Maracujá: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
O maracujá é uma fruta muito popular, ele é facilmente encontrado em quase todos os países tropicais e subtropicais. O maracujá não é apenas delicioso como o suco, mas também pode ser transformado em vários pratos e sobremesas. Além disso, ele também é rico em certos nutrientes, o que faz com que este fruto seja altamente recomendado para consumi-lo regularmente.
Quando eles estão muito maduros, a pele fica enrugada (Mas a carne no interior é perfeitamente fina, então não jogue fora.).
Corte a fruta na metade e coloque a carne de cor de laranja-amarelo, gelatina e sementes pretas que se parecem com ovos de girino. A carne pode ser consumida diretamente e juntamente com as sementes como um lanche.
Valor nutricional do maracujá:
Essa longa lista de benefícios para a saúde comumente atribuída a ele é devido ao conteúdo de nutrientes, minerais e vitaminas da fruta, que inclui antioxidantes, flavonoides, Vitamina A, Vitamina C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibra e proteína. As porcentagens de muitas vitaminas e minerais são chocantemente altas, e ele é uma excelente adição à dieta que pode resultar em uma série de benefícios surpreendentes para a saúde.
O maracujá dourado ou amarelo tem um sabor mais arejado e ácido, enquanto o roxo é altamente aromático e tem um sabor forte.
Esta fruta é amplamente consumida na forma de suco, em saladas, polpa de frutas, misturado em coquetéis, em sobremesas e um agente aromatizante.
Benefícios do maracujá para saúde:
1. Ajuda a ter pressão sanguínea saudável:
Ele é carregado com potássio e um baixo teor de sódio. Eles são bem conhecidos por causa do seu alto teor de potássio. Isso ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e a manter a pressão arterial adequada.
Além disso, uma alta dieta rica em potássio reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular. Um copo de maracujá contém 821 miligramas de potássio, em comparação com 66 miligramas de sódio.
2. Combate infecções:
Ele é uma ótima fonte de Vitamina C e Vitamina A. A Vitamina C aumenta o sistema imunológico, protegendo assim o corpo de vários tipos de câncer e doenças cardíacas. A Vitamina A melhora a visão, protege de numerosas doenças e combate infecções.
3. Ajuda o sistema respiratório:
Um dos gatilhos comuns da asma é a alergia. Além disso, o flavonoide contido nele controla naturalmente o sintoma da asma. Além disso, o flavonoide também tem um efeito calmante para o sistema respiratório.
4. Cura da anemia:
A anemia é causada devido a concentrações reduzidas de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Ele é uma fonte rica de ferro baseado em plantas e pode ajudar a combater esse problema.
Um copo dele cru fornece cerca de 4 miligramas de ferro. O requisito diário é de 6 microgramas para homens e 8,1 microgramas para mulheres. Além disso, a Vitamina C nele ajuda o corpo a absorver o teor de ferro.
5. Favorece o relaxamento e cura da insônia:
Beber um copo de suco dele frio relaxa seus nervos e tem um efeito calmante em sua mente. Ele é frequentemente usada para curar problemas digestivos e doenças gástricas.
Esta fruta é particularmente benéfica para pessoas com insônia ou distúrbios do sono. Possui propriedades soníferas, que, quando tomadas antes de ir para a cama, ajudam você a relaxar e a dormir tranquilamente. Um copo de suco dele antes de ir para a cama é bastante eficaz a este respeito.
6. Reduz o efeito da depressão:
Como foi mencionado acima, o alcaloide contido nele tem um papel proeminente na redução da depressão devido ao seu efeito sedativo. No entanto, só funciona como remédio caseiro para lidar com o efeito a curto prazo da depressão ou sintomas leves do estresse.
7. Ajuda na regeneração de células:
Ele é uma excelente fonte de antioxidante que pode combater os radicais livres de forma eficaz. Consumindo-o regularmente irá fornecer substâncias suficientes no organismo para garantir que os radicais livres não afetem as células saudáveis.
Além disso, o antioxidante contido nele também é eficaz para garantir que o processo de regeneração celular não interfira.
