Chá de Cavalinha: Para que serve, benefícios, receitas e malefícios
A cavalinha é uma erva perene que existe há mais de trezentos milhões de anos. Desde o início dos medicamentos à base de plantas, a cavalinha foi usada para vários fins. A planta deriva seu nome não de qualquer relação física com os cavalos, mas devido ao fato de que ele estava amarrado à cauda de um cavalo para ajudar a assustar as moscas.
Pode ser apreciado de muitas maneiras diferentes e exibe uma série de diferentes benefícios para a saúde. Esta é a principal razão pela qual este chá é consumido, embora alguns gostem do sabor distinto, e outros podem estar interessados nos outros benefícios específicos que o chá de cavalinha pode dar à sua saúde em geral.
Informação Nutricional:
Quantidade por 1 Xícara: Calorias 167 kcal; Carboidratos 0 g; Açúcar 0 g; Proteínas 19,32 g; Gorduras 9,36 g; Gordura Saturada 2,444 g; Gordura Monoinsaturada 3,205 g; Gordura Poli-insaturada 2,343 g; Colesterol 64 mg; Fibras 0 g; Sódio 78 mg e Potássio 389 mg.
Benefícios do Chá de Cavalinha Para Saúde:
1. Para Emagrecer:
O chá de cavalinha promove a aceleração do metabolismo, potencializando a queima de calorias e resultando na perda de peso. Além disso, sua ação diurética ajuda a eliminar toxinas do corpo e desinchar, evitando a retenção de líquidos.
2. Combater a Retenção de Líquidos:
Muitas pessoas, principalmente as mulheres, sofrem com a retenção de líquidos no organismo ou seja, a acumulação de água, que faz o corpo inchar. Ele ajuda a resolver esse problema, eliminando o excesso de líquido através da urina, graças ao seu efeito diurético.
3. Melhorar a Aparência da Pele:
Este chá ajuda a melhorar a aparência da pele, já que possui propriedades adstringentes que ajuda a reduzir a oleosidade da pele e ainda aumenta a elasticidade da pele e combate a flacidez.
4. Para as Unhas e Cabelos:
O chá de cavalinha é fantástico para as nossas unhas e cabelos, já que as fortalece e estimula o seu crescimento. Há quem diga que colocar as unhas dentro de um recipiente com água e duas colheres de chá de erva seca, ajuda a tratar das unhas frágeis e quebradiças. A sílica presente no Chá auxilia a saúde capilar, prevenindo a queda de cabelo e as pontas espigadas.
5. Propriedades Anti-Inflamatórias:
Vários estudos concluíram que o chá de cavalinha tem ação anti-inflamatória que ajuda a aliviar as dores. E ainda, possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater germes e fungos.
6. Trata Feridas da Boca:
Este chá pode ajudar a tratar as amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais, basta bochechar uma pequena quantidade do produto algumas vezes ao dia.
7. Tratar Osteoporose:
O cálcio presente no chá auxilia em relação à densidade óssea. A mistura já foi utilizada para prevenir fraturas melhorar o fortalecimento dos ossos. Acredita-se que o efeito esteja associado com o alto teor de silício encontrado na planta.
8. Aumentar o Metabolismo:
Outro benefício do chá de cavalinha é que a bebida pode ser utilizada como auxiliar em dietas para emagrecer graças ao seu efeito de aceleração do metabolismo. Quando o metabolismo funciona de maneira mais rápida, o processo de queima de calorias e gorduras torna-se mais eficiente.
9. Acabar com a Gripe:
O Chá ajuda a tratar de gripes e constipações. A inalação deste chá ajuda a desobstruir as vias nasais e a sua ingestão ajuda a tratar da tosse e de problemas respiratórios.
10. Para Pele:
O chá possui propriedade adstringente, ou seja, auxilia na redução da oleosidade da pele e combate e previne o aparecimento de espinhas. A planta também colabora com a elasticidade da pele e combate a flacidez.
11. Possui Ação Antioxidante:
Este chá é uma fonte natural de antioxidantes. A ação antioxidante é importante para o organismo humano porque combate a ação dos radicais livres, substâncias malignas que causam doenças como o câncer e promovem o envelhecimento.
12. Propriedade Anti-inflamatória:
A ação anti-inflamatória da cavalinha está associada ao alívio da dor e auxílio à diminuição ou prevenção do sangramento causados por hemorroidas.
13. Excelente Antimicrobiano:
Sua ação antimicrobiana, ao lado de seu efeito anti-inflamatório, como falamos no tópico acima, também pode auxiliar em relação à irritação e eliminação do pus causados por furúnculos, carbúnculos (infecção de pele de origem bacteriana, que geralmente atinge a nuca e as costas) e feridas. Para isso, é necessário utilizar a cavalinha em compressas e pomadas.
14. Memória e Cognição:
Este chá pode ajudar a melhorar a memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Acredita-se que o efeito seja possível por conta da ação antioxidante da planta medicinal.
15. Tratar Bronquite, Tosse, Resfriado e Gripe:
Tomar o chá pode auxiliar a tratar problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, associadas a gripes e resfriados.
Acredita-se que inalar o vapor da bebida pode reduzir a obstrução nasal e que a ingestão duas a três vezes por dia contribui com o tratamento da tosse e outros problemas respiratórios.
16. Tratar Amigdalite e Gengivite:
Um enxaguante bucal feito com o chá pode auxiliar o tratamento de amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais. A indicação é fazer o gargarejo com o enxaguante bucal durante um a três minutos.
Outros Benefícios do Chá de Cavalinha:
O Chá de Cavalinha emagrece, porém, esse não é o único benefício que ela é capaz de proporcionar. Essa planta é capaz de ajudar a combater uma série de males. Veja abaixo alguns deles:
- Anemia.
- Ansiedade e estresse.
- Menstruação excessiva.
- Osteoporose e reumatismo.
- Pressão alta.
- Cistite.
- Pedra nos rins.
- Pedra na vesícula.
- Úlcera.
- Febre e dor de cabeça.
Confira através do vídeo abaixo outros benefícios do chá de cavalinha para saúde:
Receita de chá de cavalinha:
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de cavalinha;
- 500 ml de água.
Modo de Preparo:
- Colocar a cavalinha dentro de um recipiente;
- Ferver a água;
- Após, transferir a água fervente para o recipiente da cavalinha;
- Deixar abafado por cinco minutos. Coar e servir-se.
- Recomenda-se consumir o chá ao longo do dia. A quantidade diária recomendada do chá é de duas a três xícaras.
Efeitos colaterais:
A bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês, crianças e pessoas que sofrem com pressão baixa, deficiência de vitamina B1 e possuem risco de desenvolver deficiência de potássio.
Pessoas com diabetes devem ter cuidado ao tomar o chá e monitorar seus níveis de açúcar no sangue, pois o seu consumo pode favorecer o desenvolvimento de hipoglicemia (taxas baixas de glicose no sangue).
Antes de utilizar a bebida para auxiliar no tratamento de doenças ou emagrecimento, é fundamental consultar o médico de sua confiança para se certificar de que a bebida é adequada para você.
Além disso, é importante não confiar apenas no chá de cavalinha para tratar condições de saúde e seguir todas as indicações do médico em relação ao problema em questão. Caso esteja tomando algum medicamento, questione o seu médico também sobre a possibilidade ou não de interação da cavalinha com o remédio.
O uso da cavalinha deve ser a curto prazo e durar até dois meses. Ao utilizar um suplemento à sabe da planta, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após um mês de uso, antes de retornar ao consumo.