Nutrição

Cheiro verde é bom para os osso: veja 30 benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 05/10/2021)
beneficio do cheiro verde

O cheiro verde mais conhecido como salsinha ou cebolinha possui inúmeros benefícios para nossa saúde. Além do que o nome explica tudo – um cheiro de mato, verdinho e fresco, um tempero básico que acompanha a cozinha brasileira. Ah, mas ele não é igual em todas as nossas regiões: no sudeste, cheiro verde é só salsinha e cebolinha, ponto!

No entanto, o cheiro verde é um tempero extremamente versátil e que combina com quase todas as receitas salgadas que você preparar, dos pratos mais simples aos mais sofisticados. Para dar sabor ou, até mesmo, enfeitar, a questão é que essa dupla é infalível no quesito saúde!

cheiro verde

Benefícios do cheiro verde para saúde:

1. Aumenta o sistema imunológico:

A vitamina A e vitamina C presente no cheiro verde fortalece o sistema imunológico e ajudar a lutar contra várias infecções e doenças.

2. Mantem a saúde do coração:

Além disso, a homocisteína, um aminoácido presente no corpo, é perigoso para os vasos sanguíneos. O folato ou vitamina B9 presente no cheiro verde mantenho-o a salvo de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, etc.

3. Beneficia a saúde óssea:

A vitamina K presente no cheiro verde ajuda na síntese de osteocalcina, que dar resistência aos ossos. no entanto, ao mesmo tempo, impede que o cálcio se acumule nos tecidos mantendo-o seguro contra a aterosclerose, doenças cardiovasculares, e enfartes cardíacos.

4. Ações antioxidantes:

O ele também é rico em antioxidantes. luteolina, um flavonoide que luta contra os radicais livres e atua como um agente anti-inflamatório.

5. Trata a anemia:

O cheiro verde é rica em clorofila, que funciona como um purificador sanguíneo. O elevado teor de vitamina C do sumo aumenta a velocidade de absorção de ferro. Portanto, beber suco de cheiro verde aumenta regularmente o teor de hemoglobina no organismo para curar a anemia.

A anemia é uma condição em que os níveis de hemoglobina no organismo mergulha para um nível baixo, o que pode ser atribuído a uma dieta pobre ou medicação. Este suco  ajuda a curar esta condição, melhorando os níveis de hemoglobina do sangue.

6. Melhora a digestão:

Além disso, melhora a digestão de proteínas e de gorduras, devido a presença de enzimas. Também melhora processo de eliminação. Este é outro benefício maravilhoso do cheiro verde.

7. Trata dor de ouvido:

No entanto, ele ajuda na cura das infecções de ouvido e surdez. portanto, o óleo de coco, cozido ele pode lhe ajudar a tratar infecção no ouvido.

8. Combate o edema:

Além disso, o edema pode ser causado por uma variação da pressão nos vasos sanguíneos. Além disso, o consumo de cheiro verde melhora a resistência dos vasos sanguíneos, e assim pode ajudar a combater esta doença.

Outros benefícios:

  • Tem Ação Diurética, ajuda a eliminar a retenção de líquidos (edema) no organismo;
  • Propriedades anti-inflamatórias;
  • Controlar o açúcar no sangue;
  • Impede a formação de coágulos, evitando derrames;
  • Atua no combate a anemia;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda na digestão dos alimentos, eliminando distúrbios alimentares;
  • Alivia constipação instestinal e flatulência;
  • Auxilia nos processos de inflamações hepáticas;
  • Auxilia nos processos de inflamações de trato urinário;
  • Alivia asma;
  • Ajuda a expelir pedras renais (nefrolitíase);
  • Combate icterícia;
  • Diretamente sobre a pele ajuda a fechar rachaduras;
  • Alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado;
    Apresenta bons resultados no combate à artrite;
  • Desintoxicante quando adicionada a sucos;
  • Ação rejuvenescedora. Saiba mais sobre isso a seguir.
  • Combater a retensão de líquidos, por ser diurética;
  • Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;
  • Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
  • Ajudar no controle da diabetes;

Dentre suas principais vantagens, o cheiro verde é muito indicado para o consumo regular de pessoas que possuem diabetes. No entanto, deve porque, quando unidas, potencializam os seus nutrientes tornando-se capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue.

beneficio do cheiro verde

Além disso, por causa disso, o tempero também possui grande quantidade de agentes antioxidantes em sua composição, que ajudam a melhorar e absorver os níveis de ferro e ácido fólico em nossos organismo. No entanto, ele age na circulação do sangue, impedindo formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Como usar cheiro verde?

“como usar cheiro verde” vai do gosto e da receita que você quer fazer – esta mistura de ervas cabem bem como tempero ou base de sopas, cremes, molhos e muito mais da culinária brasileira.

E também cabe em um suco de frutas batido e coado, do qual você espere uma ação diurética, desintoxicante e revitalizante (use um bom punhado de ervas, junte com abacaxi, repolho, pepino, maçã, bata tudo junto, coe e tome fresco, em jejum).

Na salada de tomate, picadinho de montão, um fio de azeite e um limão rosa espremido – só falta degustar com prazer, na refeição principal ou em torradas feitas na hora, modo “bruschetta rápida” de fim de tarde.

Um caldo de legumes, ou um missô, recebem bem picadinho, fresco, transformando seu caldo em uma delícia de sopa mais consistente e rica em nutrientes.

Contraindicações do cheiro verde:

Além disso, o cheiro verde não deve ser consumida por pessoas com problemas renais ou que fizeram cirurgia há menos de 1 mês, e o seu chá ou suco não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Sair da versão mobile