Melão do Panamá: Para que serve, valor nutricional e benefícios
O Melão do Panamá é uma fruta arredonda com uma pele grossa instinto de outros tipos de melão, carne amarelo-laranja, e pequenos sementes brancas na polpa.
O melão do panamá é bastante consumido durante o verão, muitos dos seus benefícios advêm de seu alto teor de água, que ajuda a afastar a desidratação e a combater o calor, enquanto seu sabor refrescante proporciona uma sobremesa livre de culpa para as crianças e adultos.
Valor Nutricional do melão do panamá:
É rico em vitaminas e minerais que são essenciais para saúde de forma geral. Possui vitaminas como vitamina A, vitamina C, vitamina B6 e vitamina E, além de minerais como, Potássio, ácido fólico, zinco, cálcio, fosforo e selênio.
Benefícios do melão do panamá:
1. Auxilia na perda de peso:
Contem uma boa quantidades de água e fibras, que juntas são nutrientes essenciais capazes de prolongar a sensação de saciedade além de regular o intestino. Além disso, também ajuda a controlar a quantidade de alimentos e calorias durante o dia, e também pode ajudar a aliviar o inchaço na barriga causado pela prisão de ventre.
2. Combate má digestão:
Assim como a pimenta do reino, o melão do panamá é carminativa, melhorando o funcionamento da digestão e a circulação por ser picante, sendo vantajoso seu uso como condimento na culinária.
3. Regula a pressão sanguínea:
O melão do panamá possui um alto teor de fibra, potássio, vitamina C e colina que ajudam a promover a saúde do coração. Além disso, consumir regularmente por ser rico em potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial e obter níveis ideais de potássio no corpo regulando assim a pressão arterial.
4. Regula os vasos sanguíneos:
O melão do panamá ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.
5. Previne a asma:
Contem propriedades que ajuda a prevenir a asma como uma desas propriedades é o betacaroteno que é essencial para prevenir a asma. Além disso, a asma é uma doença respiratória que afeta a maioria da população, os riscos para o desenvolver asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes como o betacaroteno e a vitamina C.
6. Beneficia a pele e cabelo:
Graças aos níveis elevados de vitamina A, o melão do panamá é ótima para uma pele, cabelo e visão saudável. Desempenha um papel na hidratação e antienvelhecimento.
7. Auxilia a saúde digestiva:
É rico em fibras e água. Portanto, incluir regularmente em sua dieta é possível melhorar o funcionamento do sistema digestivo e prevenir diversos problemas, como a prisão de ventre e quadros de diarreias.
8. Fortalece os ossos:
A frut é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Além de possuir minerais, como o cálcio é essencial para manter os ossos saudáveis. Dessa forma é uma fruta que previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.
9. Promove a hidratação corporal:
O melão do panamá possui um alto teor de água e eletrólitos que é essencial para repor líquidos perdidos em temperaturas mais elevadas ou após o treino para evitar a desidratação do corpo, evitando doenças no corpo.
10. Previne o envelhecimento precoce:
O colágeno presente no melão do panamá é uma substância que ajuda a evitar o efeito do processo de envelhecimento prematuro. Portanto, ao consumir regularmente pode ajudar a manter a pele longe do envelhecimento prematuro combatendo assim, os radicais livres do corpo.