8. Alivia os sintomas da asma:
Sendo altamente nutritivo e saudável, ele pode aliviar os ataques de asma. Além disso, contém Vitamina C que tem um efeito bloqueador da histamina que causa sintomas de asma. Um estudo recente provou que o extrato dele púrpura, rico em flavonoides, pode aliviar a sibilância.
9. Mantem a saúde do cérebro:
Vários componentes do maracujá, como potássio, folato e vários antioxidantes são conhecidos por fornecer benefícios neurológicos.
O folato tem sido conhecido por reduzir a ocorrência de doença de Alzheimer e declínio cognitivo . O potássio tem sido associado ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e maior cognição, concentração e atividade neural.
10. Fortalece o cabelo:
Uma nutrição adequada é inevitável para o crescimento e a saúde do cabelo. Ele é rico em nutrientes vitais, vitaminas e minerais que promovem cabelo e couro cabeludo saudáveis.
11. Combate o envelhecimento precoce:
Ele tem um alto teor de Vitamina C e outros antioxidantes que retardam o dano causado pelos radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Também ajuda a preservar o colágeno e a elastina, mantendo sua pele jovem e firme.
12. Impulsiona a imunidade:
Os benefícios do maracujá para a saúde podem ser utilizados para aumentar a imunidade. A imunidade é essencial para o corpo humano como mecanismo de defesa para vírus e bactérias. Sem o qual o corpo será facilmente infectado ou afetado por doenças como frio, tosse e outras infecções.
Ele é rico em Vitamina C e Vitamina A (beta-caroteno) é poderoso antioxidante que está funcionando como excelente reforço para seu sistema de imunidade.
13. Auxilia na saúde cardiovascular:
Os ácidos fenólicos e os flavonoides presentes no maracujá ajudam a proteger seu coração. Os polifenóis encontrados nas sementes de maracujazeiro foram encontrados para promover o relaxamento dos vasos, ou seja, a extensão dos vasos sanguíneos como resultado do relaxamento das células musculares lisas dentro das paredes dos vasos sanguíneos.
Esta extensão dos vasos sanguíneos provoca uma redução no estresse vascular, promovendo a saúde do coração. Também contém esteróis vegetais que ajudam na redução dos níveis de colesterol, contribuindo assim para benefícios cardiovasculares.
14. Aumenta a beleza da pele:
O antioxidante ajuda a aumentar a regeneração de novas células da pele, o que torna sua pele brilhante. Além disso, o flavonoide também é bom para a produção de colágeno, que tem função de tornar a aparência da pele mais firme, ideal para eliminar e manchas escuras.
15. Ajuda na perda de peso:
Esta fruta é uma ótima escolha para dietas, pois é baixa em calorias, sódio e gordura. Uma dose de 100 gramas de maracujá fornece apenas 97 calorias.
Também possui um alto teor de carboidratos e açúcares naturais. Estes nutrientes são eficazes na redução dos níveis de colesterol no corpo.
O conteúdo de fibra alta, por outro lado, enche você, reduzindo seus desejos por outros alimentos. Isso resulta em perda de peso e manutenção do peso corporal ideal.
16. Benefício das sementes de maracujá:
As sementes de maracujá são 100% comestíveis e têm um sabor crocante. Essas sementes são altamente nutritivas, proporcionando assim vários benefícios para a saúde, como proteção antioxidante e manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais saudáveis. Eles são ricos em compostos polifenólicos, bem como fibras e magnésio dietéticos
17. Benefícios da flor do maracujá:
A flor do maracujá é um sedativo suave que ajuda no tratamento de crianças nervosas e facilmente excitadas, asma brônquica, distúrbios gastrointestinais nervosos e problemas na menopausa.
Ele também é benéfico na cura de sintomas de alergia crônica e facilita a recuperação do fígado e rim dos pacientes, bem como desencadeia o aprimoramento imune e a força dos anticorpos no sangue.
Veja abaixo, outros dos diversos benefícios do maracujá para saúde:
18. Acalmar a inflamação:
Ele tem propriedades anti-inflamatórias que são benéficas para reduzir o inchaço e a irritação.
