Butiá Fruta: Para que serve, valor nutricional, benefícios e como usar
O butiá é o nome mais comum no sul do Brasil. Em Goiás e Minas Gerais, é chamado de coquinho-azedo ou também de coco-cabeçudo, uma alusão ao formato arredondado das plantas que ocorrem na região, parecendo mesmo o formato de uma cabeça.
Pertencente à família Arecaceae, ele é igualmente conhecida por outros nomes: butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-de-vinagre, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, butiazeiro, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza. Suas frutas são minúsculas, tecidas no formato de um globo, igualmente amarelas e tornam-se maduras durante o verão. Elas são consumidas naturalmente.
Para que serve:
O butiá é considerado uma importante fonte de fibras e vitamina C e, como alimento “laranja”, é um fortalecedor do sistema imunológico, previne contra o envelhecimento das células, contra a cegueira, doenças cardíacas e câncer.
Elas são consumidas naturalmente e de sua polpa são fabricados o licor e o vinho. Da semente é aproveitado um azeite que pode ser perfeitamente utilizado na gastronomia. O tronco, de longa duração, é utilizado para a edificação de estruturas grosseiras. As folhas são largamente usadas na confecção de chapéus, cestos, cordas, entre outros produtos.
Valor nutricional:
Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rico em fibras, vitaminas A e vitamina C, além de potássio.
Benefícios do butiá:
Aumenta a imunidade:
Rico em vitamina C, ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como gripes e resfriados. A vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na laranja.
Benefício do butiá na prevenção do câncer:
O Câncer pode ser restringido pela sua ingestão. Outro dos benefícios do butiá se dá porque contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.
O butiá melhora a digestão:
Rico em fibras, o butiá melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.
Benefício do butiá para o coração:
O Butiá contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. Esses benefícios do butiá é graças a sua riqueza em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o estresse, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele.
Outros benefícios do butiá:
- Diminuir a prisão de ventre, porque eles são ricos em fibras;
- Tem Nutrientes essenciais para Manter uma pele bonita e saudável;
- Ajudar a emagrecer, porque tem o baixo teor calórico.
- Ajuda a reparar danos ao DNA.
Usos:
Das suas sementes, as quais também podem ser consumidas, é retirado o óleo que as revestem. Devido às suas propriedades nutricionais e ao delicioso sabor, o coquinho azedo resulta em uma série de produtos beneficiados como sucos, polpas, picolés, geleias, licores e sorvetes, assim como é muito apreciado in natura. O potencial nutricional deste fruto tem levado alguns municípios dos estados onde ocorre a adotarem este produto do Cerrado no cardápio da alimentação escolar.