Chá de valeriana: Para que serve, valor nutricional, benefícios e contraindicação
O chá de valeriana possui uma planta medicinal também conhecida pelos nomes de erva dos gatos, valeriana-das-botica e valeriana selvagem. A erva produz flores de coloração rosa e pode chegar a atingir um metro de altura.
Encontrada à venda em sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres, a erva ainda pode ser adquirida no formato de cápsulas, comprimidos e tintura (que são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas), em forma de gotas.
Além disso, a valeriana é conhecida por ser dotada de propriedades antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas, anticonvulsivantes, relaxantes e soporíferas que provocam o sono.
Benefícios do chá de valeriana para saúde:
1. Diminuição de pressão arterial:
Os compostos ativos da valeriana que auxiliam o controle da ansiedade e do estresse. Também podem contribuir com a regulação da pressão arterial. Algo que é importante para evitar a pressão arterial alta, que aumenta as chances de ataque no coração e derrame.
2. Tratar o hipertireoidismo:
Além disso, esta erva é famosa por seus efeitos musculares relaxantes e ajudando a dormir. Como você sabe, a insônia é uma condição comum para muitos pacientes com hipertireoidismo.
3. Melhora a memória:
O Chá desta erva pode melhorar o desempenho da memória e algumas habilidades de resolução de problemas em crianças e adultos. De acordo com uma pesquisa em ratos idosos. Além disso, o ácido valerênio presente possui efeitos poderosos na função de memória.
4. Diminuição da pressão arterial:
Os compostos ativos do Chá desta erva e que auxiliam o controle da ansiedade e do estresse. Também podem contribuir com a regulação da pressão arterial. Algo que é importante para evitar a pressão arterial alta, que aumenta as chances de ataque no coração e derrame.
5. Combate a ansiedade e o estresse:
Além disso, diversas pesquisas apontam que devido às substâncias calmantes e relaxantes contidas nesta erva, ela exerce um papel fundamental na prevenção e tratamento dos sintomas associados à ansiedade e ao estresse.
6. Auxilia no emagrecimento:
Pelo fato de a valeriana atuar na diminuição da ansiedade, ela também contribui para equilibrar o apetite das pessoas que comem de forma impulsiva, auxiliando assim no processo de emagrecimento.
7. Alivia cólicas menstruais:
Por ter propriedades antiespasmódicas e sedativas, esta erva age no relaxamento muscular, amenizando um dos sintomas típicos da TPM, as cólicas. Inclusive, uma pesquisa realizada por uma universidade iraniana revelou que a raiz de valeriana é capaz de amenizar até mesmo as mais severas contrações uterinas.
8. Ajuda no tratamento do TOC:
Além disso, o Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC, é uma das doenças que mais tem atingido pessoas em todo mundo. Ela se caracteriza pela ocorrência de pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos. No entanto, a necessidade constante de checar diversas vezes a mesma coisa ou de ter uma “mania” de organização e perfectibilidade muito além do normal.
9. Ajudar no tratamento da histeria:
Devido às propriedades sedativas da valeriana, ela é considerada também uma importante aliada no tratamento da histeria, distúrbio muito comum associado a doenças de cunho mental.
10. Alivia os sintomas da menopausa:
Além disso, o chá dessa erva apresenta excelentes resultados para o alívio dos principais sintomas da menopausa, tais como: irritação, dores de cabeça, emotividade excessiva etc.
11. Acalmar o coração:
Por agir no organismo como um poderoso calmante natural, o chá de valeriana também contribui para acalmar o coração. Sobretudo no caso de pessoas mais agitadas ou até mesmo em momentos de emoção intensa.
12. Prevenir cãibras:
Devido às substâncias contidas na valeriana, responsáveis por atuar no relaxamento dos músculos, o consumo desta erva também é capaz de prevenir cãibras, sendo por esta razão muito indicada para atletas e pessoas que praticam atividade física com certa regularidade.
13. Combate a depressão:
Em muitos casos, pelo fato de a depressão leve estar associada a episódios de intensa ansiedade ou tensão excessiva. O consumo de valeriana contribui para acalmar os nervos, propiciando as condições ideais para que o organismo consiga gerar substâncias que interferem de maneira positiva no humor.
14. Diminuição de tremores de leve intensidade:
Em virtude de a valeriana atuar na melhora do funcionamento das funções neurológicas, ela age na diminuição dos tremores de intensidade leve, geralmente associados a doenças do sistema nervoso ou até mesmo à ansiedade crônica.
15. Rica em ácido fólico:
O chá de valeriana contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes. Além disso, o torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres.
Contraindicações do chá de valeriana:
Por mais que a valeriana seja um medicamento 100% natural, ela apresenta algumas contraindicações que são:
- Não deve ser consumida por pessoas alérgicas ao extrato desta planta;
- Não deve ser consumida por gestantes;
- É contraindicada para crianças menores de 3 anos;
- Em hipótese alguma deverá ser ingerida concomitantemente ao consumo de álcool;
Não deve ser consumida juntamente com outros medicamentos sedativos, ainda que sejam naturais.