentos.
3. Relaxa os nervos:
O óleo de angélica também age como um tônico para os nervos. Portanto, ele é eficaz no tratamento de aflições nervosas e desordens e no fortalecimento de nervos.
4. Reduzir a febre:
As propriedades sudoríferas e diuréticas deste óleo também contribuem para esse efeito, já que a remoção de toxinas do corpo acelera o tempo de recuperação de infecções. O suor também ajuda a reduzir febres.
5. Contra a fadiga:
Esse óleo também estimula a liberação da menstruação obstruída e a torna mais regular. Além disso, como um bônus, mulheres podem obter alívio de outros sintomas associados ao período, assim como dores de cabeça, cólicas, náusea, vômitos e fadiga.
6. Remover toxinas:
Como um diurético, o óleo de angélica aumenta a frequência e quantidade de urina, o que ajuda a remover o excesso de água, sais, gordura e toxinas.
7. Saúde do fígado:
Além disso, o óleo de angélica provê boa proteção ao fígado e torna sua função melhor ao estimular secreções do órgão. Ele também protege o fígado de infecções e ajuda a curar feridas nele, se houver alguma presente.
8. Alivia tosses:
Sendo um expectorante, o óleo de angélica limpa o acúmulo de muco no trato respiratório e combate infecções que causam resfriados, promovendo, dessa forma, alívio de tosses, resfriados, sinusite e congestão pulmonar.
9. Contra a ansiedade:
No entanto, esse óleo possui efeito relaxante no corpo, mente e sistema nervoso. Isso se torna particularmente benéfico em situações de choque, depressão, ansiedade, raiva e hipertensão.
10. Saúde estomacal:
Além disso, o óleo de angélica mantém o estômago em um bom ritmo ao preservar o equilíbrio dos ácidos e bile e o proteger de infecções.
Outros benefícios do óleo de angélica:
- Benéfico ao sistema linfático e provê um tratamento efetivo para bronquites, asma, ciática, dores de cabeça, infecções, anorexia, anemia e psoríase.
- Ajuda a curar qualquer tipo de ferida ou úlceras que estejam presentes no intestino.
- Sendo um relaxante e um estimulante ao mesmo tempo, ajuda a sedar as aflições nervosas e relaxa os nervos em casos de choque e hiper reatividade.
- Esse óleo essencial é capaz de reduzir a febre ao combater as infecções que a estejam causando.
- Auxilia na expulsão de gases do intestino.
- Promove a digestão ao estimular a secreção de sucos digestivos como ácido e bile no estômago.
- Desempenha a função de purificar o sangue com grande eficiência.
- Este óleo também é capaz de reduzir a pressão arterial e a gordura
- Além disso, ele desempenha essa exata função com grande eficiência. É considerado um diurético (promove a urinação) e um sudorífico (promove o suor), e possui a capacidade de acelerar a expulsão de toxina
- Combate e previne espasmos musculares.
Observação: deve ser evitado durante a gravidez e por diabéticos. Além disso, ele pode causar irritações na pele em altas concentrações e também foto sensibilidade. Em altas doses, pode causar estimulação excessiva ou hiperatividade do sistema nervoso.