Chá de hortelã: Para que serve, benefícios, receitas e malefícios
O chá de hortelã vai beneficia muito a saúde do nosso corpo, o nome científico da hortelã é Mentha piperita. Além disso, esta planta maravilhosa, perfumada e verde-escura tem mais de 40 compostos químicos diferentes, incluindo mentol, mentol e acetato de mentil, o que o torna um bom anti-séptico, antibacteriano, antiespasmódico, antiviral, anti-inflamatório, miorrelaxante, antioxidante, expectorante, analgésico, e vasodilatador.
Uma vez que o chá de menta é completamente natural e isento de cafeína, os médicos recomendaram isso para curar todos os tipos de doenças desde muito tempo.
Benefícios da hortelã para saúde:
1. Elimina acne:
O efeito de resfriamento da hortelã tem um efeito mágico sobre a pele oleosa. Tudo que você precisa é um pouco de paciência e um copo diário de chá de hortelã quente para da adeus à acne e espinhas.
2. Elimina a pele oleosa:
Os raios duros do sol e a poluição causam estragos na sua pele, tornando ela gordurosa. tomar o chá de hortelã diariamente ajuda a rejuvenescer sua pele.
Os antioxidantes no chá ajudam a limpar os poros da pele. E isso não é uma coisa nova. Além disso, desde a idade media, a hortelã tem sido usado para tratar a pele oleosa e gordurosa.
3. Pele sensível:
Além disso, muitos de nós têm uma pele superficial e sensível, o que nos torna mais conscientes de enfrentar o sol, ou mesmo climas diferentes.
O chá de hortelã contém antioxidantes que podem curar diferentes doenças da pele como queimaduras solares, rugas, envelhecimento prematuro, pouca imunidade contra infecções cutâneas e até câncer.
4. Estimula o crescimento do cabelo:
Um bom estimulador para seu couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo. Devido à sua capacidade para acalmar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo para as raízes do cabelo, a hortelã estimula a saúde do seu cabelo.
5. Ajuda na perda de peso:
As pessoas tendem a procurar maneiras fáceis e eficazes de perder peso sem ficar frenético com calorias e exercícios físicos, para não esquecer os efeitos colaterais que esses hábitos alimentares levam.
Muitos estudos mostraram que o chá de hortelã foi um suporte confiável durante a perda de peso. Ele ainda aumenta a ingestão de líquidos em nosso corpo.
Mas, como todos sabemos, esse método de engolir uma dose quantificada de chá de hortelã é apenas para “auxiliar” a perda de peso. Não pode simplesmente cortar todo o excesso de gordura em nosso corpo.
6. Reduz o inchaço e a indigestão:
O chá de hortelã acalma os músculos da barriga e melhora o fluxo da bile, que é usado para digerir gorduras. Além disso, isso abre caminho para o bom funcionamento do nosso sistema digestivo, e o gás digestivo é permitido passar de forma mais eficaz.
7. Trata náuseas:
Felizmente, esta condição pode ser tratada com nossa própria fonte antiespasmódica e anti-inflamatória da hortelã. Apenas prepare um copo de chá de hortelã. Isso acalmará seu estômago e reduzirá o enjoo.
No entanto, este chá refrescante também é útil no tratamento de outros problemas relacionados com o intestino e movimento, como dor de estômago e diarreia.
8. Baixa febre:
O chá de hortelã é também benéfico para a febre. O Menthol (o descongestionante), o principal componente do chá, esfria o sistema e, portanto, diminui a temperatura do nosso corpo, tanto interna como externamente.
Isso leva a transpiração excessiva, reduzindo a febre e a inflamação e desconforto relacionados.
9. Cura transtornos respiratórios:
O chá de hortelã tem efeitos anti-sépticos e anti-espasmódicos que ajudam na redução do muco e no alívio da tosse e limpeza, infecções na garganta, resfriados, gripe, asma e bronquite. Portanto, mantém o seu sistema respiratório limpo e livre de quaisquer obstáculos.
10. Controlar ansiedade e estresse:
Uma dose de chá de hortelã quente pode reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, o estresse é um dos problemas mais comuns prevalecentes no tempo de hoje e tem afetado jovens e idosos. No entanto, o mentol na hortelã acalma. Então, sempre que você se sentir estressado, beba meia xícara cheia de chá de hortelã morna e você se sentirá bem de novo!
