Cravo da Índia chamada cientificamente de Syzygium aromaticum, também pode ser encontrada pelos nomes de cravo, cravo de cheiro, árvore de cravo, craveiro etc contém muitos nutrientes que auxiliam na saúde geral do corpo. Uma de suas maiores características é o aroma marcante, que junto ao sabor forte, constitui um ingrediente muito utilizado no preparo de pratos tipicamente brasileiros.
Usar o cravo da índia no dia a dia confere aos indivíduos benefícios para a saúde e para o corpo. Assim como ervas e outros produtos naturais, esta especiaria vem ganhando espaço não só nas cozinhas brasileiras mas também na caixinha de remédios.
Propriedades Nutricionais do Cravo da Índia:
Rico em propriedades terapêuticas, o cravo da índia trata problemas relacionados aos sistemas digestório, imunológico e circulatório. Ainda possui ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, termogênica e desintoxicante.
O cravo da índia é rico em nutrientes e óleos essenciais que auxiliam mente e corpo. O seu principal componente, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos é uma substância chamada eugenol, importante anestésico local e antisséptico.
Este componente ativo desencadeou numerosos estudos sobre os benefícios do cravo da índia à saúde, como inclusive a prevenção de cânceres do aparelho digestivo e inflamação nas articulações.
Benefícios do Cravo da Índia Para Saúde:
1. Atua na circulação sanguínea:
O óleo extraído atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.
2. Atua como expectorante:
O chá de cravo da índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago. Além disso, o cravo da índia possui propriedades nutricionais que ajuada a combater gripes e resfriados.
3. Age como analgésico e antisséptico:
O eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas.
O chá de cravo da índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.
4. Acelera o metabolismo:
Dentre os benefícios do cravo da índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima de gordura.
5. Tem ação digestiva:
O cravo da índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.
6. Ajuda a aliviar a tosse:
Em função das propriedades do cravo da índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.
7. Ajuda a tratar asparmos musculares:
O cravo da índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras. Além do que é usado para combater dores nas articulações.
8. Poderoso antioxidante:
O cravo da índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.
9. É um poderoso antisséptico bucal:
O chá é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.
10. Bom para o funcionamento da tireoide:
A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.
11. Ajuda a controlar do colesterol:
O cravo da índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.
12. É um potente anti-inflamatório:
O eugenol presente nas propriedades atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação.
A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.
13. Trata a candidíase:
Auxilia no tratamento da candidíase oral.De propriedades antifúngicas,o cravinho ajuda a combater a candidíase oral (também conhecida como “sapinho”), utilizando seu chá para fazer bochechos e gargarejos.
14. Reduz nives de açúcar no sangue:
Reduz os níveis de glicose e triglicerídeos. Estudos já comprovarem a eficácia na redução dos níveis de glicose no sangue de portadores de diabetes tipo 2. Ele também age na diminuição dos níveis de triglicerídeos, mesmo quando consumido em pequenas quantidades.
15. Combate a acne:
Possui propriedades antimicrobianas e por isso ajuda a combater a acne. Também ajuda a reduzir as manchas causadas pela acne. Basta misturar o óleo do cravo da índia com óleo de coco ou jojoba (medida de 1 para 10) e aplicar nas áreas que estão afetadas.
- Contem Propriedades Antioxidantes
- Combate a dor de Garganta
- Trata a Dor de Dente
- Melhorar a Digestão
- Remove a Acne
- Como Fornecedor de Vitaminas
- Ajuda na Circulação Sanguínea
- Acelera o Metabolismo
- Preveni a Queda de Cabelo
- Tratar Asma
- Tratar Inflamação
- Ajuda no Funcionamento da Tireoide
- Trata o Diabetes
- Baixa a Pressão Arterial
- Aliviar a Tosse
- Ajuda os Músculo
- Beneficio Para Pele
- Beneficio Para a Boca
- Controla o Colesterol
- Trata Doença Matinal
Cravo-da-índia aborta?
Não é recomendado para gestantes, já que provoca intensas contrações do útero, podendo provocar aborto. Não deve ser utilizado nem mesmo próximo ao trabalho de parto, já que não auxilia na dilatação do colo do útero, apenas tornando as dores mais intensas.
Cravo-da-índia emagrece?
Pode auxiliar no na perda de peso. Isso ocorre porque ele melhora o processo digestivo e acelera o metabolismo, otimizando a queima de gorduras pelo organismo. Ele também ajuda a controlar a vontade de comer doces. Basta colocar um cravinho na boca e sentir seu sabor quando surgir o desejo de ingerir açúcar.
Contraindicações:
Além das mulheres grávidas, pessoas com problemas de coagulação sanguínea precisam ter cautela ao consumir, já que ele reduz a agregação de plaquetas. Crianças e portadores de úlcera ou gastrite também não devem usar para fins terapêuticos.