Alimentos Saudáveis

Leite de búfala: Para que serve, valor nutricional, benefícios e precauções

leite de bufula

leite de búfala não é uma opção muito familiar, especialmente se você é de um país ocidental, mas em algumas partes do mundo, especialmente no sul da Ásia, é amplamente consumido. Os maiores produtores estão na Índia, Paquistão e na China.

Além disso, a maioria das pessoas cresceram tomando leite de vaca e provavelmente não pensando em outras alternativas… Mas, há muitas alternativas ao leite de vaca, o leite de cabra, o leite de amêndoa, o leite de soja e até mesmo o leite de cânhamo e até mesmo o próprio leite de búfala têm benefícios que você pode não encontrar no leite normal.

Leite de búfala ajuda a ganhar massa: veja 7 benefícios
leite de búfala

Qual a diferença entre o leite de búfala e o leite de vaca?

Produção:

As búfalas não produzem tanto leite por dia como as vacas. Além disso, as vacas podem produzir entre 15 e 20 litros de leite por dia, enquanto as búfalas produzem cerca da metade dessa quantidade.

Nutrientes:

Ambos os tipos de leite fornecem excelente nutrientes. Tanto o leite de vaca quanto o leite de búfala são excelentes fontes de cálcio, bem conhecidos por serem perfeitos para os ossos e outras funções corporais. Além disso, o leite de búfala também é uma boa fonte de outros minerais essenciais, como potássio, magnésio e fósforo.

Tem mais calorias do que o leite de vaca, fornecendo-lhe cerca de 100 calorias. Ele também tem um teor de gordura maior do que o leite de vaca.

Benefícios do leite de búfala para saúde:

1. Saúde do coração:

A doença cardíaca é um dos problemas mais assustadores atualmente e reduzir o risco de doença cardíaca é fundamental. Uma das vantagens do leite de búfala sobre o leite de vaca é uma menor quantidade de colesterol.

Os níveis elevados de colesterol são conhecidos por aumentar o risco de uma doença cardiovascular e complicações fatais, como ataques cardíacos, aterosclerose e acidente vascular cerebral.

Caso esteja preocupado com seu nível de colesterol, mas não quer desistir dos produtos lácteos completamente, opte pelo leite de búfala. É igualmente saboroso, mas certamente melhor para o coração.

2. Saúde óssea:

Desde pequeno fomos informados que o leite é bom para os ossos. Os benefícios do cálcio sobre a força óssea e a saúde dentária têm estado na vanguarda da promoção do leite.

Ambos os tipos de leite são muito elevados em cálcio e os especialistas sempre falaram que o cálcio é fundamental para a saúde óssea. A maioria dos especialistas acredita que o leite é necessário para ossos fortes e evitar problemas, como a osteoporose. O leite de búfala é tão rico em cálcio como o leite de vaca e também contém uma série de outros minerais importantes como manganês, cobre, fósforo e zinco.

3. Desenvolvimento e crescimento:

O leite de búfala é muito alto em proteínas essenciais para o crescimento e o desenvolvimento do corpo. Além disso, o leite contém um pouco mais de proteínas do que o leite de vaca, tornando-se uma escolha perfeita para crianças pequenas que precisam crescer em forma e fortes.

Claro, a proteína não é apenas fundamental para crianças ou adolescentes. Todos podem aproveitar, pois é fundamental para uma grande quantidade de funções e processos corporais. No leite de búfala, você encontrará proteínas completas para o corpo.

4. Fortalecer o sistema imunológico:

Beber o leite de búfala pode impulsionar o sistema imunológico, oferecendo proteção contra doenças, ele contém uma quantidade decente de vitamina A e vitamina C que são fundamentais para o sistema imunológico. Essas vitaminas também são antioxidantes naturais, que ajudam na reparação do dano causado por radicais livres.

Acredita-se que os radicais livres estejam no cerne de muitas doenças perigosas, desde o câncer e doença cardíaca à doença de Alzheimer,

5. Pressão sanguínea:

O leite de búfala contém um bom suprimento de potássio, mais do que a quantidade encontrada no leite de vaca. O potássio é conhecido por beneficiar o coração de várias formas, e atua como vasodilatador, o que permite o fluxo de sangue através das artérias.

Isso coloca menos pressão sobre os vasos sanguíneos e pode reduzir a pressão arterial.

6. Ganho de massa:

Há muitas pessoas que podem se beneficiar das calorias fornecidas pelo leite de búfala, incluindo as crianças e adultos, e principalmente as pessoas que se recuperam de doenças e que chegaram a perder peso.

Além de possuir uma alta quantidade de calorias, ele contém consideravelmente mais gorduras, cujo pode auxiliar as pessoas no ganho de peso mais rápido, enquanto a proteína pode fornecer energia e proporcionar massa muscular.

7. Aumentar a energia:

O teor de calorias no leite de búfala pode fornecer energia para seu dia-a-dia,100 ml contém cerca de uma centena de calorias, o que é mais de 30 calorias do que você encontraria no leite de vaca.

Apesar de ser tão cremoso, ele pode manter o corpo bem hidratado, pois possui cerca de 90% de água.

Precauções:

O leite de búfala é significativamente maior em gordura do que o leite de vaca. Embora isso possa beneficiar certas pessoas, pode ser prejudicial para outras.

As pessoas que têm problemas de peso ou tem um estilo de vida mais sedutor podem acabar ganhando muito peso simplesmente mudando , por isso, nada de exageros!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.