Gergelim: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
O gergelim é excelente fonte de manganês, cobre, magnésio e possui sesamolina e sesamina, para diminuir o colesterol e também evita a pressão alta. Além disso, as sementes de gergelim podem ser pequenas, mas têm grandes benefícios para a saúde. As sementes de são uma das super-comidas mais potentes que você pode encontrar muitos benefícios para a saúde que você pode obter de comer.
Propriedades nutricionais:
O gráfico abaixo mostra a DV% (valor diário) que 1/4 th copo de sementes (equivalente a uma dose) proporciona os nutrientes referidos.
- Cobre – 73,5%
- Triptofano – 37,5%
- Manganês – 44,5%
- Magnésio – 31,5%
- Cálcio – 35,1%
- Fósforo – 22,6%
- Ferro – 29,1%
- Vitamina B1 – 18,6%
- Selênio – 17,6%
- Zinco – 18,6%
- Calorias (206) – 11%
Como você pode ver no gráfico, ele é uma fonte extremamente boa de muitas vitaminas e minerais essenciais.
Quais os benefícios do gergelim?
1. Rico em nutrientes:
Essas sementes são cheias de proteína de alta qualidade. As proteínas representam 20% da semente com 4,7 gramas de proteína por onça.
2. Ajuda a prevenir a diabetes:
Contêm Magnésio e outros nutrientes. O óleo das sementes mostrou prevenir a diabetes e também pode melhorar a glicemia em diabéticos hipersensíveis .
3. Reduzir a pressão arterial:
O mesmo estudo acima revela como o óleo da semente diminui a pressão arterial em diabéticos. As sementes são cheias de Magnésio – um nutriente-chave conhecido por ajudar a baixar a pressão arterial.
Veja também: Suco Detox de Maracujá Para Regular a Pressão Arterial.
4. Reduz o colesterol:
Ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol porque contém fitosteróis que bloqueiam a produção de colesterol. A semente preta é especialmente rica em fitosteróis.
5. Digestão:
O alto teor de fibras nas sementes ajuda os intestinos a serem evacuados com mais facilidade.
6. Pele saudável:
O alto teor de Zinco ajuda a produzir colágeno, dando à pele mais elasticidade e ajudando a reparar os tecidos danificados do corpo. O uso regular do óleo pode reduzir o câncer de pele.
7. Aumenta a saúde óssea:
O óleo pode ajudar a saúde do coração, prevenindo lesões ateroscleróticas com o composto antioxidante e anti-inflamatório conhecido como sesamol.
8. Prevenir o câncer:
As sementes contêm compostos anticancerígenos incluindo ácido fítico, Magnésio e fitosteróis. As sementes tem o maior teor de fitoesterol de todas as sementes e nozes.
9. Ajuda a diminuir a ansiedade:
Ele contêm minerais e Cálcio que aliviam o estresse e também contém vitaminas calmantes, tiamina e triptofano que ajudam a produzir serotonina, o que reduz a dor, auxilia o humor e ajuda a dormir profundamente.
10. Combater a anemia:
A semente preta é particularmente rico em Ferro. Eles são altamente recomendados para aqueles com anemia e fraqueza.
11. Alivia a atrite:
O alto teor de Cobre previne e alivia a artrite, e fortalece os ossos, articulações e vasos sanguíneos.
12. Protege seu fígado:
Ele também ajuda a protegê-lo contra o impacto do álcool no fígado, ajudando você a manter a função saudável do fígado.
13. Prevenir rugas:
O óleo desta semente evita que os raios ultravioleta nocivos do sol prejudiquem a pele, evitando a aparência de rugas e pigmentação.
14. Incentiva a saúde dos ossos:
Um punhado dessas sementes contém mais Cálcio do que um copo de leite. O alto teor de Zinco também aumenta a densidade mineral óssea.
