Chá de boldo do chile faz bem para digestão: veja 30 benefícios
O chá de boldo do chile não é igual ao Chá de boldo-brasileiro. Apesar de terem semelhanças de propriedades, estas são plantas distintas. A primeira pode atingir até 12 metros de altura, enquanto a conterrânea não passa dos 2 metros. Além disso, no Brasil, é difícil encontrar o Boldo do Chile, porém é só preciso uma busca no Google para achar lojas online. Entenda porquê você deve usufruir desta erva e saiba como usá-la.
A Planta é muito utilizada pelos nativos dos andes chilenos (mapuches e qollahuayas), em casos de dispepsias, luxações e dores reumáticas. Sua denominação botânica se deve ao espanhol D.
Propriedades do boldo do chile:
Diante dessas propriedades medicinais, é possível dizer que o boldo consegue amenizar as reações provocadas no corpo pelas bactérias e fungos.
A planta também atua no combate à inflamações e infecção biliar. Além disso, tem o poder de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres, principalmente quando esses atingem o fígado.
- Antibacteriano;
- Anti-inflamatório;
- Antioxidante;
- Calmante;
- Digestivo;
- Diurético;
- Laxante.
Benefícios do boldo do chile para saúde:
1. Tratar constipação:
O chá de boldo do chile e um alcaloide presente em boldo) são conhecidos por apresentar propriedades colaterais (estimulando o fluxo biliar). Boldo é um ingrediente encontrado em alguns produtos de fígado e combinação de ervas. Boldo em combinação com cascara tem sido usado para tratar constipação em idosos.
2. Anti-inflamatório:
Além disso, este chá demonstrou exercer efeitos anti-inflamatórios e antipiréticos (anti-febre). BoldinE é um inibidor eficaz ou síntese de prostaglandinas, parte do processo inflamatório. A pesquisa não revela dados clínicos sobre o uso de boldo como anti-inflamatório e antipirético.
3. Antioxidante:
No entanto, o chá de boldo do chile demonstrou possuir propriedades cito protetoras (proteções celulares) e antioxidantes. Embora existam alguns estudos em animais que mostram a proteção das células do fígado, não há estudos clínicos em humanos sobre o uso de boldo como um cito protetor.
4. Saúde digestiva:
O chá de boldo do chile auxilia a diminuir gases já que facilita processo da digestão, reduzindo número de resíduos alimentares não digeridos ao intestino, que teriam fermentação por bactérias.
5. Redução da prisão de ventre:
O chá é utilizado de laxante suave. No entanto, deve ser ingerido moderadamente, já que em quantidades enormes e fases longas, pode gerar irritação gástrica.
6. Saúde gástricas:
Além disso, a planta estimula a produção e liberação de secreções gástricas, melhorando o processo de digestão dos alimentos. no entanto, o chá de boldo do chile possui propriedades nutricionais que são de suma importância para saúde do nosso corpo.
7. Prevenir os gases:
Ele evita a formação de gases durante o processo digestivo. Isso ocorre pela melhora da digestão, o que diminui os resíduos de alimentos, que ao serem fermentados por bactérias liberam gases.
8. Proteger o fígado:
O boldo contém substâncias, como a boldina e flavonoides, que lhe conferem propriedades protetoras do fígado.
9. Evitar a formação de pedras na vesícula:
Além disso, a boldina, alcaloide presente no boldo-do-chile, estimula o funcionamento da vesícula biliar e seu consumo é capaz de mudar a composição química da bílis, evitando a formação dos cálculos biliares.
10. Combate aos vermes:
O chá de boldo do chile contém várias substâncias anti-helmínticas, incluindo uma chamada ascaridol, que faz com que os parasitas intestinais se desprendam do tecido ao qual estão aderidos, além de ter efeito tóxico para os vermes.
11. Evitar a retenção de líquidos:
Além disso, este chá favorece a eliminação adequada de líquidos pelo organismo, evitando o inchaço causado pela retenção hídrica.
12. Melhorar a prisão de ventre:
Como possui efeito laxante suave, pode ajudar a tratar casos de prisão de ventre.
13.Atuar contra a insônia:
Contém substâncias com efeitos calmante e sedativo sobre sistema nervoso. Por isso, seu chá é recomendado para combater a insônia, o estresse e a ansiedade.
14. Anti-inflamatório:
Diminui a produção de prostaglandinas, substâncias importantes para os processos inflamatório. Em função disso, seu uso também é indicado para portadores de reumatismo e artrite.
15. Combater o cansaço:
O boldo-do-chile também é recomendado em banhos de imersão, para descarregar o organismo de cansaços, tanto físicos quanto mentais. Seu aroma, bastante parecido com o da hortelã, é um “elevador do astral” e o seu banho de cheiro pode ajudar a quem está estressado, triste ou deprimido.
Então, confira → outros benefícios do boldo do chile para saúde:
- Diminuição dos gases
- Possuir um efeito calmante
- Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas
- Diminuição da azia
- Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano
- Melhora o funcionamento do fígado;
- Auxílio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
- Diminuição da azia;
- Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
- Auxílio no tratamento de gastrite;
- Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
- Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
- Diminuição dos gases;
- Tem efeito calmante.
Receita do chá de boldo do chile:
Ingredientes:
– Uma colher (de sobremesa) das folhas de boldo do chile;
– Uma xícara de água filtrada.
Modo de preparo:
Compre as folhas de boldo em feiras livres ou em lojas de produtos naturais na sua cidade ou até mesmo pela internet.
- Ao adquirir a erva, primeiro comece lavando-a.
- Em seguida, pique com as próprias mãos as folhas em pedaços pequenos.
- Enquanto você limpa o ingrediente principal, coloque a água no fogo e deixe-a ferver.
- Após o processo de ebulição, coloque a erva picada na xícara com a água quente e tampe o recipiente.
- Deixe em infusão por até 10 minutos, em seguida coe o chá e sirva.
Como tomar o chá de boldo do chile?
O ideal é ingerir a bebida sem a adição de nenhum tipo de açúcar, até mesmo o adoçante e o mel estão proibidos. Apesar do gosto amargo, é preferível tomar o chá sem açúcar, pois assim é mais fácil de preservar as propriedades medicinais dele.
- Problemas hepáticos: Uma xícara antes das refeições e outra antes de deitar;
- Diarreia: Tomar uma xícara, pelo menos quatros vezes ao dia, em períodos curtos;
- Controle do ácido úrico: Duas xícaras por dia;
- Problemas digestivos: Duas xícaras de chá entre os intervalos das refeições;
- Distúrbios do sono: Uma xícara de chá à noite, momentos antes de dormir.
Contraindicações do chá de boldo do chile:
Em caso de cálculos renais, o chá de boldo-do-chile é contraindicado assim como na gravidez (pesquisas indicam que pode ter efeito abortivo e teratogênico), assim como, também não é aconselhado seu uso em bebês.
Além disso, o uso excessivo do chá de boldo do chile pode causar problemas hepáticos e variações significativas na composição do sangue humano (bilirrubina) assim como, interações medicamentosas (medicamentos para depressão, para coagulação do sangue, dentre outros).