Óleo de Alecrim: Propriedade, benefícios e efeitos colaterais
O alecrim, também conhecida como Rosmarinus officinalis, é muito popular na região do Mediterrâneo como uma erva culinária. Muitos pratos são cozidos com alecrim e suas folhas recém-arrancadas. O óleo de alecrim é extraído das folhas. O arbusto de alecrim pertence à família da Hortelã, que inclui Manjericão, lavanda, mirto e sálvia.
Alecrim tem sido amplamente utilizado desde tempos antigos para uma variedade de propósitos. Os romanos deram especial importância à planta de alecrim e usaram frequentemente nas cerimônias religiosas. Também foi usado durante cerimônias de casamento, preparações alimentícias, cosméticos e produtos à base de plantas medicinais. A planta de alecrim e seus extratos foram utilizados pela civilização egípcia antiga como incenso.
Os benefícios para a saúde do óleo de alecrim tornaram-no um favorito de Paracelsus, um renomado médico e botânico alemão-suíço, que fez contribuições significativas para a compreensão das ervas medicinais no século XVI. Paracelsus valorizou o óleo de alecrim devido à sua capacidade de fortalecer o corpo inteiro. Ele acreditava corretamente que o óleo de alecrim tinha a capacidade de curar órgãos delicados, como fígado, cérebro e coração.
Propriedades nutricionais:
O óleo de alecrim é extraído por destilação a vapor de florestas frescas que produzem 1-2% de óleo. Este óleo de alecrim contém uma ampla gama de nutrientes e antioxidantes. Seus componentes químicos principais são α-pinene, borneol, β-pineno, cânfora, acetato de bornilo, camphene, 1, 8-cineol e limoneno.
Benefícios do óleo de alecrim:
1. Trata acne:
A acne é um problema de pele comum no rosto. Você pode lidar com a acne com muitos medicamentos contra o petróleo, um exemplo é um óleo de alecrim. Aplique-o em sua acne e sinta os benefícios em algumas semanas.
O óleo de alecrim tem um composto que é como um anti-séptico para que ele possa eliminar a acne na pele facial. Mesmo o óleo de alecrim é útil para controlar a produção de óleo, removendo cicatrizes de acne e manchas pretas quando usado rotineiramente. Além disso, o óleo de alecrim também pode iluminar a pele na área do rosto.
2. Desintoxica o fígado e a vesícula biliar:
Existem alguns pesquisadores que dizem que o óleo de alecrim é bom para o fígado e a vesícula biliar porque pode acelerar a função de fluxo da bile. É muito benéfico para o metabolismo e a desintoxicação do fígado.
Também pode curar doenças perigosas, como diabetes, que é causada por enzimas hepáticas plasmáticas. Além disso, pode acelerar a atividade peristáltica que evita as toxinas perigosas e ajuda a absorção de nutrientes.
3. Supera os problemas digestivos:
Problemas digestivos são numerosos, por exemplo, dor abdominal, constipação, diarreia e outros. O óleo de alecrim pode ser usado para superar o problema da digestão. O óleo de alecrim também pode ser usado para aliviar os sintomas da dispepsia e como estimulante do apetite.
4. Fortalece a articulação e o músculo:
O óleo de alecrim tem alguns compostos que tornam as células do corpo crescidas rapidamente. Pode ajudar a fortalecer a articulação e os músculos que tornam o corpo poderoso.
5. Previne e superar a caspa:
A caspa pode ter um efeito desconfortável no couro cabeludo. Em alguns casos, o shampoo é amplamente utilizado como limpador de caspa, mas os resultados permanecem inalterados. Mude para remédios tradicionais usando o óleo de alecrim que há muito se conhece como um limpador de feitiço natural.
O óleo de alecrim é muito útil para o couro cabeludo seco e escama. Além disso, pode ajudá-lo a superar a calvície prematura, nutrir o couro cabeludo e eliminar a caspa. Para melhores resultados, é aconselhável usar óleo de alecrim combinado com óleo de árvores de chá.
6. Cura o virus da herpes:
O vírus da herpes é uma doença muito perigosa que é causada por algumas atividades sexuais e ainda é difícil de curar. Felizmente, contém antimicrobianos que podem curar o efeito do vírus herpes e reduzir a infecção para outras pessoas.
