Frutas

Marmelo Fruta: Para que serve, valor nutricional, uso e benefícios

Por Alan Costa, em 15/12/2017 (atualizado em 31/07/2023)
beneficio do marmelo

Os benefícios do marmelo que são incríveis, pois, o marmelo  pertence a à família Rosaceae, que também inclui maçãs e peras, e é nativo das regiões temperadas quentes do sudoeste da Ásia. O marmelo é uma fruta sazonal e somente está disponível do outono ao inverno.

Essa fruta possui um alto teor de vitamina C pode remover os radicais livres do corpo. A composição da vitamina C também ajudará o corpo a aumentar a imunidade do corpo, diminuir o risco de vírus e inflamações, prevenir doenças nos olhos e também as terríveis células cancerígenas.

benefícios do marmelo

Propriedades nutricionais:

Além de ser uma fruta deliciosa, o marmelo também é uma rica fonte de vitamina C, zinco, Potássio, cobre, Ferro e fibra dietética. Além disso, é rico em certos compostos orgânicos como catequina, epicatequina, limoneno e vários outros fitonutrientes, o que contribui para os benefícios que proporciona para saúde.

Benefícios do marmelo para saúde e beleza:

1. Rico em antioxidantes:

Essa fruta contem propriedades antioxidantes surpreendentes devido à presença de compostos poli-fenólicos. Esses antioxidantes combatem os radicais livres presentes no corpo, retardando o processo de envelhecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares e derrames.

2. Auxilia nos processos digestivos:

Essa fruta é uma boa fonte de fibras solúveis, pectinas e mucilagens, que ajudam na digestão dos alimentos. Portanto, o consumo de marmelo pode prevenir a desidratação em casos de vômitos e também é indicado para tratar outras doenças estomacais.

3. Regula o colesterol:

O consumo desta fruta é também recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis colesterol, uma vez que é rica em fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol no sangue.

4. Controla os níveis do ácido úrico no corpo:

Essa fruta também possui uma boa quantidade de ácido málico, que é o que lhe oferece o gosto amargo na boca, esta característica pode ser utilizada para neutralizar os níveis elevados de ácido úrico.

5. Auxilia no tratamento da diarreia:

Seu alto teor de um antioxidante, chamado tanino, faz com que essa fruta seja adstringente, o que torna seu consumo apropriado para tratar a diarreia, principalmente suas sementes.

marmelo

6. Controla a pressão arterial:

Também é importante notar que essa fruta é um dos alimentos ricos mais ricos em Potássio que podemos incorporar em nossa dieta para proteger nossos músculos, prevenir cãibras e principalmente controlar a pressão arterial.

7. Prevenção do câncer:

Parece que o câncer é uma das doenças mais discutidas e temidas desde muito tempo. Portanto, qualquer coisa que possa reduzir as chances de desenvolver o câncer geralmente se torna bastante popular. Essa fruta por exemplo, devido a sua quantidade de antioxidantes auxilia na prevenção dessa doença.

8. Promove a saúde dos cabelos:

O marmelo possui uma boa quantidade de minerais como o Ferro, cobre e zinco. Além disso, estes três minerais, em conjunto com outros elementos vestigiais, são essenciais para o fortalecimento dos folículos capilares, além de promover o crescimento saudável dos cabelos.

9. Auxilia na perda de peso:

Melhorar a digestão é uma das melhores maneiras de manter o seu peso e garantir um metabolismo mais rápido que irá queimar as gorduras corporais. Além disso, essa fruta também tem um alto nível de fibra dietética, isso faz com que o seu sistema gastrointestinal funcione de forma mais eficiente e regular, auxiliando na perda de peso.

10. Tratamento de úlceras:

Os fenólicos presentes nessa fruta são eficazes no alívio de úlceras gástricas. Além disso, o suco de marmelo é benéfico para as pessoas que sofrem de úlceras gástricas, e além disso, também ajuda no tratamento de úlceras pépticas, uma vez que acalma o trato gastrointestinal.

11. Trata as condições alérgicas:

Essa poderosa fruta tem a capacidade de controlar reações alérgicas. Pois quando aplicado como uma pomada ou um gel sobre a pele, pode tratar a dermatite atópica, bem como outras doenças de pele que provocam alergias.

12. Possui propriedades anti-inflamatórias:

Essa fruta é realmente uma excelente fonte de vitamina C, contribuindo com quase 25% da dose diária recomendada. Além disso, a vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias.

marmelo benefícios

13. Promove a saúde dos olhos:

O consumo regular do marmelo é benéfico para aqueles que sofrem de doenças nos olhos. Além disso, na China, as sementes dessa fruta são usadas para preparar uma geleia, que pode tanto tratar, quanto prevenir problemas oculares.

14. Alivia problemas gastrointestinais:

além do funcionamento geral do trato digestivo que a fibra dietética facilita, também pode ajudar a prevenir certas doenças gastrointestinais, como Doenças Inflamatórias do Intestino (IBD), vários tipos de câncer ou diverticulite.

15. Promove a saúde da pele:

O alto nível de antioxidantes e vitaminas encontradas nessa fruta ajuda a manter sua pele saudável e jovem. Além disso, os antioxidantes eliminam o dano que os radicais livres causam devido às células da pele, reduzindo assim a aparência das rugas, eliminando manchas e ajudando a defender sua pele contra os efeitos da radiação UV.

Confira através do vídeo abaixo outros benefícios do marmelo:

Outros benefícios do marmelo para saúde:

  • O marmelo é útil no tratamento de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, anemia e asma.
  • O consumo dessa fruta pode ajudar no tratamento da tuberculose, disenteria e insuficiência hepática também.
  • Além disso, essa fruta também é rica em Potássio, um dos minerais mais importantes no corpo humano
  • A catequina e a epicatequina contidas nessa fruta, auxiliam no combate de certas toxinas causadoras de câncer que são encontradas no cólon;
  • Além disso, as fibras solúveis presente no marmelo ajudam a reduzir a absorção de colesterol.
Sair da versão mobile