Chá Preto: Para que serve, valor nutricional, benefícios e efeitos colaterais
Os benefícios do chá preto são variados e muito importantes para manter a saúde em dia, pois, é elaborado com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras.
Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas. A diferença entre os chás preto, branco, verde está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados.
O chá preto vem sendo cada vez mais indicado para quem deseja começar a cumprir a missão de perder peso e emagrecer rápido. Provindo da mesma planta que é responsável pelo chá verde, chá branco e chá matcha, vem da Camellia sinesis. Uma planta originada do Japão com uma capacidade de produzir chás maravilhosos!
É uma bebida feita a partir da Camellia Sinesis, que é a mesma planta que utilizamos para fazer outros chás, como o branco, amarelo, vermelho e o verde. Atualmente é uma bebida muito consumida porque possui propriedades que auxiliam no emagrecimento e no bem do corpo como um todo, porém esses efeitos são melhores quando a pessoa segue uma dieta dedicada a esse fim.
Principalmente porque ele tem mais quantidade de cafeína do que os outros tipos de chá, fazendo com que a queima de gordura no corpo seja ainda mais eficaz, além de contribuir para o bom funcionamento das atividades cerebrais. Então confira agora algumas razões para consumir:
Benefícios do Chá Preto Para Saúde:
1. Atua como um tingimento natural:
O tom vermelho ou preto torna um excelente tinte para cabelo natural, especialmente se você é morena. Misture o henna com chá e aplique-o por todo o couro cabeludo e cabelo. Deixe-o ligado por 1-2 horas e depois lave-o com um shampoo suave. Você pode ver resultados instantâneos.
Curiosamente, verde e branco são todos da mesma planta Camellia sinensis , existem algumas diferenças entre essas três variedades de chá. Se você está se perguntando como esses chás são diferentes um do outro, role para baixo para descobrir
2. Previne a queda do cabelo:
Aqui está a melhor notícia para você! Beber chá preto pode evitar queda de cabelo. Está intimamente ligado ao fato de que esse chá é carregado com antioxidantes que ajudam a eliminar o ROS e reduzir o estresse – os dois principais motivos para a perda prematura de cabelo nas mulheres de hoje. Então, beba para viver uma vida livre de estresse e evitar queda de cabelo .
3. Estimula o crescimento do cabelo:
Cientistas japoneses confirmaram que o chá preto, fermentado com Aspergillus sp. Pode estimular o crescimento do cabelo após 2 semanas de aplicação tópica. Então, o aplique o chá à temperatura no couro cabeludo e ao longo do seu cabelo para promover o crescimento do cabelo .
4. Adiciona brilho e lustre:
Ele também pode dar brilho ao seu cabelo maçante e sem vida. Depois de shampooing seu cabelo com um shampoo suave, use licor de chá preto (temperatura ambiente) para dar ao seu cabelo o enxague final. Faça por algumas semanas e seu cabelo se tornará mais macio e brilhante do que antes.
5. Reduzir as imperfeições:
As imperfeições podem dar-lhe sérios problemas de confiança. E é melhor que você use ervas para tratar manchas em vez de usar produtos químicos agressivos e drogas poderosas. Os cientistas descobriram que tem efeito de clareamento da pele na cobaia marrom de laboratório.
Além disso, ele tem propriedades antioxidantes, o que pode ajudar a eliminar as toxinas que causam manchas, em primeiro lugar. Você pode beber ou tomar um chá preto frio com um algodão limpo nas manchas para ver os resultados desejados em algumas semanas.
6. Protege da radiação UV:
A radiação UV é uma das principais causas de pigmentação da pele, câncer de pele e outros problemas relacionados à pele. Os pesquisadores descobriram que beber pode ajudar a proteger a pele e melhorar os problemas de pele causados por exposição excessiva a UV. Além de beber para evitar danos na pele , você também pode aplicá-lo topicamente para acalmar a pele.
7. Acelerar a regeneração da pele:
É incrível ver como a pele se regenera e cura feridas após alguns dias. Agora, às vezes, o processo de cura leva muito tempo. Neste caso, pesquisadores da Malásia descobriram que a aplicação de um extrato na pele ferida dos ratos de laboratório ajudou a curar as feridas mais rapidamente.
Além disso, houve menos inflamação e mais colágeno. Por favor, não aplique diretamente em feridas, pois nenhuma evidência científica confirma seu efeito sobre feridas de pele humana. Beba em vez de aplicá-lo topicamente sobre uma ferida.