7. Bom para saúde dental:
A saúde dental é muito necessária de ser mantida, os dentes que são ocos devido a bactérias podem causar uma dor muito grave, porque isso perturba o sistema nervoso nas gengivas. Para isso, o uso de óleo de alecrim como ingrediente adicional no seu banho de boca é a coisa certa para você fazer. Comece cedo a cuidar dos seus dentes e gengivas substituindo a água da boca com esta mistura de óleo de alecrim.
8. Excelente desodorante e odor corporal:
O odor do corpo e o mau cheiro da axila são sempre os problemas que nos tornam tímidos e não se sentem confiantes. O óleo de alecrim é a melhor solução para esses problemas porque fará com que o corpo e a axila sejam perfumados. Para fazê-lo, misture com vinagre de maçã e, em seguida, leve algodão e limpe-o em torno do corpo e da axila.
9. Aliviar estresse:
O óleo é eficaz como antidepressivo e torna a função do cérebro mais ativa. O uso do óleo para massagem, derramando algumas gotas de óleo essencial na loção ou óleo de massagem para obter um efeito relaxante.
Um estudo publicado em 2007 disse que a respiração de óleo e óleo de lavanda durante cinco minutos reduziu significativamente os níveis de cortisol no teste de saliva, o que poderia reduzir os perigos associados ao estresse crônico. Isso nos faz sentir mais relaxados depois de fazer muito trabalho e bom para aproveitar o tempo de descanso.
10. Reduz a inflamação:
Óleo de alecrim contém compostos analgésicos e anti-inflamatórios. Ele ajuda a reduzir a inflamação e curar algumas doenças, como dor nas costas, artrite, rigidez no pescoço, etc.
11. Bom para pele:
Os antioxidantes presentes no óleo ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Isso ajudará a combater todos os sinais de envelhecimento precoce, como rugas e linhas finas no rosto. O óleo de alecrim ajuda a apertar a pele facial e ajuda a rejuvenescer as células da pele facial.
12. Alivia a dor:
Pode reduzir a dor mais rapidamente, massageando-o para o corpo. O banho de vapor com óleo de alecrim também pode ser usado para o banho saudável alternativo. Tem uma qualidade anti-inflamatória que o torna excelente para reduzir a dor por entorses e dor nas articulações. Além disso, o óleo de alecrim também é conhecido pela circulação sanguínea, o que pode ajudar a cicatrização de feridas mais rápido.
13. Ajuda no crescimento capilar:
Em alguns distúrbios em muitas pessoas, os cabelos às vezes crescem mais devagar do que o habitual em certas circunstâncias. Isso ocorre porque a ingestão necessária para o crescimento do cabelo não flui o suficiente. O uso de óleo pode ajudar a aumentar os folículos pilosos e tornar o cabelo mais forte.
Quando aplicado ao couro cabeludo, o óleo ajuda a estimular o crescimento do cabelo. Também pode evitar a calvície, reduzir os cabelos grisalhos e pode ser usado para superar a caspa e o couro cabeludo seco.
14. Ajuda escurecer o cabelo:
Mudanças de cor do cabelo são causadas devido a vários fatores, dos quais um é a idade. Mas, em alguns casos, adolescentes e adultos que não deveriam ter cabelos grisalhos já têm. Se isso acontecer, o óleo pode superar o cinza nos primeiros dias.
O óleo de alecrim é uma das melhores maneiras de fazer seu cabelo escurecer sem danificar os folículos pilosos. Não só isso, o óleo fará seu cabelo macio e brilhante.
15. Bom para memória:
Ao inalar o óleo em uma base regular pode melhorar o desempenho para a qualidade geral da memória. Outras pesquisas feitas por Mark Moss e a equipe encontraram resultados incríveis, a difusão de óleo pode aumentar a capacidade cerebral ou a memória atinge 75%.
Isso porque o óleo de alecrim contêm Terpen, que é um dos principais componentes do óleo essencial e cheira forte o suficiente, é responsável por uma variedade de aromas naturais. Este conteúdo tem um efeito direto significativo no cérebro.
16. Melhorar o sistema imunológico:
Os antioxidantes são algumas das armas defensivas mais valiosas que temos no nosso corpo para combater infecções e doenças, de modo que qualquer alimento ou óleo essencial que possa complementar ou estimular a atividade antioxidante é um grande benefício para a saúde geral.
