Um iogurte pode lhe dar muitos benefícios. Mas é obviamente verdade que o iogurte é um produto mais importante para as mulheres que para os homens. Além disso, o iogurte é um dos alimentos fermentados populares mais antigos e consumidos no mundo. Acredita-se que tenha se originado há muitos séculos na Europa Oriental e na Ásia Ocidental.
A palavra “iogurte” vem da palavra turca ” yoğurmak “, que significa “amassar” ou “engrossar”. O ele é feito por fermentação de leite com culturas vivas e activas Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.
Este processo de fermentação produzirá ácido láctico, um composto que é responsável pelo sabor agudo do iogurte, consistência espessa e atributos saudáveis.
O ácido lático produzido pelo processo de fermentação também atua como conservante, ajudando o leite cultivado a permanecer fresco por mais tempo.
O ele pode ser feito a partir de qualquer variedade de leite animal, mas muitas vezes é feito de leite de vaca ou cabra. Também pode ser feito de leite de soja, coco ou amêndoa.
Além do sabor delicioso, ele é altamente nutritivo, especialmente porque tem probióticos. Essas bactérias benéficas demonstraram fornecer numerosos benefícios para a saúde, incluindo suporte imunológico, prevenção do câncer, infecção de luta, perda de peso.
Quais os benefícios do iogurte?
1. Saúde digestiva geral:
Devido à presença de probióticos, vai beneficiar aqueles que sofrem de diferentes condições gastrointestinais como constipação, diarreia e dor no estômago.
2. Excelente fonte de cálcio:
Ele é uma excelente fonte de cálcio e vitamina D, que são nutrientes essenciais para a manutenção da saúde óssea.
3. Fortalecer o sistema imunológico:
Os probióticos encontrados podem fortalecer o sistema imune da mucosa intestinal, aumentando as células produtoras de citoquinas no intestino.
4. Perda de peso:
As bactérias probióticas ajudam a melhorar o metabolismo e a digestão, ajudando a queimar gordura a uma velocidade mais rápida. Além disso, a quantidade elevada de cálcio indica que suas células adiposas bombeiam menos cortisol, tornando mais fácil para você perder peso.
5. Evitar o câncer de cólon:
Inúmeras pesquisas concluem que tem um efeito protetor contra o câncer de cólon. As bactérias benéficas matam os microrganismos prejudiciais no cólon antes de se tornarem cancerígenos.
6. Pressão sanguínea:
Comer muito sal é a maior causa de hipertensão arterial (hipertensão). O potássio presente no ajuda a absorver e eliminar o sódio do corpo.
7. Infecção por fungos:
Ele contém a cepa ativa de bactérias Lactobacillus que pode ajudar a prevenir a ocorrência de infecção vaginal por fermento. Também ajuda a equilibrar o pH dentro da vagina, proporcionando assim uma defesa natural contra irritações, dor e infecção.
8. Colesterol ruim:
Vários estudos mostraram que ele pode reduzir o colesterol LDL (ruim). Isso pode ser devido às culturas vivas e ativas podem diminuir a síntese de colesterol no fígado e vincular os ácidos biliares, o que, por sua vez, ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
9. Saúde bucal:
Alguns estudos sugeriram que o consumo pode ser benéfico para a saúde bucal também. Isto é principalmente devido ao ácido lático que protege seus dentes e gengivas.
10. Pele:
O iogurte possui um excelente agente hidratante para a pele que pode ajudar a combater a secura. O ácido lático atua como um esfoliante que remove a pele seca e deixa sua pele hidratada.
11. Cabelo:
Devido à presença de vitamina B5 ou ácido pantotênico, o iogurte grego pode ajudar a promover o crescimento do cabelo alimentando os folículos capilares.
12. Rico em proteínas:
O iogurte, especialmente a variedade grega, é muito rico em proteínas. A proteína é útil para o controle do apetite e do peso.
13. Diarreia e constipação:
Alguns tipos de iogurte contêm probióticos, o que pode aumentar a saúde digestiva, reduzindo os sintomas de distúrbios gastrointestinais comuns, tais como inchaço, diarreia e constipação.
14. Prevenir doenças:
O iogurte fornece probióticos, vitaminas e minerais, todos os quais podem impulsionar a saúde imune e prevenir certas doenças.
15. Combater a osteoporose:
O iogurte é rico em vitaminas e minerais que desempenham um papel fundamental na saúde óssea. Consumindo-o regularmente pode reduzir o risco de osteoporose.
16. Coração:
Independentemente do teor de gordura, ele beneficiar a saúde do coração ao aumentar o “bom” colesterol HDL e reduzir a pressão arterial.
17. Dieta em geral:
É rico em proteínas, que é muito preenchido, e pode melhorar sua dieta em geral. Ambos os aspectos ajudam no gerenciamento de peso.
18. Rico em minerais:
Sendo derivado do leite, ele consiste em grandes doses de cálcio , o que é essencial para a manutenção da saúde óssea e dentária. O consumo adequado de cálcio também diminui a incidência de osteoporose em mulheres na menopausa.
19. Anemia:
Ele contém níveis abundantes de vitamina B2 e B12. A vitamina B2 é essencial para os nervos saudáveis, olhos, ossos e pele e sua deficiência leva à anemia.
20. Ossos:
O cálcio é essencial para manter a boa condição de nossos ossos. Todos sabemos que o leite é uma ótima fonte de cálcio, mas digerir é difícil para muitas pessoas.
21. Rico em proteína animal:
De acordo com os resultados da pesquisa, o teor de proteína é mais alto que o do leite. Também se sabe que é mais facilmente digerível que o leite devido à degradação parcial de proteínas, como a caseína, pelas bactérias fermentadoras.
22. Hipertensão:
Verificou-se que uma ingestão regular de produtos lácteos diminui a hipertensão arterial. No entanto, devido à presença de alto teor de gordura, o consumo excessivo não é aconselhável.
23. Mal hálito:
Ele é uma cura natural para o mau hálito e reduziu a halitose em até 80% em indivíduos com teste.
Os níveis de placa e gengivite também foram encontrados entre os consumidores diários de iogurte.
Como selecionar iogurte:
Ao selecionar o iogurte, certifique-se de escolher variedades simples, não açucaradas, porque o sabor é tipicamente preenchido com edulcorantes artificiais. Você pode adicionar edulcorantes mais saudáveis, como frutas frescas ou mel, em vez disso.
Para melhores benefícios para a saúde, escolha um produto com baixo teor de gordura ou sem gordura que contenha “culturas vivas e ativas”. Estas são boas bactérias que ajudam a manter seu trato intestinal saudável.