8. Prevenir o envelhecimento prematuro:
Os antioxidantes e polifenóis presentes no chá podem proteger sua pele do envelhecimento prematuro e da formação de rugas. Em um estudo realizado no rato de laboratório sem cabelo, os cientistas descobriram que o chá preto reduziu a expressão do gene que cria uma enzima degradante de colágeno. Além disso, era um agente anti-rugas mais eficaz em comparação com outros chás.
9. Combate o câncer de pele:
Rico em antioxidantes e eficaz na maioria dos tipos de câncer, é natural que o chá preto possa mostrar sua eficácia contra o câncer de pele. Cientistas libaneses confirmaram que beber pode ajudar a prevenir o câncer de pele no mouse do laboratório. No entanto, não há dados significativos que confirmem essa descoberta em participantes humanos.
10. Previne infecções cutâneas:
A pele é o maior órgão e está trabalhando constantemente, mas é delicada e precisa de cuidados adequados. A maioria das infecções cutâneas são devidas à colonização microbiana. As catequinas e flavonoides de chá podem ajudar a prevenir infecções de pele.
Portanto, se você sofre freqüentemente de infecções de pele, além de tomar medicamentos, você também pode beber para acelerar o processo de cicatrização.
11. Reduz as bolsas dos olhos:
Essas bolsas abaixo dos olhos é uma preocupação séria para mulheres e homens. Isso pode fazer você parecer cansado e pode torná-lo propenso a enrugamentos prematuros. Tente usar bolsas de chá preto ou simplesmente mergulhe o algodão frio e mantenha-o sob seus olhos durante 20 minutos por dia. Você pode ver uma redução visível no inchaço nos olhos em poucas semanas.
12. Para a pele:
Pode ajudá-lo a obter uma pele saudável também. Os benefícios do chá preto para sua pele incluem lutar contra infecções e manchas da pele, atrasar o envelhecimento, curar inchaço. e os polifenóis e taninos estão ligados ao rejuvenescimento das células da pele. O chá é freqüentemente usado em receitas caseiras de beleza.
13. Reduz a pressão sanguínea:
Consumir chá preto pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea . Cientistas da Holanda, Alemanha, Reino Unido e Itália realizaram um experimento onde um grupo de pessoas receberam o chá durante uma semana e sua pressão sistólica e diastólica verificou.
No final deste experimento, foi confirmado que os participantes que consumiram apresentaram menor pressão arterial em relação ao grupo controle.
14. Fator de felicidade:
Pode ajudar a reduzir o colesterol LDL, a pressão sanguínea, reduzir o risco de câncer, aliviar o estresse, etc. Isso significa que bebe-lo pode melhorar seu quociente de felicidade por cem vezes. Então, beba esse chá para uma melhoria geral de sua saúde e humor. Agora, deixe-nos ver como beber pode ser benéfico para sua pele.
15. Trata a diarreia:
Sim, beber chá preto pode ajudar a tratar a diarreia. Dietas que incluem podem diminuir a prevalência de diarreia em 20%. Então, na próxima vez que você sofrer de estômago, você pode considerar consumir uma xícara para alívio e acalmar seu sistema digestivo.
16. Melhora o alerta mental:
Se a sua atenção estiver no lado mais baixo, você pode se beneficiar muito. Pesquisadores da Holanda descobriram que os participantes de um estudo que bebiam o chá tiveram a maior atenção e melhor atenção auditiva e visual. A L-teanina presente nos chás é dito para modular funções cerebrais e processo de atenção humana.
17. Doença de Alzheimer:
É um tipo de demência, que causa perda de memória e afeta o comportamento e o processo de pensamento. Agora, muitos acreditam que o consumo pode reduzir o risco de doença de Alzheimer, mas deixe-me dizer que a reivindicação não é apoiada por evidências científicas sólidas.
Existem estudos científicos que confirmaram que o chá verde possui propriedades de melhoria de Alzheimer.
18. Para saúde bucal:
A saúde bucal é de extrema importância se você não quer sofrer de cáries. Além de seguir as instruções do seu dentista sobre como proteger seus dentes, o consumo de chá preto também pode ajudar a proteger contra a placa dental, cáries e cáries dentárias e refrescar a respiração.
