Óleo da Semente de Damasco: O que é, benefícios e efeitos colaterais
Existem muitas formas benéficas de óleo para fins culinários e terapêuticos, mas o óleo da semente de damasco é aquele que muitas pessoas nem sabem que existe. Além disso, antes de adicionar o óleo ao seu regime de saúde, é fundamental que entenda sua origem e quais os benefícios, bem como quaisquer efeitos colaterais que possa vir experimentar.
O que é óleo da semente de damasco?
Como o nome sugere claramente, o óleo da semente de damasco é derivado da semente de damasco, o fruto da árvore de damasco, cientificamente conhecido como Prunus armeniaca. Embora existam várias espécies chamadas de damasco, elas têm perfis de nutrientes muito similares, assim como este óleo.
Além disso, o óleo é bastante leve e tem um sabor de noz e aromático, tornando-se um complemento muito popular em certas partes do mundo. Em alguns casos, as pessoas substituem o óleo de amêndoa por este óleo para fins culinários e medicinais.
No entanto, existem duas variedades diferentes deste óleo, um usado para fins cosméticos e o outro para consumo culinário. Além disso, ele tem altos níveis de vitamina E, vitamina K e vários antioxidantes poderosos, como o ácido cafeico e várias catequinas, o que proporciona muitos benefícios para a saúde.
Benefícios do óleo da semente de damasco para saúde:
1. Para pele:
Quando aplicado topicamente, as propriedades emolientes do óleo podem esfoliar e hidratar a pele, ajudando na retenção da umidade, eliminação das manchas de pele seca e aliviando problemas inflamatórias, como rosácea, psoríase e eczema.
2. Melhora a Saúde do Cabelo:
Muitas pessoas usam o óleo em seus cabelos e couro cabeludo, pois podem fortalecer os fios de cabelo fracos e promover a saúde dos folículos capilares. Além disso, este óleo pode reduzir os níveis de certos produtos químicos que se acumulam no couro cabeludo em resposta à testosterona, o que pode retardar o crescimento do cabelo e até mesmo levar à perda de cabelo.
- Esfregar ele no couro cabeludo também irá reduzir os problemas inflamatórias no couro cabeludo, como a caspa.
3. Propriedades antioxidantes:
Embalado com antioxidantes, o óleo da semente de damasco é capaz de reduzir o estresse oxidativo na pele, o que é uma boa notícia para pessoas que sofrem de envelhecimento prematuro ou têm rugas.
Além disso, esses antioxidantes podem apertar e tonificar a pele, reduzindo a aparência das manchas da idade e impedindo a mutação celular, o que pode levar ao câncer de pele.
4. Tratar acne:
Pode ser difícil eliminar a acne, mas a redução desses sintomas geralmente é o primeiro passo. Aplicar o óleo da semente de damasco ao local do surto de acne pode reduzir a inflamação e evitar o acúmulo de sebo nas glândulas, tratando os sintomas e o problema subjacente.
5. Melhora a saúde respiratória:
Em quantidades muito pequenas, alguns curandeiros naturais recomendam o uso de óleo da semente de damasco para aliviar a dificuldade respiratória.
6. Reduzir inflamações:
Caso sofra de dor crônica e inflamação, como artrite ou gota, a aplicação tópica do óleo na área do desconforto pode aliviar rapidamente a dor e reduzir o inchaço e vermelhidão.
Outros benefícios:
- Acabar com coceira;
- Elimina as rachaduras;
- Ricos em nutrientes;
- Cura feridas.
Efeitos colaterais do óleo da semente de damasco:
Além disso, existem alguns efeitos colaterais relacionados ao óleo da semente de damasco, devido ao conteúdo de amígdala
Para uso tópico, ele é conhecido por ser benéfico, mas quando consumido internamente, a amigdalina é convertida em cianeto pelo corpo, o que pode ter consequências tóxicas e mesmo fatais.
No entanto, quando o óleo é usado em aplicações culinárias, torna-se uma concentração menor, o que é seguro para consumo. O consumo excessivo e pode levar a insuficiência respiratória.