Chá Matcha: O que é, valor nutricional, benefícios e como preparar
O chá matcha é um dos chás mais conhecidos do oriente, essa popularidade toda se deve ao seu sabor e a sua versatilidade de benefícios e propriedades, no entanto o matcha pode ser consumido tanto em forma de chá como também ser ingrediente de acompanhamento a outros alimentos, como em receitas de bolos, pães, sucos e até onde pode ir a criatividade do cozinheiro!
O que é matcha?
O chá matcha é um tipo de chá verde em pó muito utilizado no Japão na cerimônia do chá. O chá verde é extraído das folhas da planta Camellia sinensis e muito apreciado pelos seus benefícios. Entretanto, vários estudos vêm apontando o Matcha como um chá um pouco mais “poderoso” que o chá verde tradicional, já que apresenta maior teor de catequinas, uma substância antioxidante responsável por grande parte dos seus benefícios.
Pesquisas indicam que a concentração de epigalocatequina galato (a principal catequina presente no chá verde) é 137 vezes maior no Matcha do que no chá verde tradicional, motivo pelo qual ele tem sido apontado como um chá mais benéfico
Valor Nutricional do Chá Matcha:
O chá matcha é uma bebida consagrada que é fonte de Vitamina A, vitamina do complexo B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K e minerais. Ele é rico em componentes com atividade antioxidante incluindo polifenóis, catequinas e clorofila.
A presença de aminoácidos, tais como L-teanina e teofilina no chá torna uma bebida embalada de multi-nutrientes.
Benefícios do Chá Matcha Para Saúde:
1. Ajuda no emagrecimento:
O Chá Matcha possui um efeito termogênico bastante significativo, o que significa que ele ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando a queima de calorias.
Além disso, o chá matcha contém uma substância chamada L-teanina, que ajuda a dissolver a gordura. Quando consumido paralelamente à prática de atividades físicas, o chá aumenta em até 25% a queima de calorias.
2. Ajuda a reduzir o colesterol:
Por suas propriedades e alta quantidade de fibras, o chá pode ajudar a diminuir o mau colesterol – LDL, minimizando assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
3. Ajuda a relaxar:
A L-teanina presente no Chá Matcha atua também no sistema nervoso, e ajuda a promover a sensação de bem-estar e relaxamento.
4. Reduz a retenção de líquido:
Por ter um efeito diurético, o chá contribui com a diminuição da retenção de líquido no organismo, ajudando na perda do excesso e eliminando o inchaço em algumas regiões do corpo.
5. Estimula o metabolismo:
Um estudo publicado no ano de 1999 também no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre) identificou que o consumo do chá matcha contribui para que o metabolismo seja estimulado e, por consequência, para que o processo de queima de gordura no corpo possa acontecer de maneira mais rápida.
6. Estimula a sensação de saciedade:
Quando nos sentimos satisfeitos, é mais difícil que acabemos cedendo às tentações culinárias, e tomar o chá pode contribuir nesse sentido. Isso acontece por conta do antioxidante EGCG (epigalocatequina) que estimula a liberação de um hormônio chamado de CCK (colecistocinina), que, por sua vez, é responsável por encaminhar ao cérebro a informação de que o estômago está cheio.
7. Contém antioxidantes de catequina:
Certamente, os antioxidantes são o constituinte mostram para alimentos saudáveis, mas sua função torna o título bem merecido. O chaé rico em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo dos radicais livres que causam estragos em nossos órgãos.
Ao afastar esses radicais prejudiciais, os antioxidantes podem proteger o corpo do envelhecimento precoce. As catequinas são poderosos antioxidantes que são uma vantagem acima do resto devido às suas propriedades de combate ao câncer.
8. Reduz o risco de diabetes tipo 2:
O perigoso problema de saúde do diabetes tipo 2 é caracterizado pela incapacidade do corpo de usar a glicose de forma eficaz. Ter uma ingestão de chá verde matcha pode ter um impacto positivo na saúde se você mostrar sinais de pré-diabetes.
Vários estudos mostram que o consumo de chá verde e o risco de desenvolver diabetes são inversamente relacionados. Eles também mostram como o chá verde matcha pode afetar os níveis de glicose e insulina no corpo.
9. Benefícios do chá matcha por reduzir estresse:
Mais de cem anos atrás, beber chá verde matcha era o segredo para manter a calma e manter o corpo relaxado. A presença de um aminoácido chamado L-Theanine é a razão da relação causal entre o chá verde matcha e a meditação. L-Theanine encoraja o cérebro a produzir ondas alfa que contribuam para o efeito relaxante sem induzir efeitos colaterais nocivos.
10. Benefício do chá matcha por aumentar os níveis de energia e resistência:
O aumento de energia que se obtém de beber o chá não é apenas por causa do seu conteúdo de cafeína. Muitos chás contêm vestígios de cafeína até certo ponto, mas o aumento de energia do Chá é o resultado de seu alto valor nutritivo.
Na verdade, ele ainda melhora o desempenho físico no exercício e outras atividades. Os atletas certamente notarão um aumento nas capacidades de resistência depois de beberem chá verde.
11. Ajuda a se concentrar melhor:
O chá tem um efeito notável nos níveis de concentração e concentração devido à L-Teanina que contém. Ele promove a produção de hormônios, como serotonina e dopamina, que também têm efeitos sobre humor e memória.
Confira, também outros benefícios:
- Aumenta a energia do organismo, mantendo uma agradável sensação de vitalidade que dura em torno de 6 a 8 horas por dia;
- Desenvolve o metabolismo, sendo um grande agente de limpeza para o organismo;
- Trabalha na melhora da concentração e na redução de estresse;
- Combate o envelhecimento por conter grande concentração de polifenóis antioxidantes;
- Seu consumo habitual trabalha baixando a tensão arterial e o colesterol;
- Contribui para a diminuição dos riscos de câncer de mama e incômodos pré-menstruais.
- Ajuda a reduzir a celulite;
- Trabalha na redução de peso.
Onde Encontra o Chá Matcha:
O Chá pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais, é vendido em pó e pode ser utilizado, não somente como chá, mas também como ingrediente de saladas, cozidos, etc.
Como Preparar e Consumir:
Para utilizá-lo, basta ferver um pouco de água (lembrando que ela não deve ferver, apenas começar a formar as primeiras bolhas). Separadamente, coloque o pó do Chá Matcha em um recipiente, e despeje a água quente, mexendo para diluir o chá.