Os níveis de cortisol podem diminuir após uma massagem e inalar o óleo. Além disso, o sistema imunológico também aumenta. Assim, pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a proteger de todas as doenças associadas aos radicais livres, incluindo câncer e doenças cardíacas.
17. Melhora a circulação de sangue:
A celulite é causada pelo fluxo sanguíneo que não é suave em certas partes do corpo. O fluxo sanguíneo não é suave, então torna a superfície da pele se tornar desigual, então formará uma raia vermelha e depois branca. O óleo de alecrim tem a propriedade de lançar a circulação sanguínea para que o oxigênio também flua suavemente em todos os tecidos da pele.
18. Aumenta a produção de urina:
O óleo de alecrim também pode aumentar a produção de urina. Assim, todo o resto do metabolismo será direcionado para a despesa urinária para que ninguém se assente no tecido sob a pele e provoca celulite.
19. Resolve problemas respiratórios:
Durante anos, o óleo foi acreditado para ajudá-lo que sofre de problemas respiratórios. Inalar o aroma do óleo de alecrim ajuda a dissolver problemas respiratórios como a gripe, resfriados alérgicos e irritações dos seios.
20. Reduz o excesso de gordura na pele:
Se você já aplicou óleo ou chá na sua pele, você deve ter notado quão apertado e seco sua pele se torna instantaneamente. Isso ocorre porque esses dois óleos essenciais são poderosos adstringentes que removem o excesso de gordura da pele.
21. Elimina olheiras:
O óleo alivia o congestionamento e retenção de líquidos. Também atua como um diurético que expulsa o excesso de fluido que causa inchaço sob os olhos.
22. Elimina celulite:
Outro benefício surpreendente do óleo para a pele é que ajuda a libertar celulite! É amplamente conhecido como um excelente estimulante circulatório e ajuda a limpar a celulite estimulando o fluxo de resíduos e toxinas, que podem aglomerar e formar celulite.
Adicione algumas gotas de óleo de alecrim a duas colheres de açúcar e esfregue sua celulite!
23. Cura eczema:
O óleo de alecrim ajuda a curar e aliviar o eczema e outras afecções inflamatórias da pele, tais como psoríase, rosácea e erupções cutâneas devido às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, bem como suas propriedades antibacterianas que mantêm a pele livre de germes e outros irritantes que agravam ainda mais o eczema.
Combine o óleo de alecrim em algo calmante como manteiga de karité ou óleo de coco e use-o como um hidratante para manchas de eczema com coceira e escamosa.
24. Alivia a ansiedade:
O óleo foi mostrado em inúmeros testes para reduzir os sentimentos de ansiedade. Um desses estudos, publicado em 2009 na revista Holistic Nursing Practice, descobriu que os enfermeiros que usavam saquetas contendo óleo e óleo de lavanda apresentavam menor sentimento de ansiedade enquanto faziam exames do que aqueles que não tinham saquetas.
Essas enfermeiras apresentaram menores taxas de ansiedade e taxas de pulso mais baixas. Você pode manter uma pequena garrafa de óleo de alecrim em uma bolsa, mochila ou bolso para ter acesso fácil ao alívio da ansiedade com apenas alguns cheiros.
25. Alivia dor articular e dores musculares:
O conselho consultivo científico na Alemanha é chamado de Comissão alemã E. Eles aprovaram recentemente o óleo de alecrim para aliviar a dor tanto da artrite como de dores musculares.
Você pode adicionar algumas gotas de óleo de alecrim a uma colher de sopa de seu óleo transportador favorito, como óleo de coco ou azeite, e use-o como um óleo de massagem anti-inflamatório. Se você não tem a pele sensível, aplique-a diretamente às articulações doloridas e aos músculos.
26. Alivia tosse e resfriado:
Os sintomas mais irritantes dos resfriados são corrimento nasal, tosse e congestionamento. Você pode encontrar o alívio da maioria desses sintomas massajando algumas gotas de óleo de alecrim na garganta, no peito e no nariz a cada três ou quatro horas.
O óleo é um anti-séptico natural, o que o torna o óleo perfeito para aqueles que sofrem de infecções respiratórias. Você também pode colocar óleo de alecrim em um difusor de sala.