11. Trata a tosse:
Além disso, o chá de hortelã foi citado como uma das melhores armas contra todos os tipos de tosse. É estomático, tônico, anodino, estimulante e carrega mentol, um excelente elemento calmante para limpar fleuma dentro de nossas garganta.
12. Alivia a dor de garganta:
Ter uma dor de garganta é um incômodo, especialmente quando você tem um evento importante à frente. Além disso, de qualquer forma, não é capaz de expressar suas idéias verbalmente é irritante, e você não pode ajudar a recorrer a medicamentos sem receita médica.
Em vez disso, vá para um copo quente de chá de hortelã, que limpará sua garganta. O vapor do chá acalma a passagem nasal, e o líquido quente que flui pelo esôfago faz você se sentir melhor.
13. Controlar a diabetes:
O chá de hortelã foi encontrado para ser eficaz no controle da diabetes. Os compostos fenólicos encontrados na hortelã e suas propriedades antioxidantes ajudam a controlar a diabetes tipo 2.
Eles até contribuem para manter os níveis de antioxidantes plasmáticos e prevenir doenças vasculares que acompanham a diabetes tipo 2.
14. Controlar a pressão arterial:
Horas de trabalho esticadas e sem tempo para o lazer pessoal nos tornaram todos suscetíveis à pressão arterial elevada. Além disso, ainda não é surpreendente hoje em dia tropeçar em alguns pacientes com hipertensão arterial alta também! Optar por medicamentos o tempo todo não é preferido, especialmente com casos tão jovens.
Além disso, as propriedades relaxantes do mentol no chá de hortelã ajudam a tornar o nosso corpo livre de tensão e, portanto, controlar a pressão arterial elevada.
15. Alivia dor de cabeça:
Um dia longo e cansativo pode levar a uma dor de cabeça incontrolável. Para contrariar isso, tendemos a entrar em uma forte dose de cafeína, que tem ainda mais efeitos adversos.
16. Reduz os níveis de colesterol:
Todos nos relacionamos com os anúncios de culinária de “baixo colesterol”, que se tornam muito mais relevantes quando existe o risco de colesterol elevado para um dos nossos amados membros da família.
17. Facilita a amamentação:
Muitas mulheres enfrentam um transtorno peculiar, mas comum, enquanto estão amamentando seus filhos.
Esta condição é conhecida como fissura do mamilo, que é causada devido a fricção excessiva, resultando em dor, irritação ou sangramento na área do mamilo.
O consumo de chá de hortelã foi provado ser muito eficaz em tais casos devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecção.
18. Alivia cólicas menstruais:
Para muitas mulheres, o ciclo menstrual traz uma experiência realmente dolorosa com cólicas excessivas e dor abdominal. Ter medicamentos também não é aconselhável durante esta fase, de modo que o jejum é principalmente recomendado. Portanto, tomar uma chávena de chá de hortelã quente ajudará na redução das cólicas e da dor.
19. Trata a síndrome do intestino irritável:
A síndrome do intestino irritável (IBS) é muito mais evidente nas cidades americanas e está afetando as mulheres em um ritmo acelerado. Esta doença resulta no fluxo descontrolado de intestinos (movimentos) ou fezes restritas (constipação).
A saturação incômoda no trato digestivo superior indica dispepsia funcional, o que nos deixa em dor inegável.Ambas estas doenças relacionadas ao estômago podem ser curadas tomando a dose regular de chá de hortelã quente, que é conhecido por acalmar e curar.
20. Fortalece a imunidade:
Além disso, o chá morno de menta com propriedades antibacterianas que cura febres, tosse e resfriados. Ter essa bebida calmante regularmente não só irá matar os germes causando diferentes doenças, mas também evitará que as bactérias entrem em seu corpo, impedindo assim futuras doenças.
A vitamina B, antioxidantes, cálcio e potássio presentes no extrato de folha de hortelã funcionam como anticorpos para combater doenças graves e mantê-lo saudável.
Receita com chá de hortelã:
Além disso, o chá de folhas de hortelã pode ser usado para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino.
Ingredientes:
– 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã.
Modo de preparo:
- Numa xícara adicionar 2 a 3 colheres de hortelã e adicionar 150 ml de água fervente;
- Tapar e deixar repousar durante 10 minutos;
- Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.
Malefícios do chá de hortelã:
Por fim, é sempre bom lembrar que é preciso ter cuidado no consumo de plantas medicinais. Além disso, as mesmas não podem ser usadas de modo irrestrito e por conta própria quando se fala de algum tratamento à base destas plantas.