Caroço do cacau: Para que serve, valor nutricional, benefícios e contraindicação
O caroço de cacau têm um alto teor de minerais como magnésio, ferro, fósforo, cálcio e manganês, além de ser embalado com vários benefícios à saúde. Além disso, o cacau é um fruto alongado, amarelo e de casca dura, chegando a medir 20.cm de comprimento. Sua polpa é mucilaginosa, podendo ser branca ou rósea, e envolve sementes avermelhadas. O fruto, desde a polpa até as sementes, possui alto valor nutricional e muitos benefícios para a saúde.
Seu cultivo sempre foi popular para obter as sementes e produzir o chocolate. No entanto, pode ser totalmente utilizada. A casca pode ser utilizada in natura, ou também na forma de farinha, além de servir para a alimentação de bovinos, suínos, aves e peixes. Além do consumo alimentício, pode ser usada para produção de fertilizantes e álcool, e para a extração da pectina, utilizada na produção de geleias.
Valor nutricional do caroço de cacau:
O cacau conter inúmeras vitaminas como as do complexo B e a niacina, que age nos músculos, no sangue e nos nervos.Os sais minerais ajudam na saúde dos ossos, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, a vitamina A age diante da saúde da pele e dos ossos. As fibras ajudam com o bom funcionamento do intestino. Antioxidante, previne câncer e auxilia em casos de depressão.
Quais os benefícios do caroço do cacau?
1. Regula o intestino:
O caroço do cacau possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de fitobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
2. Melhorar a saúde cerebral:
Os cientistas sugeriram que o caroço do cacau é rico em flavonol que pode auxiliar na manutenção de um cérebro saudável. Esses benefícios do cacau neuro protetores também podem ter efeitos favoráveis nas funções de aprendizagem e memória.
3. Trata a asma:
Cacau contém xantina e teofilina, que ajuda a relaxar espasmos bronquiais e abertura brônquios constrição. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso na cura de várias alergias, inclusive a asma e falta de ar. O consumo de cacau, portanto, ajuda no alívio da asma brônquica.
4. Acelera a cicatrização:
Os extratos de cacau foram confiáveis para suas propriedades terapêuticas e curativas de feridas na fabricação de medicamentos naturais. Os extratos do cacau ajudam na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de infecções no corpo.
5. Trata a deficiência de cobre:
O caroço do cacau atua como um opção de tratamento de deficiência de cobre em pacientes com nutrição enteral de longo prazo. Estudos de pesquisa revelaram que o feijoeiro é bastante valioso na terapia de substituição de cobre e resultou em melhorias significativas no nível de hemoglobina, contagem de leucócitos e teor de cobre em tais pacientes.
6. Melhorar a função renal:
Um estudo piloto em ratos mostrou que ratos com suplemento de manteiga de cacau reduziram os níveis de creatinina e podem melhorar a função renal.
7. Combate obesidade:
Ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos. Também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.
8. Síndrome de fadiga crônica:
Um estudo mostrou que o consumo diário do caroço do cacau reduziu a síndrome da fadiga crônica, em comparação com o placebo.
9. Função cognitiva:
Os flavonoides de cacau melhoram a saúde cerebral e a função cognitiva através de mecanismos diretos e indiretos. Os flavonoides desempenham um papel na saúde cerebral, protegendo, aprimorando a função e criando novos neurônios. Também podem reverter o dano neuronal em doenças de Alzheimer e Parkinson.
10. Evita a deficiência de magnésio:
Outro benefício dos produtos de cacau é o seu papel na prevenção dos efeitos negativos de uma deficiência de magnésio no organismo. Um estudo de pesquisa investigativa confirmou que o consumo regular de produtos de cacau pode ser benéfico na prevenção dos efeitos adversos causados devido a uma dieta que falta em magnésio por um longo período de tempo.
11. Nível de triglicerídeos:
Muitos estudos mostraram que há uma redução significativa do nível de triglicerídeos para aqueles que atualmente estão consumindo cacau cru como parte de sua dieta diária.
12. Fonte de nutrientes:
O caroço do cacau é benéfico a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente. Isso inclui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.
13. Trata transtornos cerebrais:
Devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis, o consumo de cacau reduziu a produção de ROS, potencialmente protegendo contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.
14. Ação antioxidante:
Um estudo de pesquisa comparativo tornou evidente que os caroço do cacau exibe maior atividade antioxidante que o chá preto , o chá verde e o vinho tinto . Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres à base de oxigênio presentes no organismo.
15. Promove a saúde do cérebro:
Pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides do cacau podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuro protetor.
Contraindicações do caroço do cacau:
Apesar de todos os benefícios do caroço do cacau, há também que se considerar a presença de cafeína em sua composição, o que poderá causar efeitos indesejados como insônia e agitação, principalmente em indivíduos sensíveis à cafeína;
- A presença de oxalatos poderá contribuir para a formação de cálculos renais, portanto, doentes renais crônicos não deverão consumi-lo sem orientação médica;
- A cafeína não é indicada para quem está em tratamento de problemas gástricos, como úlceras e gastrites, ou intestinais, podendo haver uma maior sensação de irritabilidade gástrica.