Vinagreira ajuda a emagrecer: veja 10 benefícios da planta
Embora todas as partes da vinagreira sejam medicinais e significativas, suas folhas são especialmente importantes por seus inúmeros benefícios e usos. Além disso, a Vinagreira ou Cuxá (cuchá) como é conhecida popularmente é uma planta medicinal da família das Malvaceae, e é, também conhecida por azeda, azedinha, erva vinagreira, agrião-de-guiné, caruru-da-guiné, groselha-flor-roxa, groselheira, graxa-de-estudante, hibisco, hibiscus, pampola, pampulha, papoula, quiabo-roxo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, rosela, Rosa da Jamaica e roselle.
A vinagreira é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, é perene ou bianual e semilenhosa. O caule da Vinagreira apresenta tonalidades encarnadas e é pouco ramificado. Além disso, é arroxeada a coloração das folhas que têm características simples, alternas sendo as folhas superiores densas e de pecíolo longo e as inferiores ovadas e internas.
As folhas são ácidas e suculentas ao paladar sendo também ligeiramente astringentes. A cor das flores variam entre a tonalidade rosa e púrpura, com o pedúnculo encarnado, as flores são axilares e solitárias.
O fruto do Cuxá tem a forma de uma cápsula oval , revestida de pelos picantes e finos e contem, no seu interior, uma enorme quantidade de sementes. O fruto é formado através da colora e do cálice.
São as flores, as folhas e as raízes que depois de secas, preferencialmente ao sol, são utilizadas para fins medicinais. Podem ser usadas em geleias, sumos, saladas e poderão ser preparadas tisanas.
Valor nutricional:
A vinagreira, Hibiscus sabdariffa L, possui na sua constituição oxalato de potássio, carboidratos e ácido oxálico, ascórbico, ácido cítrico, ácido hibisco, ácido málico, ácido oxálico, ácido tartárico, oxalatos, taninos, delfinidinas, flavonoides, oxalato de potássio, mucilagem e vitamina C.
Para que serve?
A vinagreira cujo nome científico é a Hibiscus Sabdariffa serve tanto para fins fitoterápicos como para alimentação. Ela é fonte de ferro, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão.
A concentração desse mineral é 8,7% superior à média dos vegetais. O consumo de 100 g chega a bater 57% das necessidades diárias de ferro do ser humano. Ela também é rica em fibras e tem baixo valor calórico, menos de 65 Kcal em 100 g. Isso ajuda as pessoas que querem emagrecer e melhorar o intestino.
Quais os benefícios da vinagreira?
1. Prevenção da prisão de ventre:
se você consumir duas vezes por dia o chá da vinagreira já é suficiente para evitar a constipação.
2. Possui ação diurética:
Quer se livrar do inchaço no corpo causado pelo acúmulo de água? O chá de vinagreira pode lhe ajuda com esta condição, pois, a vinagreira possuir ricas propriedades diuréticas que ajudam a combater e inibir o inchaço no corpo.
3. Controle dos níveis do colesterol:
As flores ou cuchá, conhecidas como hibisco, possuir propriedades que ajudam a controlar o colesterol ruim. portanto, ajudando na prevenções de doenças cardiovasculares.
4. Emagrecimento:
O chá de hibisco (flor da vinagreira) reduz a vontade de comer doces, pois regula a produção e liberação de insulina no sangue. Isso evita os picos da substância e ajuda as pessoas que tem diabetes.
Outros benefícios:
- Combate os espasmos e cólicas uterinas,
- Ajuda a aliviar os sintomas da febre.
- Ativa a excreção da urina.
- Ajuda a prevenir infecções da pele,
- Grande aliada contra as hemorroidas,
- Ajuda a reduzir as varizes.
Contraindicações:
A ingestão da vinagreira deverá ser evitada por indivíduos com tendência à formação de pedra nos rins.