Possui propriedades antibacterianas e antioxidantes que previnem infecções por estafilococos. Além disso, o flúor presente no chá inibe a cárie dentária. Além disso, cientistas indianos também relataram que ele pode ajudar a prevenir a leucoplasia oral em pacientes com carcinoma oral.
19. Mata bactérias:
É fascinante como os micróbios estão em todo o universo! Alguns deles são bons para nós, mas a maioria deles não é. As bactérias podem causar infecções e também podem levar à morte. Os cientistas confirmaram que os antioxidantes e outros fito-nutrientes encontrados possuem propriedades antibacterianas. Na verdade, um estudo publicou que os chás podem até agir contra o antraz.
20. Alivia o estresse:
Nós levamos uma vida mais estressante do que nossos pais ou antepassados. Assim, a necessidade de desestressar todos os dias torna-se imperativa. Nesse caso, o que pode ser melhor do que uma xícara de chá de acordo com um estudo realizado pela University College London, o chá pode reduzir os hormônios do estresse no corpo e relaxa os nervos. Tenha uma xícara de chá preto em vez de fumar tabaco ou chegar a um doce (para apanhar açúcar) para aliviar o estresse .
21. Alivia asma:
A asma é causada por inflamação e inchaço da via aérea ou bronquial, o que dificulta a inalação e a expiação. Os chineses acreditam que beber esse chá e o chá verde podem ajudar a aliviar a asma.
Poucos estudos também provaram que a cafeína presente nos chás pode ajudar a função pulmonar. Além disso, os flavonoides presentes no chá também são encontrados para ter um efeito benéfico sobre as pessoas com asma.
22. Elimina os radicais livres:
Os radicais livres de oxigênio são produzidos devido ao metabolismo ou influência externa, como poluição, tabagismo, etc., o que leva a uma sobrecarga desses radicais livres. Estes radicais livres de oxigênio são tóxicos para o corpo.
E a principal função dos antioxidantes é eliminar esses radicais prejudiciais. Ele é carregado com antioxidantes e ajuda a eliminar essas moléculas tóxicas. O chá preto com limão é uma boa escolha para esta ação.
23. Ajudar a emagrecer:
A obesidade é a causa raiz de várias doenças, como diabetes, doenças cardíacas, PCODs, colesterol alto, etc. Como o chá verde, o chá preto também pode ajudá-lo a perder peso se consumido junto com algumas mudanças de estilo de vida.
Cientistas da Faculdade de Medicina David Geffen, Califórnia, EUA, descobriram que ajudou a reduzir a gordura visceral, reduzindo os genes indutores de inflamação. Uma vez que um período prolongado de inflamação no corpo pode induzir a obesidade, ao beber chá você pode prevenir a obesidade induzida por inflamação. Além disso, esse chá diminui os níveis de triglicerídeos.
24. Pedras nos rins:
As pedras nos rins são dolorosas e prevalentes. É causada devido ao aumento da excreção de substâncias formadoras de cristais como oxalato, cálcio e ácido úrico. Felizmente, pode reduzir o risco de formação de cálculos renais em 8%.
No entanto, os pesquisadores têm uma opinião dividida sobre isso. Então, é melhor consultar um médico antes de beber chá preto para a formação de cálculos renais.
25. Trato digestivo saudável:
Um intestino saudável pode protegê-lo de várias doenças e distúrbios. Além disso, o consumo de chá preto pode ajudar a melhorar a contagem e a variedade de micróbios intestinais bons. Os cientistas acreditam que os polifenóis do chá atuam como um prebiótico, o que ajuda a aumentar as boas bactérias intestinais.
Além disso, esses polifenóis também impedem o crescimento de outras bactérias nocivas no intestino. Além disso, também pode ajudar a reduzir úlceras no estômago e câncer colorretal, esofágico / estomacal.
26. Reduzir o colesterol:
Estilo de vida pouco saudável e hábitos alimentares podem aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, o colesterol LDL elevado (colesterol ruim) pode levar ao acúmulo de placa nas paredes arteriais, limitando assim o fluxo sanguíneo que leva ao ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico, etc.
Em um estudo, o chá preto mostrou reduzir o colesterol LDL de 11,1%. Além disso, pesquisadores japoneses descobriram que tem efeito anti-hipercolesterolêmico em seres humanos obesos e propensos a doenças cardíacas.
27. Melhora a saúde óssea:
À medida que envelhece, a força dos seus ossos começa a diminuir. No entanto, os cientistas observaram que as pessoas que bebem chá preto podem restaurar significativamente a densidade óssea, pois ele é um substituto do cálcio.
