O bálsamo possui diversos benefícios que são fundamentais para boa manutenção da saúde geral do corpo. Além disso, é uma árvore de parte altaneira de casca grossa e inerme, com folhas compostas de três a onze folíolos ovais e lisos e apresenta flores em cacho, de coloração branca. Os princípios ativos da planta incluem mucilagens, triterpenos, alcaloides piperidínicos e taninos hidrolisáveis.
Já na medicina o termo bálsamo se refere ao extrato extraído da planta Sedum dendroideum, especificamente de suas folhas “carnosas”, brilhantes e suculentas. Alguns compostos bioativos encontrados nesta planta demonstraram efeitos benéficos em ratos, chamando a atenção da comunidade científica do seu potencial uso em medicina.
Ele pode ser usado como poderoso elemento no tratamento de várias doenças. Isso é possível, graças aos princípios ativos que a planta apresenta: mucilagens, alcaloides piperidínicos, triterpenos, sesquiterpenos e taninos hidrolisáveis. Além disso, o bálsamo pode ser introduzido no dia a dia dos pacientes por todos os benefícios que apresenta.
Ele também é popularmente conhecido como pau, balso, cabraiba, óleo-vermelho, cabureiba, pau-vermelho. A planta suculenta é largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais.
Para que serve o bálsamo?
O bálsamo é uma árvore de casca grossa e apresenta flores em cachos, de coloração branca e, possui propriedades emolientes, cicatrizantes e digestivas.
A planta pode atingir 0,50 metros de altura e as partes mais utilizadas são as folhas para preparação caseira, o suco e o sumo, o óleo extraído do tronco são partes utilizadas nas receitas farmacêuticas nas farmácias de manipulação. Além disso, os seus princípios ativos são: triterpenos, mucilagens, ácidos cinâmicos e benzoicos, taninos hidrolisáveis.
Além disso, por ter aroma agradável é muito utilizada pela indústria cosmética em perfumes, pela indústria alimentícia na confeitaria de goma de mascar e também pela indústria de medicamentos na fabricação de expectorantes utilizados na veterinária.
Benefícios do bálsamo para saúde:
1. Controle da glicose no sangue
O avonoide canferitrina, que é um tipo de antioxidante encontrado no bálsamo, se mostra muito eficiente para controlar a glicose da corrente sanguínea. Além disso, isto ocorre por que esta enzima faz com que a glicose seja mais bem absorvida pelas células hepáticas (fígado).
Desta forma, ocorre o controle da glicose no sangue das pessoas. Além disso, algumas pessoas passam a utilizá-lo, mas nada ainda foi comprovado cientificamente para diabéticos. Porém, não custa usar o produto para tal finalidade.
2. Proteção ao estômago
Outro estudo realizado no ano de 2014 identificou que a presença dos chamados compostos sulfidrílicos na composição do Sedum dendroideum ofereceram um efeito protetor ao estômago de ratos. Além disso, o bálsamo atuou evitando o desenvolvimento de úlceras induzidas por álcool e pelo medicamento anti-inflamatório indometacina no estômago dos animais.
3. Ação snti-inflamatória
O bálsamo possui uma substância chamada Kaempferol em sua composição, que possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o bálsamo pode ser eficaz para controlar as inflamações que ocorrem no estômago, como a gastrite e as úlceras.
4. Pele saudável
O óleo extraído do caule do bálsamo tem ação hidratante. Além disso, o mesmo ajuda na nutrição e reparos que a pele necessita. Dessa forma, ocorre a renovação celular, com a eliminação de manchas do rosto e de linhas de expressão, que passam a ser suavizadas com o uso.
Outros benefícios do bálsamo para saúde:
O bálsamo pode ser utilizado no tratamento dos seguintes casos:
- Dores de dente;
- Dores de ouvido;
- Torções;
- Amigdalites;
- Epilepsia;
- Gastrite;
- Contusões;
- Cefaleias;
- Problemas do aparelho urinário;
- Feridas gangrenosas (com morte de tecido devido à ausência de fluxo sanguíneo);
- Problemas respiratórios;
- Na forma de óleo, o bálsamo pode ajudar a tratar queimaduras, frieiras, alergias, assaduras, arranhões, picadas de inseto, eczema, manchas roxas e herpes nos lábios.
Usos do bálsamo:
As formas habituais de uso do bálsamo são o óleo extraído do tronco, sumo e suco. Além disso, o uso ao natural, sob a forma de saladas e sem tempero, possui uma ação protetora contra úlcera e erisipela, além de também ser utilizado no combate às afecções do aparelho respiratório e urinário. Na forma de óleo, o bálsamo pode ser usado para combater a diabetes, queimaduras, bronquite crônica e frieiras.
Como preparar o chá de bálsamo?
Para obter os benefícios que o chá de bálsamo pode proporcionar, além de incluí-lo no preparo de saladas e sucos. Além disso, a maneira mais indicada é através de seu chá. Basta levar ao fogo a chaleira com 500 ml de água filtrada e 05 folhas bem lavadas da planta.
Tampe e deixe ferver por 10 minutos. Então, desligue e fogo e mantenha a chaleira tampada para abafar o líquido 10 minutos depois, coe o chá, adoce a gosto e, quando a temperatura estiver agradável, consuma-o entre 2 e 3 vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.
Repita a receita acima diariamente durante uma semana. Além disso, caso não perceba melhoria no mal que lhe afetava ou sinta qualquer tipo de reação indesejada, interrompa o uso e busque imediatamente auxílio médico. Recomenda-se ainda que faça uma consulta com o médico antes de iniciar o tratamento com o chá.
Malefícios:
Não há uma recomendação oficial, na nutrologia, de quanto devemos ingerir de bálsamo por dia mas seu excesso pode causar desconforto intestinal levando a diarreia, por isso deve-se limitar seu uso em até 10 folhas ao dia.