15. Saúde dos bebês:
Uma massagem com o óleo melhora o crescimento em bebês e melhora o sono. Assaduras na pele de um bebê – especialmente onde a fralda é – pode ser protegida esfregando-o na pele. Como bônus, ele também ajuda a reverter a pele seca.
16. Saúde ocular:
Na medicina tradicional chinesa, há uma relação entre o fígado e os olhos. O fígado envia sangue aos olhos para apoiar o funcionamento. As sementes pretas são as melhores para isso.
17. Saúde bucal:
Ele também foi usado para a saúde bucal durante milhares de anos em Ayurveda para reduzir a placa dental, branquear os dentes e aumentar a saúde geral.
18. Saúde respiratória:
O Magnésio ajuda a prevenir distúrbios respiratórios, evitando o espasmo das vias aéreas e a asma.
19. Cabelo:
O óleo é cheio dos nutrientes necessários para um couro cabeludo e cabelo saudáveis.
20. Bom para sua pele:
Os benefícios para a saúde dessas sementes também incluem a pele melhorada. A semente contem alta concentração de Zinco, que é um componente chave exigido pelo organismo para produzir colágeno, o que melhora a elasticidade da pele.
21. Reduz a dor da artrite:
Pesquisas descobriram que comer até mesmo uma pequena quantidade das sementes pode reduzir muito a dor associada à artrite do joelho. Elas foram mais eficazes que até mesmo um remédio prescrito.
Além disso, elas merecem ser altamente honradas como um alimento acessível que alimenta profundamente o corpo em muitos níveis.
22. Curar anemia:
Particularmente as sementes negras, são ricas em Ferro. Portanto, elas são altamente recomendadas para aqueles que sofrem de anemia e fraqueza.
23. Ajuda diminuir dor nas articulações:
As sementes pretas aumentam a energia, nutre o cérebro e diminui o envelhecimento precoce. O consumo regular dessas sementes pode ajudar a reduzir os sintomas de dor nas costas, articulações dolorosas ou apertadas e rígidas e fraqueza nas articulações.
24. Tratar calcanhar rachados:
Se você tem calcanhar rachados ou pés doloridos, você pode aplicar óleo todas as noites antes de ir para a cama e cobrir seus pés com meias de algodão. Isso deve ser feito por alguns dias para obter pés suaves e flexíveis.
25. Ajuda a curar ressaca:
Consumir um punhado de sementes brancas irá ajudá-lo com sua ressaca. A sesamina ajuda a superar os efeitos do álcool, aumentando o funcionamento do fígado na degradação e desintoxicação do álcool.
26. Ajuda na prevenção da esclerose múltipla:
O óleo evita o desenvolvimento da esclerose múltipla ao diminuir a secreção de IFN-GAMA, um fator chave para iniciar inflamações e lesões no sistema nervoso.
27. Aliviar dores de cabeça e enxaqueca:
Quem sofre com enxaquecas frequentemente pode usar-la para diminuir as dores. O Magnésio evita espasmos dos vasos sanguíneos que desencadeia crises de enxaqueca. Já o Cálcio, previne enxaquecas e dores de cabeça em geral.
28. Ajuda a aliviar artrite:
Ele é rico em Cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O Cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação
Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Gergelim Para Saúde:
Outros benefícios:
- Promover a saúde óssea;
- Reduzir a pressão sanguínea;
- Prevenir câncer;
- Anemia por deficiência de Ferro correta;
- Promover a pele saudável;
- Ajude a prevenir enxaquecas;
- Redução de estresse;
- Prevenção da constipação;
- Combate e previne diabetes;
- Baixe os níveis de colesterol;
- A promoção da saúde cardíaca;
- Proteção contra danos causados pelo DNA induzido por radiação;
- Promover a saúde bucal: prevenir cavidades e a eliminação da placa dental.
- Desintoxique o corpo;
- Reduz os sintomas da síndrome pré-menstrual;
- Lute contra parasitas intestinais;
- Distúrbios da amamentação