Aipo marrom: Para que serve, valor nutricional e benefícios
O aipo marrom contém muitos benefícios que auxiliam na boa saúde do corpo ele também chamado salsão, é uma planta que veio da Europa e pertence a família Apiaceae, também conhecido como Apium graveolens. O vegetal é renomado uma das relvas mediterrâneas mais populares, devido ao seu sabor e aroma que está presente em varias cozinhas do nosso país e as suas sementes são utilizadas como tempero.
Além disso, o aipo marrom é uma cultura de clima frio, por isso é melhor plantar no início dos climas onde os invernos ficam frios e os verões são quentes.
Como as sementes são minúsculas, elas devem ser cobertas levemente com solo e irrigadas uniformemente por três a oito semanas, ou começaram a entrar a serem transplantadas após cerca de dois meses.
Benefícios do aipo marrom para saúde:
1. Combate o colesterol:
Comer o aipo marrom todos os dias pode reduzir o colesterol obstrutivo da artéria (chamado LDL ou colesterol “ruim”). As fitalidas presente também estimula a secreção de sucos biliares, que funcionam para reduzir os níveis de colesterol.
2. Desintoxica o corpo:
O aipo marrom atua como um antioxidante, e na verdade, todas as partes, incluindo as sementes, raízes e folhas, podem ser usadas. Portanto, comer aipo regularmente ajuda a evitar doenças do rim, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
3. Auxilia na pressão sanguínea:
Além disso, o aipo marrom contém fitalidas, que são compostos químicos orgânicos que podem baixar o nível de hormônios do estresse no sangue. No entanto, o aipo marrom permite que seus vasos sanguíneos se expandam, dando ao seu sangue mais espaço para se mover, reduzindo assim a pressão.
4. Aumenta a massa óssea:
Os benefícios desta erva incluem ser rico em Vitamina K, o qual ajuda no aumento de massa óssea, ela fornece cerca de 25% do DRI (recomendações de nutrientes para indivíduos saudáveis). Portanto, além de ajudar nos ossos, foi determinado um ótimo desempenho em pacientes com doenças de Alzheimer.
5. Boa fonte de fibras:
O aipo marrom é uma das ervas-planta com menos calorias. Suas folhas contem apenas 16 calorias por 100g e contêm muita fibra não solúvel que, quando combinado com outros regimes para perda de peso pode ajudar a reduzir o peso corporal e os níveis de colesterol no sangue.
6. Fonte de Vitamina k:
Além disso, o aipo marrom fresco é uma excelente fonte de Vitamina K, fornece cerca de 25% do DRI. Vitamina K ajuda aumento da massa óssea através da promoção da atividade osteotrópica nos ossos. No entanto, ele também tem papel importante em pacientes com doença de Alzheimer, limitando as lesões neuronais no cérebro.
7. Contém fito-nutrientes:
A planta do aipo contém apenas 16 calorias por 100 g de folhas com inúmeros fito-nutrientes benéficos à saúde, como flavonóides, ácido fólico, vitamina A, Vitamina K, minerais e outras vitaminas, tem todos as características para ser considerado um dos alimentos funcionais mais valiosos de baixa caloria.
8. Aumenta o libido:
No entanto, este aipo contém dois feromônios, androsterona e androstenol. Estes compostos ajudam a impulsionar o libido. Ele pode ajudar na liberação desses compostos.
9. Trata o reumatismo:
Ultimamente, estão reivindicando para ser útil no tratamento de reumatismo. Portanto, ele elimina os resíduos do organismo através da urina, proporcionando uma boa desintoxicação assim, ajudando no combate ao reumatismo.
10. Reduz a pressão arterial:
Além disso, o aipo marrom ajuda no relaxamento das artérias e facilita o fluxo de sangue. Elas também diminuem os hormônios do estresse, que podem encolher os vasos sanguíneos. Alem de ajuda a aliviar o fluxo de sangue através do corpo, ele também uma boa fonte de potássio que Ajuda no equilibro electrólitos do corpo.
11. Funciona como calmante natural:
O óleo essencial obtido a partir de extração da planta de aipo marrom tem sido utilizada como remédio calmante para as condições nervosismo, osteoartrite e artrite gotosa. Além disso, suas sementes e raizes são diuréticas – removendo o excesso de água do corpo através da urina, galactagogue – secreção que ajuda no leite materno, sendo também estimulante e com propriedades tônicas.
12. Rico em antioxidantes:
Um dos benefícios do aipo marrom são encontrado nas folhas e as suas folhas são ricas fontes de flavonóides antioxidantes tais como zea-xanthin, luteína e beta-caroteno, que é anti-oxidante, protege do câncer aumenta a imunidade.
13. Ajuda na perda de peso:
As folhas do aipo contém pouquíssimas calorias e muita fibra solúvel, os quais ajudam a diminuir o colesterol e é muito benéfico para perder peso.
14. Bom para saúde da pele:
Além disso as vitamina A e o beta-caroteno encontrados no aipo marrom, são flavonoides antioxidantes naturais. Eles podem ajudar na correção de membranas mucosas, manter a pele e também a visão noturna saudáveis.
15. Previne doenças no sistema nervoso:
No entanto, o óleo extraído da semente do Aipo Marrom, as folhas e as raízes podem servir como ótimo remédio natural para evitar doenças no sistema nervoso, como irritabilidade nervosa. E também pode ser bem eficaz para ajudar na secreção do leite materno.
16. Aumenta a massa óssea:
O aipo marrom é rico em Vitamina K, a qual ajuda no aumento de massa óssea, ela fornece cerca de 25% do DRI (recomendações de nutrientes para indivíduos saudáveis). Além de ajudar nos ossos, foi determinado um ótimo desempenho em pacientes com doenças de Alzheimer.
17. Auxilia no tratamento do reumatismo:
Além disso, o aipo marrom também tem sido reivindicada para ser útil no tratamento de doenças de reumatismo e gota.
18. Fonte de vitaminas vitais:
Um dos benefícios do aipo é que ela também é rica em muitas vitaminas vitais, incluindo ácido fólico (fornece 9% do RDA), riboflavina, niacina e Vitamina C, que são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo.
19. Combate Infecções do Trato Urinário:
A semente desta erva ajuda na eliminação do ácido úrico porque é comumente usado por suas propriedades diuréticas, o que significa que estimula a micção. Portanto, o Aipo Marrom é bom para pessoas com distúrbios da bexiga, problemas renais, cistite e outras condições semelhantes.
20. Combate a asma:
Além disso. a Vitamina C presente esta erva impede danos dos radicais livres e também tem propriedades anti-inflamatórias propriedades que diminuir a gravidade de condições inflamatórias como a asma.