19. Melhora a pele:
Ele contém uma grande variedade de nutrientes que são benéficos para sua pele. O óleo de maracujá extraído das sementes dele é freqüentemente usado em cuidados com a pele. É rico em Vitaminas A e C, ácidos graxos, cobre, magnésio, fósforo, cálcio e carotenoides, que são vitais para a pele saudável.
20. Protege dos radicais livres:
Ele protege contra os agentes causadores de câncer, protegendo sua pele dos radicais livres prejudiciais ao DNA.
21. Ajuda na digestão:
Ele tem um alto teor de fibras que é bom para a saúde digestiva e para manter limpo o trato digestivo e os intestinos. Assim, ele atua como um laxante suave. As sementes desta fruta também são uma ótima fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.
22. Reduz acne:
O óleo de maracujá é leve e não gorduroso, por isso é absorvido pela pele rapidamente. Ele hidrata todos os tipos de pele e é ótimo para a pele propensa à acne também devido à sua ação hidratante não obstrutiva.
23. Melhora a fertilidade:
O betacaroteno é um dos antioxidantes que tem especialidade em melhorar o desempenho dos espermatozoides e, com base nas pesquisas mais recentes, o consumo de frutas, rico em beta-caroteno, tornará o movimento do esperma mais rápido.
Em outras palavras, se um macho sofre problema de infertilidade, é muito recomendável consumi-lo. Além disso, a Vitamina A e a Vitamina C também contribuem para proteger o DNA espermático saudável de radicais livres que podem danificar ou reduzir a qualidade e quantidade de esperma.
24. Ajuda a emagrecer:
Além disso, a quantidade adequada de água contida nele irá manter seu corpo desidratado, o corpo desidratado significa metabolismo saudável. Como rico em carboidratos, ele é benéfico para produzir energia após um treino e como bônus, ele é uma fruta deliciosa, com pouca gordura, calorias e sódio.
25. Aliviar a osteoartrite:
O extrato de maracujá roxo demonstrou ser benéfico na redução da dor e rigidez induzidas por osteoartrite.
26. Reduzir o risco de artrite:
Mais um benefício para a saúde do betacaroteno contido nele é a sua capacidade de reduzir o risco de artriteria. Artrite é uma condição, enquanto que há inflamação na articulação. Há muitos tipos de artrite e beta-caroteno nele não é uma solução mágica para lidar com essa condição.
No entanto, ainda é capaz de reduzir os sintomas da artrite em curto prazo, embora não seja a solução a longo prazo, uma vez que não pode prevenir ou curar a artriteria.
27. Rejuvenesce a pele:
Ele é uma ótima fonte de Vitamina A sob a forma de carotenoides, que é vital para o crescimento e reparo celular. O óleo de maracujá também contém vários fitoquímicos que ajudam o corpo a produzir Vitamina A, o que também reduz a aparência de linhas finas e rugas.
28. Melhora a saúde intestinal:
Com a presença de fibra, o trato digestivo é limpo para o movimento intestinal imediato e adequado. Quando o processo digestivo é otimizado, problemas de digestão como constipação são evitados. Um sistema digestivo saudável também previne doenças cardíacas, problemas gastrointestinais, doenças cardíacas e câncer colorretal.
29. Combate a perda de cabelo:
O maracujá é rica em Vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Esta vitamina está envolvida na criação de colágeno, o que impede que seu cabelo se divida e quebrar. Também protege o corpo dos danos dos radicais livres, eliminando assim os dissuasores externos que podem causar estresse e desequilíbrios, levando a perda de cabelo.
30. Possui baixo índice glicêmico:
O açúcar do maracujá é absorvido lentamente na corrente sanguínea, o que evita acidentes de açúcar e mudanças de humor.
Malefícios do maracujá:
O excesso de consumo dele é perigoso para pacientes com diabetes. Ele é rico em carboidratos e açúcar natural.
Embora o açúcar contido nele naturalmente seja bom para a saúde, mas pode ser perigoso para pacientes com diabetes que já sofrem dificuldade em dissolver o excesso de açúcar no sangue.
É por isso que evitar essa fruta a todo o custo é altamente recomendado para aqueles que estão atualmente em níveis elevados de açúcar no sangue.