Por esta razão, beber esse chá também pode reduzir o risco de fracturas que mais comumente ocorrem em idosos devido à osteoporose. Portanto, se você tem 30 anos, faça uma parte da sua dieta para evitar a redução da densidade óssea, osteoporose e risco de fraturas no futuro próximo.
28. Reduz o risco de parkinson:
O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente pessoas idosas. No entanto, hoje em dia, a geração mais nova também está sendo impactada devido ao estresse, estilo de vida não saudável, genes, etc.
A pesquisa sugere que os polifenóis do chá têm um efeito neuroprotetivo no cérebro. Além disso, em uma pesquisa realizada na Universidade Nacional de Cingapura, cientistas descobriram que a cafeína no chá preto é inversamente associada à doença de Parkinson.
29. Impulsiona a imunidade:
O chá preto é rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres de oxigênio. Os radicais de oxigênio tendem a mutar o DNA e dificultar a função celular normal. Isso pode levar a inflamação e ativação de caminhos inflamatórios.
Além disso, por sua vez, pode colocar o corpo em estado de estresse. O chá ajuda a liberar os radicais de oxigênio, ajudando assim a restaurar as funções normais das células e do corpo e aumenta a imunidade.
30. Risco mais baixo de diabetes:
Mais de 29 milhões de pessoas nos EUA são diabéticas e cerca de 30% das pessoas prediabéticas são propensas a desenvolver diabetes tipo 2 em cinco anos. Este transtorno metabólico grave deve ser tratado em estágios iniciais ou mesmo melhor se for impedido.
Os cientistas descobriram que beber chá pode ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2. Além disso, as catequinas e teaflavinas no chá preto ajudam a tornar o corpo mais sensível à insulina e previne a disfunção das células beta.
O coração é um dos órgãos mais vitais. Isso torna o oxigênio disponível para os órgãos e células, bombeando sangue oxigenado e ajuda a remover dióxido de carbono dos órgãos e células. Assim, o coração deve permanecer saudável para evitar complicações de saúde.
As propriedades do preto foram encontradas para melhorar a saúde do coração, especialmente devido às flavonas presentes no chá. Além disso, os cientistas confirmaram que beber mais ou igual a 3 xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária. Além disso, esse chá também está associado a infarto do miocárdio reduzido, isquemia e mortalidade cardiovascular.
31. Reduzir o risco de câncer de ovário:
O câncer é uma doença fatal que custou milhões de vidas. Para reduzir o risco de câncer , particularmente o câncer de ovário, comece a beber. Além disso, como as catequinas no chá verde, as teaflavinas no chá preto podem inibir a proliferação de células de câncer de ovário.
Em um estudo realizado por pesquisadores do Roswell Park Cancer Institute, EUA, um declínio de 30% no risco de câncer de ovário foi observado em pacientes que bebiam mais de duas xícaras por dia.
Confira no vídeo a seguir mais benefícios do chá preto para a saúde:
Efeito Colaterais:
O esse chá é uma bebida geralmente segura, mesmo para crianças e mulheres grávidas, quando consumido com moderação. Assim, como em tudo, você deve considerar a quantidade de chá consumida, pois o excesso pode ter efeitos secundários.
Os efeitos colaterais do excesso de chá são devido ao excesso de cafeína (uma xícara de chá preto contém cerca de 50 mg de cafeína), cujos sintomas podem incluir: taquicardia, insônia, ansiedade, nervosismo, dor de cabeça ou de estômago, irritação do estômago, gastrite (queimação no estômago), vômitos, diarreia, gases, colite, frequência urinária, irritabilidade, batimento cardíaco anormal, zumbido nos ouvidos, tonturas e dor muscular.
Normalmente, recomenda-se não beber mais do que 5 xícaras de chá preto no decorrer do dia (as mulheres grávidas não devem exceder 200 mg por dia). Além disso, a cafeína atravessa a placenta e passa para o leite materno. Mães que abusam de cafeína durante a gravidez podem aumentar o risco de SIDS (Síndrome da Morte Súbita).
Bebês amamentados por mães que abusam de cafeína também podem ter mais irritação e maior risco de anemia devido a diminuição no metabolismo do ferro. Além disso, o chá também pode criar dependência psicológica. Por conter cafeína, pode interagir com diversos medicamentos, ervas e suplementos.