27. Reduz estrias:
O óleo de alecrim é um dos melhores óleos essenciais para reduzir o aparecimento de estrias. Misture seis gotas de óleo de alecrim com duas colheres de sopa de óleo de coco e massagem esta mistura nas áreas afetadas duas vezes por dia até obter os resultados desejados.
28. Excelente insecticida perfeito:
Se você se preocupa com abelhas e moscas, então você deve evitar o uso de pesticidas químicos. Você pode fazer seu próprio repelente de insetos completamente natural, misturando 10 gotas de óleo, tomilho, hortelã e óleo de cravo em cerca de 16 onças de água em uma garrafa de spray. Isso não só impedirá os insetos de fazer suas plantas sua casa, mas também irá impedir o fungo de atacar suas plantas. Esta mistura é completamente segura para flores e vegetais.
29. Melhora a claridade mental:
Sentindo-se indeciso? Sobrecarregado? Confuso ou simplesmente inseguro? Um pouco de óleo pode ser exatamente o que você precisa. Alecrim reduz o estresse e melhora a função cognitiva, o que significa que pode ajudar a limpar a cabeça enquanto alivia o estresse e a ansiedade.
30. Melhora a circulação:
Se você tende a ter mãos ou pés frios, ficar com cãibras nos pés, ou sofrer uma circulação geral, então o óleo de alecrim é para você. Basta misturar três ou quatro gotas de óleo de alecrim com seu óleo transportador favorito, como o azeite ou o óleo de coco, e massageie esta mistura de óleo nas mãos, pés e outras partes do corpo.
31. Indigestão:
Se você sofre de indigestão ocasional, cãibras de estômago, inchaço ou excesso de gás, você deve tentar o óleo de alecrim. Não consuma óleo de alecrim internamente, mas tente como um óleo de massagem. Misture algumas gotas com o óleo transportador favorito e massageie esta mistura sobre o estômago e o abdômen.
Algumas pessoas afirmam que podem aliviar a indigestão massageando este óleo no fundo dos pés. Você também pode tentar adicionar uma meia dúzia de gotas no seu banho para um banho super relaxante que muitas vezes alivia os problemas digestivos.
32. Reduz a inflamação da artrite:
Use o músculo dolorido para reduzir a dor e inflamação da artrite. Esfregue-o em suas articulações doloridas, inchadas e doloridas 2 a 3 vezes ao dia.
33. Previne o envelhecimento cerebral:
Alguns estudos sugeriram que o óleo de alecrim pode ajudar significativamente a prevenir o envelhecimento cerebral. A capacidade terapêutica do óleo de alecrim para a prevenção da doença de Alzheimer promete, mas são necessários mais estudos.
Outros benefícios para saúde:
Aqui estão mais benefícios para a saúde do azeite essencial para o alecrim que podemos obter:
- Acalma os nervos tensos.
- Dá energia.
- Cura de doença reumática.
- Cura e neuralgia.
- Reduzir a dor menstrual.
- Cura da doença da próstata.
- Alivia cólicas no estômago.
- Supera a dor de cabeça.
- Disfarça celulite.
- Age omo anti bactérias.
Confira através do vídeo abaixo outros benefícios do alecrim para saúde:
Efeitos colaterais:
O óleo de alecrim é um óleo forte e afiado. É aconselhável diluí-lo antes de aplicar topicamente. Usá-lo não diluído (NEAT) na pele pode ser bom para algumas pessoas, mas tem o potencial de causar dermatite. Nunca deve ser ingerido sem diluição.
O óleo de alecrim pode ser usado em doses muito pequenas (1 -2 gotas) em receitas, especialmente para preservar a carne. Embora dificilmente haja necessidade de ingerir este óleo de alecrim para benefícios para a saúde, pois a maioria dos benefícios pode ser obtida através de métodos externos.
Não deve ser usado por pessoas com estas condições de saúde.
As pessoas que sofrem de convulsões devem evitar o óleo de alecrim. Mesmo que seja antiepiléptico, há relatos de crises agravadas. Pode até causar-lhes, em primeiro lugar.
As pessoas que sofrem de problemas de pressão alta (hipertensão) devem evitar o óleo essencial de alecrim, uma vez que suavemente eleva a pressão arterial.