Chá de Tília: Para que serve, valor nutricional e benefícios
O chá de tília tem grandes propriedades nutricionais e medicinais. Entretanto, como tantos remédios de ervas, a tília tem sido usado há séculos na medicina europeia tradicional para tratamento de problemas médicos. É uma erva que vem das espécies de árvores de Tília.
Além disso, historicamente, as flores tiradas de duas espécies de tília Tilia platypyllos e Tilia cordota têm sido usadas para acalmar os nervos e tratar uma série de problemas emocionais geralmente relacionadas à ansiedade e ao estresse.
As flores também foram usadas para fazer um chá calmante que também foi usado para tratar náuseas, vômitos, palpitações e resfriados. Atualmente, a Tília ainda é usado como ingrediente em vários remédios comerciais contra a tosse. Portanto, acredita-se que o íon contém certos componentes químicos que podem promover a transpiração e tratar febres.
Benefícios do Chá de Tília Para Saúde:
1. Combater gripe e resfriado:
Devido às suas qualidades diaforéticas, a Tília foi tradicionalmente utilizado e continua a sendo usada para combater resfriados e gripes, especialmente os resfriados febris. Isso pode estimular a transpiração necessária para aliviar os sintomas da febre.
O chá de tília também pode ser usada para reduzir o congestionamento na passagem nasal e para facilitar a respiração. Também é usado para reduzir a tosse e aliviar a irritação na garganta. Na Alemanha, a Tília é usada como ingrediente com várias outras ervas para o preparo de um chá usado para tratar a gripe, tanto para crianças quanto em adultos.
2. Controlar a ansiedade:
Os chás de ervas são uma ótima maneira de acalmar os nervos. Muitos têm propriedades calmantes que podem diminuir a ansiedade e ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.
O chá de tília pode não ter o mesmo nível de popularidades que alguns dos outros chás calmantes, como a camomila. Ele pode auxiliar algumas pessoas a se sentirem mais relaxadas, além de ser uma deliciosa bebida calmante para dormir.
3. Alivia a febre:
O chá de tília tem sido usado para tratamento de febres e resfriados febris. A Tília possui propriedades diaforéticas, o que significa que pode ser usada para induzir a transpiração, o que é especialmente útil caso esteja tentando se livrar da febre.
Muitos acreditam um ácido presente na erva, chamado de ácido P-coumaric, seja responsável por esta ação. A transpiração não só ajuda aliviar a febre, mas promove a desintoxicação d o corpo. Pode ajudar na liberação do acúmulo de toxinas do corpo, bem como o excesso de gorduras, sal e água.
4. Como Antimicrobiano:
Além disso, vários estudos mostraram que os extratos de Tília têm atividades antibacterianas contra vários organismos infecciosos.
Um estudo detectou que a Tília possui atividades antifúngicas, enquanto outro estudo demonstrou que pode ter ações inibitórias contra certos patógenos transmitidos por alimentos.
5. Rico em antioxidante:
Assim como muitas plantas e ervas, a Tília contém uma quantidade valiosa de antioxidantes, que podem proteger o corpo de uma série de doenças. A Tília possui dois compostos antioxidantes chamados de kaempferol e quercetina que ajudam na proteção e reversão dos danos causados pelos radicais livres.
6. Tratar inflamação:
O chá de tília também possui fortes poderes anti-inflamatórios, cujo pode torna-se útil tanto para inflamações internas quanto externas. Portanto, beber o chá de tília regularmente pode aliviar a dor associada à artrite e reumatismo e pode até mesmo aliviar a inflamação no sistema respiratório.
7. Possui propriedades antiespasmódicas:
Além disso, de acordo com estudos in vitro, o chá de tília possui capacidade antiespasmódicas. Tal como acontece com muitos dos outros benefícios medicinais da erva, acredita-se que a sua eficácia esteja ligada ao conteúdo de flavonoides e ácido p-cumárico.
Essas ações antiespasmódicas são úteis no tratamento de cólicas no estômago, inchaço e gás, entre outros problemas.